VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Melhores do Brasil

Delegados de MT ganham reconhecimento nacional

Publicado em

Polícia

Foto: PM-MT

Oito delegados de polícia de Mato Grosso foram escolhidos entre os melhores profissionais do Brasil na votação realizada pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social. 

A escolha dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil” tem a finalidade de diferenciar e reconhecer anualmente os delegados de polícia que se destacaram através da eficiência e qualidade de serviços prestados. Os profissionais do estado ganharam destaque este ano, em quatro categorias: Gestão, Investigação, Jurídica e Destaque.

O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Mário Aravechia foi eleito pela segunda vez consecutiva na lista dos melhores delegados na categoria Gestão, junto ao delegado-geral adjunto, Gianmarco Capoani que recebe o título pela primeira vez.

Mário Dermeval coordenou com a diretoria da Polícia Civil, esta a frente da direção-geral desde 2019, além de diversos projetos para dinamizar e dar melhor estrutura às atividades policiais, assim como colocar a instituição na vanguarda tecnológica e de investigação.

Entre os projetos desenvolvidos com apoio do Governo do Estado têm destaque o Inquérito policial eletrônico, que hoje está 100% digital e integrado ao Processo Judicial Eletrônico do Poder Judiciário.

Além de outras conquistas para a Polícia Civil são: Modernização do parque tecnológico; Nova identidade visual; Contratação de estagiários de pós-graduação; novas sedes para delegacias no interior e Capital; modernização da gestão de pessoas; criação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção; convocação de novos delegados; inovações tecnológicas como o Sistema de Desaparecidos, reconhecimento facial, Kit de coleta biométrica, aplicativos policiais, SOS Mulher e Botão do Pânico. Entre os produtos em andamento estão a carteira funcional física e digital, TC avançado, Gravação de Oitivas e outros.

Foto: PM-MT

Categoria Destaques

Guilherme Fachinelli e Elaine Silva foram aprovados na categoria Destaque entre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2021.

Fachinelli está lotado na Corregedoria-geral da Polícia Civil de Mato Grosso e atuou na operação Renegados desarticular uma organização criminosa composta, dentre outros membros, por policiais civis e militares além de informantes utilizados pelo grupo criminoso.

Já Elaine Silva é titular da Delegacia Especializada de Roubo e Furto de Várzea Grande e esteve à frente de diversas operações de combate a crimes de roubos, furtos e receptação, entre elas a operação nacional Voleur, que reuniu os 26 estados da federação, resultando na prisão de 2,1 mil pessoas em investigações de crimes contra o patrimônio no País

Categoria Investigação

O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, lotado na Gerência de Combate ao Crimes Organizado (GCCO) ganhou o reconhecimento na categoria investigação. Frente a diversas investigações contra organizações criminosas, o delegado atuou no caso do roubo a banco na modalidade “novo cangaço”, ocorrido em Nova Bandeirantes. Esse caso ganhou repercussão nacional identificaram o grupo criminoso formado por 22 pessoas envolvido no crime.

Eleita pela segunda vez na categoria investigação, Ana Cristina Feldner atua na força-tarefa que apura interceptações telefônicas ilegais em Mato Grosso.

Categoria Jurídica

O delegado Marcel Oliveira, lotado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá entrou para a lista na categoria Jurídica.

O delegado Joaquim Leitão, atualmente lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças foi eleito pela 5ª vez entre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, sendo aprovado nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e agora em 2021.

Votação

De acordo com o Portal dos delegados, a sociedade deseja conhecer os delegados que são dedicados à busca de melhoria da atividade jurídica e funcional, amparo imprescindível para minimizar os danos causados pelo alto índice de criminalidade que atinge o Brasil. 

Os delegados que fazem parte do Hall dos Melhores Delegados de Polícia foram avaliados por centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais. 

A metodologia aplicada para seleção incidirá em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, histórico de atividades positivas, produções funcionais, habilitações e qualificações oriundas de análises curriculares.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Agente de presídio Ahmenon é exonerado por governador após denúncia

O caso coincide com frustrada fuga de três juristas detidos na unidade

Publicados

em

Crédito: O popular do Paraná

O governador Mauro Mendes (União Brasil) exonerou o subdiretor do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, Marco Aurélio Vieira de Moraes. A decisão foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (10) e é válida desde 9 de novembro. A unidade prisional está localizada em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

A exoneração ocorre cinco dias após o advogado Pauly Ramiro Ferrari Dorado, custodiado no Ahmenon, denunciar supostos maus-tratos dentro da unidade. Pauly, no entanto, é um dos três advogados que teriam tentado fugir do presídio em 5 de novembro — fato que também pode ter motivado a saída do gestor —, além de ter sido flagrado com drogas, que ele afirma terem sido “plantadas”.

A publicação no Diário Oficial registra que o governador resolve “exonerar, a pedido”, Marco Aurélio do cargo de subdiretor da unidade, função de nível DGA-6 da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Tentativa de fuga

Na madrugada de 5 de novembro, por volta da 1h, um policial penal que atuava na torre de vigilância ouviu um barulho vindo da sala de Estado-Maior área destinada a detentos com prerrogativa legal, como advogados — e pediu apoio para checagem.

Durante a vistoria, agentes constataram que o ferrolho da grade do banho de sol estava solto, indicando dano intencional. Equipes especializadas da Polícia Penal e da Polícia Militar foram acionadas para entrar no local e revista os presos. Um dos detentos chegou a avançar contra um policial, ameaçando a segurança das equipes.

Foram identificados na ação os advogados:

  • Nauder Júnior Alves Andrade, 30 anos

  • Pauly Ramiro Ferrari Dourado, 45 anos

  • Paulo Renato Ribeiro, 52 anos

Além deles, um quarto preso, de 63 anos, também estaria envolvido. Durante a revista, foram apreendidos materiais ilícitos e elementos que indicariam a tentativa de fuga. Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Várzea Grande.

Denúncia de maus-tratos

Em versão divergente, Pauly Ramiro Ferrari Dourado — investigado na operação Patrono do Crime por suposta ligação com o Comando Vermelho — afirmou que os policiais penais teriam “plantado” drogas em sua cueca. Ele também denunciou maus-tratos no presídio e disse ter sido agredido pelo subdiretor exonerado, Marco Aurélio.

As denúncias ainda não foram confirmadas oficialmente. A Sejus não se manifestou sobre a exoneração nem sobre os relatos feitos pelo advogado até esta publicação.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA