Melhores do Brasil
Delegados de MT ganham reconhecimento nacional
Polícia
Oito delegados de polícia de Mato Grosso foram escolhidos entre os melhores profissionais do Brasil na votação realizada pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social.
A escolha dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil” tem a finalidade de diferenciar e reconhecer anualmente os delegados de polícia que se destacaram através da eficiência e qualidade de serviços prestados. Os profissionais do estado ganharam destaque este ano, em quatro categorias: Gestão, Investigação, Jurídica e Destaque.
O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Mário Aravechia foi eleito pela segunda vez consecutiva na lista dos melhores delegados na categoria Gestão, junto ao delegado-geral adjunto, Gianmarco Capoani que recebe o título pela primeira vez.
Mário Dermeval coordenou com a diretoria da Polícia Civil, esta a frente da direção-geral desde 2019, além de diversos projetos para dinamizar e dar melhor estrutura às atividades policiais, assim como colocar a instituição na vanguarda tecnológica e de investigação.
Entre os projetos desenvolvidos com apoio do Governo do Estado têm destaque o Inquérito policial eletrônico, que hoje está 100% digital e integrado ao Processo Judicial Eletrônico do Poder Judiciário.
Além de outras conquistas para a Polícia Civil são: Modernização do parque tecnológico; Nova identidade visual; Contratação de estagiários de pós-graduação; novas sedes para delegacias no interior e Capital; modernização da gestão de pessoas; criação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção; convocação de novos delegados; inovações tecnológicas como o Sistema de Desaparecidos, reconhecimento facial, Kit de coleta biométrica, aplicativos policiais, SOS Mulher e Botão do Pânico. Entre os produtos em andamento estão a carteira funcional física e digital, TC avançado, Gravação de Oitivas e outros.

Foto: PM-MT
Categoria Destaques
Guilherme Fachinelli e Elaine Silva foram aprovados na categoria Destaque entre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2021.
Fachinelli está lotado na Corregedoria-geral da Polícia Civil de Mato Grosso e atuou na operação Renegados desarticular uma organização criminosa composta, dentre outros membros, por policiais civis e militares além de informantes utilizados pelo grupo criminoso.
Já Elaine Silva é titular da Delegacia Especializada de Roubo e Furto de Várzea Grande e esteve à frente de diversas operações de combate a crimes de roubos, furtos e receptação, entre elas a operação nacional Voleur, que reuniu os 26 estados da federação, resultando na prisão de 2,1 mil pessoas em investigações de crimes contra o patrimônio no País
Categoria Investigação
O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, lotado na Gerência de Combate ao Crimes Organizado (GCCO) ganhou o reconhecimento na categoria investigação. Frente a diversas investigações contra organizações criminosas, o delegado atuou no caso do roubo a banco na modalidade “novo cangaço”, ocorrido em Nova Bandeirantes. Esse caso ganhou repercussão nacional identificaram o grupo criminoso formado por 22 pessoas envolvido no crime.
Eleita pela segunda vez na categoria investigação, Ana Cristina Feldner atua na força-tarefa que apura interceptações telefônicas ilegais em Mato Grosso.
Categoria Jurídica
O delegado Marcel Oliveira, lotado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá entrou para a lista na categoria Jurídica.
O delegado Joaquim Leitão, atualmente lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças foi eleito pela 5ª vez entre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, sendo aprovado nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e agora em 2021.
Votação
De acordo com o Portal dos delegados, a sociedade deseja conhecer os delegados que são dedicados à busca de melhoria da atividade jurídica e funcional, amparo imprescindível para minimizar os danos causados pelo alto índice de criminalidade que atinge o Brasil.
Os delegados que fazem parte do Hall dos Melhores Delegados de Polícia foram avaliados por centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais.
A metodologia aplicada para seleção incidirá em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, histórico de atividades positivas, produções funcionais, habilitações e qualificações oriundas de análises curriculares.
Polícia
Agente de presídio Ahmenon é exonerado por governador após denúncia
O caso coincide com frustrada fuga de três juristas detidos na unidade
O governador Mauro Mendes (União Brasil) exonerou o subdiretor do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, Marco Aurélio Vieira de Moraes. A decisão foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (10) e é válida desde 9 de novembro. A unidade prisional está localizada em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
A exoneração ocorre cinco dias após o advogado Pauly Ramiro Ferrari Dorado, custodiado no Ahmenon, denunciar supostos maus-tratos dentro da unidade. Pauly, no entanto, é um dos três advogados que teriam tentado fugir do presídio em 5 de novembro — fato que também pode ter motivado a saída do gestor —, além de ter sido flagrado com drogas, que ele afirma terem sido “plantadas”.
A publicação no Diário Oficial registra que o governador resolve “exonerar, a pedido”, Marco Aurélio do cargo de subdiretor da unidade, função de nível DGA-6 da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
Tentativa de fuga
Na madrugada de 5 de novembro, por volta da 1h, um policial penal que atuava na torre de vigilância ouviu um barulho vindo da sala de Estado-Maior área destinada a detentos com prerrogativa legal, como advogados — e pediu apoio para checagem.
Durante a vistoria, agentes constataram que o ferrolho da grade do banho de sol estava solto, indicando dano intencional. Equipes especializadas da Polícia Penal e da Polícia Militar foram acionadas para entrar no local e revista os presos. Um dos detentos chegou a avançar contra um policial, ameaçando a segurança das equipes.
Foram identificados na ação os advogados:
-
Nauder Júnior Alves Andrade, 30 anos
-
Pauly Ramiro Ferrari Dourado, 45 anos
-
Paulo Renato Ribeiro, 52 anos
Além deles, um quarto preso, de 63 anos, também estaria envolvido. Durante a revista, foram apreendidos materiais ilícitos e elementos que indicariam a tentativa de fuga. Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Várzea Grande.
Denúncia de maus-tratos
Em versão divergente, Pauly Ramiro Ferrari Dourado — investigado na operação Patrono do Crime por suposta ligação com o Comando Vermelho — afirmou que os policiais penais teriam “plantado” drogas em sua cueca. Ele também denunciou maus-tratos no presídio e disse ter sido agredido pelo subdiretor exonerado, Marco Aurélio.
As denúncias ainda não foram confirmadas oficialmente. A Sejus não se manifestou sobre a exoneração nem sobre os relatos feitos pelo advogado até esta publicação.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Cidades3 dias atrásPrefeito de Brasnorte é acusado de efetuar disparos de arma de fogo próximo a bar
-
Claro e Escuro6 dias atrásWanderley Cerqueira sai em defesa de Samir Japonês e tensiona evento
-
Saúde4 dias atrásCuiabá conclui avaliação nutricional de mais de 3,5 mil crianças da rede pública
-
Variedades4 dias atrásOnça-pintada é símbolo de resistência no dia 12 de novembro, dia do Pantanal
-
Polícia5 dias atrásHomem é preso suspeito de tentar matar a própria mãe com pé de cabra
-
Polícia6 dias atrásAdolescente de 15 anos atropela menina de 11 durante perseguição policial
-
Judiciário6 dias atrásPrefeitura de Várzea Grande é alvo de denúncia por licitação milionária
-
Política4 dias atrásSardinha afirma: “Abro mão da indicação se o cargo valer mais que o povo”