MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros seleciona artigos para revista científica
Interessados em publicar um artigo devem submetê-lo pelo e-mail [email protected]
Polícia
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) faz a seleção de artigos para o segundo volume da Revista Científica Scintilla. A revista é uma publicação que visa a divulgação técnico-científica de pesquisas e estudos relevantes na área de interesse Bombeiro Militar, Defesa Civil e Segurança Pública. Para participar, o autor deve ser graduado em qualquer área de formação e o artigo precisa abranger uma das áreas temáticas de interesse.
“Essa revista é muito importante por ser a forma que o Corpo de Bombeiros encontrou de fomentar o estudo científico dos nossos bombeiros militares, possibilitando também que outras instituições possam publicar seus artigos. Nossas ações do dia a dia são baseadas em conhecimentos técnicos e científicos, então é muito importante para agregar ao nosso trabalho, melhorando o atendimento para a população”, explica o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
“Esta é a primeira vez que a corporação, em quase 60 anos de fundação, investe em conhecimento científico desta forma. Estamos agora com um trabalho intenso para produzir e divulgar conhecimento para dentro da corporação e para difundir com a população mato-grossense”, acrescenta o comandante-geral.
Os artigos submetidos neste segundo volume devem atender ao menos uma das 15 áreas temáticas de interesse: Incêndio Florestal; Gestão de Incêndios Florestais; Busca, Salvamento e Resgate; Atendimento Pré-Hospitalar; Gestão de Riscos, Emergências e Desastres; Proteção e Defesa Civil; Gestão de Segurança Contra Incêndio e Pânico; Gestão Corporativa; Treinamento Físico Militar; História, Educação, Artes e Cultura Militar; Tecnologia da Informação; Legislação e Doutrina; Gestão de Segurança Pública; e Soluções Tecnológicas na Atividade de Bombeiro.
Os interessados em publicar um artigo devem submetê-lo pelo e-mail [email protected]. Para a edição de julho, serão aceitas submissões até 16 de abril. Após este período, os artigos serão analisados para uma eventual publicação do terceiro número, previsto para dezembro deste ano.
Primeira edição
A primeira edição da revista foi publicada no final de 2022, reunindo oito artigos científicos que debatem desde uma análise técnica de tipos de tecidos resistentes ao fogo, como também saúde dos militares do Corpo de Bombeiros. A edição pode ser conferida na íntegra por meio deste link.
Fonte: Secom-MT
Polícia
Agente de presídio Ahmenon é exonerado por governador após denúncia
O caso coincide com frustrada fuga de três juristas detidos na unidade
O governador Mauro Mendes (União Brasil) exonerou o subdiretor do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, Marco Aurélio Vieira de Moraes. A decisão foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (10) e é válida desde 9 de novembro. A unidade prisional está localizada em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
A exoneração ocorre cinco dias após o advogado Pauly Ramiro Ferrari Dorado, custodiado no Ahmenon, denunciar supostos maus-tratos dentro da unidade. Pauly, no entanto, é um dos três advogados que teriam tentado fugir do presídio em 5 de novembro — fato que também pode ter motivado a saída do gestor —, além de ter sido flagrado com drogas, que ele afirma terem sido “plantadas”.
A publicação no Diário Oficial registra que o governador resolve “exonerar, a pedido”, Marco Aurélio do cargo de subdiretor da unidade, função de nível DGA-6 da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
Tentativa de fuga
Na madrugada de 5 de novembro, por volta da 1h, um policial penal que atuava na torre de vigilância ouviu um barulho vindo da sala de Estado-Maior área destinada a detentos com prerrogativa legal, como advogados — e pediu apoio para checagem.
Durante a vistoria, agentes constataram que o ferrolho da grade do banho de sol estava solto, indicando dano intencional. Equipes especializadas da Polícia Penal e da Polícia Militar foram acionadas para entrar no local e revista os presos. Um dos detentos chegou a avançar contra um policial, ameaçando a segurança das equipes.
Foram identificados na ação os advogados:
-
Nauder Júnior Alves Andrade, 30 anos
-
Pauly Ramiro Ferrari Dourado, 45 anos
-
Paulo Renato Ribeiro, 52 anos
Além deles, um quarto preso, de 63 anos, também estaria envolvido. Durante a revista, foram apreendidos materiais ilícitos e elementos que indicariam a tentativa de fuga. Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Várzea Grande.
Denúncia de maus-tratos
Em versão divergente, Pauly Ramiro Ferrari Dourado — investigado na operação Patrono do Crime por suposta ligação com o Comando Vermelho — afirmou que os policiais penais teriam “plantado” drogas em sua cueca. Ele também denunciou maus-tratos no presídio e disse ter sido agredido pelo subdiretor exonerado, Marco Aurélio.
As denúncias ainda não foram confirmadas oficialmente. A Sejus não se manifestou sobre a exoneração nem sobre os relatos feitos pelo advogado até esta publicação.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Cidades3 dias atrásPrefeito de Brasnorte é acusado de efetuar disparos de arma de fogo próximo a bar
-
Claro e Escuro6 dias atrásWanderley Cerqueira sai em defesa de Samir Japonês e tensiona evento
-
Saúde4 dias atrásCuiabá conclui avaliação nutricional de mais de 3,5 mil crianças da rede pública
-
Variedades4 dias atrásOnça-pintada é símbolo de resistência no dia 12 de novembro, dia do Pantanal
-
Polícia5 dias atrásHomem é preso suspeito de tentar matar a própria mãe com pé de cabra
-
Polícia6 dias atrásAdolescente de 15 anos atropela menina de 11 durante perseguição policial
-
Judiciário6 dias atrásPrefeitura de Várzea Grande é alvo de denúncia por licitação milionária
-
Política4 dias atrásSardinha afirma: “Abro mão da indicação se o cargo valer mais que o povo”