SORRISO-MT
Civil prende homem que ameaçava esquartejar esposa
Vítima procurou a delegacia para relatar que há vários dias o marido vinha apresentando quadro de ciúmes e descontrole emocional
Polícia

Um homem suspeito de aterrorizar sua esposa por meio de crimes de ameaça, perseguição e violência psicológica foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de sexta-feira (20.01), em ação da Delegacia de Sorriso (499 km ao norte de Cuiabá). Entre outras ações de violência, o suspeito de 24 anos utilizava uma faca de churrasco para ameaçar a vítima.
As diligências iniciaram após a vítima de 21 anos procurar a Delegacia de Sorriso para comunicar os sucessivos episódios de violência que vinha sofrendo no âmbito doméstico. Entre os fatos relatados, a vítima narrou que na noite de quarta-feira (18), estava dormindo, quando foi acordada pelo marido passando uma faca de churrasco pelo seu corpo.
Além de passar a faca pelo rosto, pescoço e barriga da vítima, o suspeito a enforcou dizendo que se ela o deixasse, ele a mataria, uma vez que ela era dele e não seria de mais ninguém.
Segundo a vítima, há vários dias o marido vinha apresentando quadros de ciúme e descontrole emocional, nos quais ele a acusava de ter amantes, invadia o aparelho celular dela e a xingava,além de agredi-la reiteradamente com empurrões, puxões de cabelo e ameaçá-la com uma faca. A vítima também relatou episódios de estupros maritais, em que era forçada a manter relações sexuais com o marido contra vontade, em meio a crises de choro.
Diante do constante quadro de violência doméstica, a vítima anunciou que sairia de casa na noite de quinta-feira (19), ocasião em que o suspeito a agrediu fisicamente com um tapa na cabeça e correu atrás dela com uma faca nas mãos.
Mediante a gravidade dos fatos denunciados, imediatamente a delegada Jéssica Cristina de Assis, determinou que a equipe policial saísse em busca do suspeito que foi localizado e preso em flagrante em seu local de trabalho, no bairro Novos Campos. Ele foi conduzido à Delegacia de Sorriso, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça, perseguição e violência psicológica no âmbito da Lei Maria da Penha.
Fonte: PJC-MT

Polícia
Politec suspende emissão de RG para implantar novo modelo
A suspensão ocorre a partir de 13 de fevereiro e tem caráter temporário; após a implantação do novo modelo, em março, atendimentos serão retomados

Os atendimentos para emissão dos documentos de identidade no modelo atual serão temporariamente suspensos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a partir de 13 de fevereiro, devido à implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), prevista para o mês de março deste ano. Após este período, os atendimentos serão retomados normalmente.
Durante o período de interrupção nos atendimentos, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica passará por adequações sistêmicas para a emissão do documento de identidade no novo formato, e os servidores passarão por capacitação para operar o sistema.
Para que a demanda de processamento das solicitações já feitas para o modelo atual do documento de identidade seja contemplada no novo formato, a capacidade de análise das solicitações do modelo atual do documento, bem como os atendimentos nos postos de identificação estão reduzidos em 50% pelos próximos dias.
Conforme o Decreto nº 10.977/2022, a Carteira de Identidade Nacional será emitida em modelo único e reconhecida em todo território nacional. Além disso, possuirá um QR Code, que contribuirá com o trabalho dos órgãos de segurança, facilitando a verificação e autenticidade do documento.
A Politec ressalta que, apesar da implantação do novo modelo de identidade, o documento atual tem validade até 2032, portanto não será preciso trocá-lo imediatamente, de modo que a transição pode ser feita de forma gradual.
A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países ainda é necessário a apresentação do passaporte.
(Sob supervisão de Tita Mara Teixeira)
Fonte: SECOM MT
-
Polícia7 dias atrás
Sema-MT e Batalhão Ambiental reforçam fiscalização nos últimos 10 dias de pesca proibida
-
Polícia7 dias atrás
PM prende homem com R$ 31,7 mil em dinheiro e 1,8 kg de ouro
-
Educação7 dias atrás
Alan Porto vai participar de evento com ministros e secretários de Educação da América Latina
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil cumpre busca e apreensão na casa de investigado
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Civil devolve para mãe menino abandonado pelo pai durante jogo
-
Esporte7 dias atrás
Governo Mauro Mendes já investiu R$ 7 milhões para incentivar atletas
-
Política6 dias atrás
Botelho e Max buscam alinhamento para composição da Mesa
-
Mundo5 dias atrás
Cúpula da Celac termina com destaque para volta do Brasil ao bloco