Polícia
Campanha Natal Solidário da PJC entrega presentes de crianças que escreveram ao Papai Noel dos Correios
Polícia

Da Redação
Os presentes adquiridos na primeira etapa da campanha “Natal Solidário da PJC 2018” foram entregues na tarde de quarta-feira (12.12), na Agência Central dos Correios, na Praça da República em Cuiabá. A campanha realizada em parceria com a ação “Papai Noel dos Correios – Adote uma cartinha”, tinha o objetivo de estimular nos servidores a solidariedade e levar alegria a crianças carentes.
Mais de 100 cartinhas direcionadas ao “Papai Noel”, escritas por crianças de escolas públicas e instituições sociais, foram adotadas na ação social idealizada pela equipe da Gerência de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Gadss), inserida na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (RH).
Segundo a gerente do Gadss, Rayani de Paula Costa, a parceria com os Correios nasceu da vontade de facilitar as doações de muitas pessoas que tem vontade de fazer alguma ação social durante essa época do ano. “Como os correios têm essa campanha muito conhecida,entramos em contato e verificamos a possibilidade de que as cartinhas fossem trazidas para Polícia civil para facilitar a retirada pelos servidores, porque um dos pontos de questionamento era a dificuldade de ir até a agência para retirada das cartinhas”, explicou.
A equipe do Gadss também se disponibilizou em receber e entregar os presentes aos Correios, com a data estipulada para quarta-feira (12). Foram 105 cartinhas adotadas, que geraram ainda mais presentes, uma vez que uma carta pode vir com mais de um pedido.
Mesmo com a grande quantidade de pacotes recebidas, novos presentes ainda devem ser entregues na Diretoria, uma vez que nem todos que adotaram as cartas entregaram as doações. “Prorrogamos o prazo para até sexta-feira, para aqueles que ainda não entregaram deixem seus presentes que serão levados aos Correios, na próxima segunda-feira”, disse Rayani.
Responsável por receber as doações, na Agência Central dos Correios, o funcionário, Eldo Ferreira Batista, explica que as doações são bem recebidas em qualquer momento, mas que é importante estipular uma data de entrega dos presentes, para que aqueles que estão contribuindo sejam bem atendidos.
“É trabalho que exige amor e dedicação, uma vez que temos que associar a cartinha ao presente, e verificar se está tudo compatível, o que demanda certo tempo. Quando a pessoa está doando, não podemos cobrar, temos que receber da melhor maneira, para que ela alimente cada vez mais essa vontade em seu coração”, disse.
A segunda etapa da campanha “Natal Solidário PJC” arrecada donativos para Pastoral do Migrante que deverão ser entregues em breve.

Polícia
Mato Grosso apresenta redução em 41% de crimes de homicídios entre dez anos
Dados da Sesp mostram queda também nos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte

Mato Grosso apresentou redução de 41% nos crimes de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) nos últimos dez anos, em uma comparação entre os primeiros seis meses de 2015 e de 2025, conforme balanço do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas.
No levantamento apontado sobre os principais crimes violentos, foram 327 homicídios registrados no primeiro semestre de 2025, contra 557 registrado no mesmo período de 2015.
“Os dados da Operação Tolerância Zero mostram claramente uma redução expressiva dos crimes. O Brasil e o nosso Estado perderam muito tempo para fazer esse enfrentamento, as leis sobre as quais nós temos que atuar não ajudam e nos acostumamos, lamentavelmente, com esse problema. Mas, diante de todo esse contexto, só me resta parabenizar porque, mesmo com as dificuldades, os resultados estão aí, e isso é resultado do trabalho sério das nossas forças de segurança. Não podemos achar que somos o suprassumo. Nós temos ainda um longo caminho a percorrer, estratégias a implementar, para continuar mudando esse resultado da violência”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Em registros de latrocínio (roubo seguido de morte), por exemplo, também caíram na série histórica. Houve redução de 79%, com 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015, contra cinco no mesmo período deste ano. Já em relação a 2019, o número passou de 29 para cinco registros, o que representa uma queda de 83%.
A lesão corporal seguida de morte apresentou queda percentual de 87%. Foram 15 casos registrados nos seis primeiros meses de 2015, contra apenas dois em 2025. Em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados sete casos, a redução foi de 60%.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o trabalho da força de segurança evita a população de ser vítima ou morta pela criminalidade.
“Os dados de crimes violentos caíram vertiginosamente. Derrubamos os números e estamos mostrando para a sociedade para que tenha o conhecimento dos investimentos do governo e do trabalho dos nossos policiais. Esses homens e mulheres estão lá dia e noite impedindo que os criminosos cometem crimes. Realmente, são números expressivos. Poucos Estados do país conseguiram derrubar esses índices como aqui em Mato Grosso”, apresentou Roveri.
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda
Você precisa estar logado para postar um comentário Login