VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Segurança Pública

Bope conclui curso de cães detectores de drogas em MT

Treinamento reuniu 31 profissionais e 15 cães de várias forças de segurança do país

Publicado em

Polícia

Crédito: PMMT/Reprodução

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), finalizou nesta terça-feira (30/09) o 5º Curso de Cães Detectores de Drogas.

O treinamento teve duração de 15 dias e contou com 31 profissionais de diferentes instituições, acompanhados de 15 cães de trabalho policial. Entre os participantes estavam policiais militares, agentes da Polícia Civil, bombeiros, integrantes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Exército Brasileiro.

A turma também reuniu profissionais do Maranhão, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, além de um instrutor do Distrito Federal e outro de Santa Catarina. Durante a formação, foram aplicadas disciplinas voltadas para a cinotecnia, área que envolve o uso de cães em operações policiais.

Os treinamentos incluíram busca em bagagens, veículos, edificações e áreas abertas, além de aulas de química aplicada à detecção de drogas.

De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, a iniciativa faz parte do Projeto Cão Protetor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e representa um passo importante para a padronização e aprimoramento das técnicas de emprego de cães no país.

O oficial destacou ainda que o curso fortalece o combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso, especialmente dentro da Operação Tolerância Zero, que atua nas regiões de fronteira.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Cinco suspeitos de facção criminosa são presos em Cuiabá

Durante operação, polícia apreende armas, drogas e rádios comunicadores

Publicados

em

Crédito: PMMT

Quatro homens e uma mulher, suspeitos de integrarem uma facção criminosa, foram detidos em Cuiabá durante a Operação de Rede de Enfrentamento às Facções Criminosas (Refac). Na ação, os policiais apreenderam uma espingarda calibre .22, dois carregadores de pistola, quatro rádios comunicadores, duas balaclavas, duas tornozeleiras rompidas e porções de maconha e pasta base de cocaína.

Segundo a Polícia Militar, durante o policiamento tático e ostensivo, um homem abordou as equipes e relatou ter sido vítima de tentativa de homicídio pelo grupo devido a uma dívida de drogas. Ele contou que foi amarrado e ameaçado de morte em uma residência supostamente abandonada no bairro Quilombo, mas conseguiu fugir.

No local, os policiais flagraram quatro suspeitos que tentaram escapar, sendo detidos em seguida. Dois deles usavam tornozeleira eletrônica, porém os dispositivos estavam desligados. Um dos detidos confessou emprestar uma arma de fogo de um integrante da quadrilha que reside próximo ao Terminal Rodoviário.

Em buscas no segundo endereço, o quinto suspeito foi abordado e admitiu portar arma de fogo, carregadores e porções de drogas, mas negou emprestá-las. A quadrilha e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA