VÁRZEA GRANDE

ANIVERSÁRIO

1º Batalhão celebra 104 anos com homenagens a personalidades de MT

Para agradecer a contribuição e apoio as ações desenvolvidas pelo 1º Batalhão, a PM homenageou autoridades militares e civis a medalha comemorativa do centenário

Publicado em

Polícia

Foto: PMMT

A solenidade de formatura dos 104 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar de Cuiabá, agraciou 70 personalidades com a honraria mérito centenário ‘ Medalha Daniel de Queiroz ‘, na noite de quarta-feira (28.07), na sede da unidade, localizada no bairro do Porto,  na capital. 

A cerimônia foi presidida pelo comandante adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga e pelo anfitrião do ato solene, comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marcos Guimarães. O Batalhão centenário da PM fez aniversário no dia 03 de junho, data de fundação da unidade, mas devido à pandemia da Covid-19, a solenidade foi adiada.

Alvarenga agradeceu a presença dos homenageados na ocasião e destacou a importância do 1º Batalhão para a história da segurança pública do Estado. “ É uma noite de alegria e reconhecimento de um importante trabalho de 104 anos. O esforço e dedicação de homens e mulheres que aqui laboram, todos  são  responsáveis pelo sucesso das incessantes ações em prol da segurança pública”, ressaltou o coronel.

Para agradecer a contribuição e apoio às ações desenvolvidas pelo 1º Batalhão, a PM homenageou autoridades militares e civis a medalha comemorativa do centenário como a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas; o deputado estadual Elizeu Nascimento, comandantes de Batalhões da PM e de Comandos Regionais, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, dentre outras importantes personalidades.

Foto: PMMT

Homenageado, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, fez questão de destaca o orgulho em fazer parte da história da unidade e apontou os satisfatórios índices de produtividade do 1º BPM. “Me sinto muito confortável em estar à frente desta tropa. Essa comenda é motivo de muito orgulho deste batalhão histórico que mantém os índices positivos de ações em prol da segurança”, afirmou Bustamante.

A unidade faz parte da história mato-grossense. Patrimônio histórico estadual, o 1º BPM, pertence ao 1º Comando Regional da PM, e é considerada fundamental à Segurança Pública.  O “Batalhão Daniel de Queiroz” é uma homenagem ao policial Daniel Queiroz, um carioca nascido em 1891 que atuou por mais de 40 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, inclusive no 1º BPM, onde chegou ao posto de comandante da unidade.

“Somos um Batalhão que se alicerça em uma  história de 186 anos, quase dois séculos, ao longo deste caminho. Esse é um dia especial, a condecoração” Medalha Daniel de Queiroz” celebra esse novo momento da PM, que é marcado por investimentos em tecnologia embarcada, o uso de radiocomunicadores digitais, armas modernas e seguras que engradecem ainda mais nosso trabalho nas ruas”, disse o tenente-coronel Marcos Guimarães.

A solenidade de formatura contou com a presença do comandante de Estado Maior Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, do comandante do Comando Especializado da PM (Cesp), coronel José Nildo Silva de Oliveira, comandante do 1º Comando Regional, coronel Esnaldo Moreira, comandante do 3º Comando Regional de Sinop, coronel Wesney de Castro Sodré dentre outros oficiais da PM, magistrados e autoridades civis.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM recupera carreta carregada de defensivo agrícola, motocicleta e dois carros em Cuiabá, Primavera do Leste e Nova Nazaré
Propaganda

Polícia

Emanuel recebe Plano de Manejo do Aricá-Açu e planta árvores na capital

Evento será realizado às 9h na Praça Alencastro

Publicados

em

Foto: Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, receberá na manhã desta terça-feira (21), às 9h, na Praça Alencastro, o  Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal do Aricá-Açu (região do Cinturão Verde).  Durante a atividade, simbolicamente em homenagem ao Dia da Árvore, o gestor da capital irá plantar unidades de Ipês e Jatobás.

O Plano de Manejo é um documento técnico, orientado pelos objetivos de criação da unidade  no qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais.

Desde o ano de 2008, Cuiabá já dispõem de uma legislação criando a área de proteção. “Mas somente nessa administração, que atua pautada pelo entendimento da necessidade do desenvolvimento sustentável, é que o Plano de Manejo foi elaborado o que vai possibilitar atividades em  uma área  que abriga recursos hídricos, naturais e paisagísticos de grande relevância, mas em consonância a esse documento”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A elaboração do PM, que conta com mais de 500 páginas,  foi realizado pela empresa de Consultoria Ambiental Ecossistema. A supervisão foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio das Diretorias de Parcelamento dos Solos e Projetos Públicos e de Gerenciamento Ambiental.

“O Plano de Manejo foi elaborado de forma participativa, com o intuito de gerar um envolvimento maior com a comunidade, tornando o documento mais completo e a sua implementação mais efetiva. A troca de experiências aproxima o gestor da realidade local, favorecendo a proposição de metas e objetivos exequíveis. A APA Municipal do Aricá-Açú dispõe de 73.195,4683 hectares”, diz trecho do documento.

A criação da Área de Proteção Ambiental do Aricá-Açu” vai contribuir para com a proteção da zona de transição entre as formações florestais do Planalto do Guimarães e o início da Planície do Pantanal

Vai assegurar ainda a conservação do bioma Cerrado, garantir o uso sustentável dos recursos naturais da região, baseado em um zoneamento socioambiental, além de assegurar a proteção de comunidades tradicionais remanescentes dos Quilombos e representantes da convivência harmônica com o Cerrado. Também possibilitará o resguardo ao patrimônio Arqueológico e Cultural da região.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM recupera carreta carregada de defensivo agrícola, motocicleta e dois carros em Cuiabá, Primavera do Leste e Nova Nazaré
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA