VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

CULTURA

Não brinquem com Sexta-Feira 13: as bruxas estão soltas…

Sexta-Feira 13 é considerada uma data em que devemos ter precaução dobrada. Há pessoas que nem saem de casa…

Publicado em

Opinião

Arquivo Pessoal

Cuiabá-MT – Faz bem um punhado de anos, trafegava tranquilo pela Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do Círculo Militar, quando uma colega jornalista me ligou, ávida por novidades. Respondi estar sem nenhuma, a não ser a expectativa de algo bom para os dias seguintes, sábado e domingo. Então ela advertiu: “Cuidado, amigo! Hoje é Sexta-Feira 13: as bruxas estão soltas!”

Achei graça, mas fui sutil ao retrucar: “Pode deixar: vou tomar cuidado!”

Na sequência, após desejar à amiga um ótimo final de semana, desliguei para efetuar o contorno do trevo de acesso ao Círculo Militar.

Ao invés de seguir pela perimetral, desci rumo ao centro da capital, passando em frente ao antigo Hospital Jardim Cuiabá, atual Complexo Hospitalar; avenida longa…

Há uma rampa suave mais adiante, ladeada por várias ruas, além de trevo nervoso no seu cume, com roda-roda impaciente de carros, feito formigas graúdas desejando se enveredar por uma das ruas.

Passei pelo trevo rumo ao córrego de esgotos da parte baixa, ladeado por avenidas – mão/contramão.

Minha marcha foi interrompida no início do declive, que registrava fluência anormal de veículos.

Pensativo, firmei o pé direito no pedal de freios, visto que o de mão não funcionava bem. Automaticamente, afixei ambas as mãos ao volante, preparado para arrancar rápido quando o carro da frente saísse. Mantive distância prudente de uns oito metros, ou mais, não sei ao certo…

Leia Também:  Laboratórios voltam a fazer teste rápido de covid-19

De repente, sem que entendesse patavinas, irrompeu sonoro estrondo metálico, associado a vidros sendo partidos, além de engrenagens se contorcendo de forma raivosa.

Pela celeridade da colisão, meu cérebro não processou nada: só percebi algo estranho acontecendo…

Ainda que o motor estivesse em marcha lenta, pois aguardava retomar a marcha, senti estar sendo empurrado bruscamente por força extraordinária. E isso, pasmem!, com meu pé no pedal de freios!

Inevitável, portanto, o choque com o veículo pequeno da dianteira…

Aconteceu exatamente o quê? Explico…

Fui colhido por um Chevrolet que desceu a avenida velozmente. Só entendi isso ao sair do carro. Ou melhor: o que restou do velho estradeiro, que foi achatado duplamente [traseira e dianteira].

Possivelmente, pela violência do acidente descrito, o questionamento é: “Não se machucou?”

Nada. Sequer tive um arranhão, somente o susto da batida.

“Como assim?! Não foi um choque violento? – ainda podem inquirir.

Sim, foi uma colisão bastante violenta, a ponto de reduzir o tamanho do Fiat, efeito sanfona. Porém, pelo fato de estar com o pé no pedal de freios – e mãos acopladas ao volante -, imprimi intuitivamente maior pressão ao sentir o arrasto-surpresa, mantendo-me sentado. As marcas dos pneus ficaram impressas no asfalto, por metros…

Em síntese: se acaso não estivesse posicionado assim, poderia ter fraturado costelas e sofrer lesões internas e externas. Muitos se machucam em batidas semelhantes, saindo de tais sinistros com “olhos sanguinolentos”, de vampiros.

O carro que abalroou o meu [e me jogou na traseira do veículo seguinte] era conduzido por um rapaz irresponsável. E ele respondeu da seguinte forma, ao ser cobrado para arcar com os prejuízos:

Leia Também:  "Coleção de decepções..."

“Como pagar se não tenho um centavo?! Esse carro aí [apontando para o que dirigia] é Finame, está com ordem de apreensão. Eu não tenho CNH também. Podem chamar a Polícia. Pelo menos, se for preso, não vou precisar pagar rango {comida} por uns tempos…

Disse isso cinicamente, e se acomodou na calçada. Ali permaneceu fumando indiferente, à espera do que fôssemos decidir algo. Complicado…

###

Chegamos à conclusão ser inútil recorrer à Justiça para tentar reaver nossos prejuízos. Decidimos, em seguida, retirar os carros da rua. Acionar a perícia não adiantaria nada, julgando-se pelas informações do rapaz.

TRAUMA PERMANECE…

Ao transitar eventualmente pelo local, sempre relembro detalhes desse grotesco acidente. Nem precisa ser uma Sexta-Feira 13, mas qualquer dia da semana. É quando um filme tétrico roda lúcido na minha cabeça…

Também agradeço a Deus por ter me livrado do pior. Afinal, pela violência do choque sofrido [fui literalmente espremido por dois carros], foi uma bênção não ter tido um leve arranhãozinho.

Hoje, lógico, SEXTA-FEIRA 13, nem passei perto da referida esquina: vai que as bruxas resolvem pegar suas vassouras e sobrevoar a região dos bairros Goiabeiras e Jardim Cuiabá…

Por João Carlos de Queiroz, jornalista

Arquivo Pessoal

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Opinião

Virgínia Mendes lidera Grande Ato de Filiação Feminina Histórica no União Brasil

Primeira-dama de MT, Virginia Mendes conquistou a filiação de 3.850 novas lideranças femininas em uma única noite

Publicados

em

Cuiabano News

Primeira-dama de MT, Virginia Mendes conquistou a filiação de 3.850 novas lideranças femininas em uma única noite

Durante ato filiações de lideranças femininas na noite de segunda-feira (30), realizado no Hotel Fazenda, em Cuiabá, o partido União Brasil de Mato Grosso bateu recorde de novas lideranças. A conquista é atribuída à articulação da primeira-dama do estado, Viginia Mendes, presidente de honra do partido. Foram 3.850 mulheres filiadas em um só dia.
O encontro teve o apoio da deputada federal Gisela Simona, em parceria com lideranças políticas e voluntários. Um ato diferenciado e humanizado com a participação ecumênica da missionária Adriana e do padre Danilo Guedes.

O governador Mauro Mendes prestigiou o evento que também contou com a presença do filho do casal Luis Mendes, representando as irmãs Ana Mendes e a caçulinha Maria Luiza, acompanhado da namorada Maria Eduarda Fornari, dos senadores Mauro Carvalho e Jaime Campos acompanhado da ex-prefeita Lucimar Campos, dos deputados estaduais Beto Dois a Um e Júlio Campos, do chefe da Casa Civil Fábio Garcia juntamente com a esposa Marcella Marchett, da empresária Idê Guimarães, dos prefeitos, primeiras-damas municipais e vereadores de diferentes regiões do Estado.

Virginia Mendes muito emocionada, agradeceu a confiança de todas as pessoas que acreditaram no primeiro grande projeto de filiação organizado por ela, com mais de 3.850 filiações de mulheres.  “Agradecer imensamente todos vocês, eu não imaginei que teria tanta gente aqui, estou feliz por cada pessoa que se dedicou a vir e aceitaram nosso convite para se filiar, eu costumo dizer que ninguém segura uma mulher segura. Nós mulheres somos fortes, acho que Deus deu para nós o dom de dar a vida porque somos capazes de fazer muitas coisas”.

Virginia contou sobre ser filha adotiva e da superação da depressão que teve.  “Eu sou filha adotiva, e quando descobri fiquei um pouco revoltada, e hoje eu tenho uma filha adotiva e estou ensinando minha filha o que é uma adoção para ela entender que é uma coisa boa. Quando eu comecei a trabalhar com o social me curei de uma depressão que eu tinha, porque recebi o amor das pessoas. E hoje estou aqui com vocês e trabalhando no que eu mais gosto que é o social. Não faço nada sozinha, tenho o apoio do governador Mauro Mendes, da secretária Grasielle da Setasc e sua equipe, da minha equipe Unaf, graças a Deus estamos conseguindo transformar a vida de muitas pessoas, acredito que essa seja a nossa missão na política.
“Precisamos ocupar espaços e fortalecer esse movimento para que nossas vozes sejam ouvidas. Uma sociedade justa e igualitária se faz com mais participação feminina”, concluiu Virginia Mendes.
O governador Mauro Mendes destacou a noite como espetacular e falou sobre as dificuldades de saúde que a primeira-dama Virginia Mendes enfrentou nos últimos anos. “Que noite espetacular, que noite linda com presença de todos vocês, especialmente cumprimentar todas as mulheres. Quero agradecer de coração a minha esposa Virginia Mendes, ela se empenhou muito com todas as dificuldades de saúde que ela enfrentou nesses últimos anos, em um ano ela passou por três grandes cirurgias com a fé, com amor e com vontade de viver ela superou todas essas dificuldades. Muito obrigada por você ser a esposa que você é, a mãe que você é e a companheira que você é”.

Leia Também:  Virgem de milagres inacreditáveis

Conforme o deputado estadual, Júlio campos foi uma surpresa ver a quantidade de pessoas reunidas”. Nossa querida primeira-dama de MT estou surpreso e muito feliz, este é o maior encontro de filiação partidária que já assisti durante 50 anos da minha vida pública”.
“Virginia você tem carregado uma cruz muito difícil e você tem a solidariedade de todas as mulheres que estão aqui hoje e de todas as mulheres mato-grossenses. Com certeza esse deve ter sido um dos maiores eventos do União Brasil”, ressaltou o senador Mauro Carvalho.
Para a deputada federal Gisela Simona o sucesso do encontro foi pelo prestígio da primeira-dama Virginia Mendes. “Quero agradecer pela realização desse evento que acontece pelo prestígio, pela força e o comprometimento da nossa primeira-dama Virginia Mendes com as mulheres desse estado de Mato Grosso. Cada uma de vocês. Vocês fazem parte do maior partido desse Estado que hoje tem a liderança do nosso governador Mauro Mendes”.

“É rara as vezes que vemos um evento desses, em plena segunda-feira uma “montanha” de gente, mulheres de todo Mato Grosso que vieram de livre e espontânea vontade a convite da nossa primeira-dama de MT. Nós temos uma proporção de homens e mulheres na política similar, mas bem da verdade ainda é pouca a participação da mulher. Na história contemporânea do nosso estado nunca houve um evento parecido como esse”, pontuou o senador Jaime Campos.

Leia Também:  Novembro Azul: deixe o preconceito de lado!

“Estou vendo aqui a mulher mato-grossense levantar a bandeira com o nome Virginia Mendes que se destaca no dia a dia na política do nosso Estado. Eu quero agradecer aqui a presença de todos que mostram o poder da mulher. Como diz a Bíblia, a mulher é virtuosa e ela sempre defende seu lar e a família”, destacou a ex-prefeita de Várzea Grande e presidente de Honra do UB Mulher MT, Lucimar Campos.
Segundo a prefeita Janailza de São Félix do Araguaia, o União Brasil é o partido certo. “Como é bom estar no lugar certo, o nosso partido tem um casal que faz a diferença para as famílias, o União Brasil é família, por isso, vale a pena ser filiado neste partido. Convidamos sim mais pessoas para fazer desse partido, porque com certeza ele fará a diferença nas próximas eleições”.
Representando as primeiras-damas municipais, Cristiane Padovani destacou a atuação do governador Mauro Mendes e a dedicação da primeira-dama Virginia Mendes. “Governador o senhor tem sido maravilhoso, o senhor tem sido o melhor desde que eu cheguei neste Estado. Hoje eu quero agradecer a sua mãe, porque não haveria nenhum homem político aqui se não fosse as mulheres. Gratidão Virginia, você tem sido maravilhosa dentro da ação social, a gente não tem o que falar, somente agradecer.
A primeira-dama citou ainda o amor que possui pelo trabalho social que realiza voluntariamente no governo de Mato Grosso, bem como sua trajetória, fé em Deus,  defesa da adoção e luta contra o aborto.

“Jamais esquecerei este dia em que mulheres se uniram para fazer história. Agradeço de coração a todas as lideranças políticas, prefeitas, primeiras-damas municipais e todas as caravanas. Todos foram extremamente importantes para a realização deste lindo evento que marcou a história do partido União Brasil”.

Caravanas
Marcaram presença caravanas dos municípios de: Cuiabá,  Rondonópolis, Ariapuanã, Nova Brasilândia, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia, Nova Maringá, Arenápolis, Confresa, Guiratinga, Acorizal, Água Boa, Alto Garças, Alto Paraguai, Araguainha, Araputanga, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campinápolis, Canarana, Feliz Natal, Colíder, Jaciara, Juína, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nova Guarita, Nova Marilândia, Novo Santo Antônio, Peixoto de Azevedo, Porto do Gaúchos, Santo Antônio de Leverger, Santa Carmem, Alta Floresta, São José do Rio Claro, Barra do Garças, União do Sul, Várzea Grande, Querência, Marcelândia e Pontal do Araguaia

   

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA