VÁRZEA GRANDE

Opinião

Fla x Flu e Corinthians x Ponte Preta: 22 e 40 anos depois

Publicado em

Opinião

 

Rio e São Paulo vão reviver duelos que marcaram épocas.

 

Por: Guilherme Arcorverde

   

     Fla-Flu no Rio após 22 anos

Fla X Flu e Timão X Macaca

Campeonato Carioca. Octogonal final. Último jogo que decidiria o campeonato. Flamengo jogava pelo empate por ter tido a melhor campanha. Fluminense tinha que vencer. Maracanã lotado. Ano do centenário do Rubro-Negro, que jogava pelo empate para ser campeão. Já no apagar das luzes, Aílton, que já brilhara vestindo a camisa do Flamengo, faz um salseiro na ponta direita e chuta direto pro gol. Na pequena área aparece Renato Gaúcho e desvia de barriga fazendo o gol do título do Tricolor. Gol muito exaltado e lembrado pelos tricolores até hoje.

 

Quatro anos antes, em 1991, com a tradicional final em dois jogos, foi o Rubro-Negro que se sagrou campeão ganhando o Tricolor das Laranjeiras por 4×2, com um show do Maestro Júnior.

Tido como um dos maiores clássicos do mundo, Flamengo e Fluminense já fizeram inúmeros jogos memoráveis ao longo de mais de 100 anos. Mas, em decisões, tem sido raro se encontrarem. Agora ,em 2017, a história continua, depois de ser interrompida por longos anos…

Leia Também:  Grandes responsabilidades merecem grandes feitos

Quem leva?

Se no Rio foram precisos esperar 22 anos para Flamengo e Fluminense decidirem o título, em São Paulo a demora foi maior, porque Corinthians e Ponte Preta voltam a se enfrentar na decisão após 38 anos.

Os dois clubes duelaram em uma decisão em duas oportunidades. A final que marcou época foi a de 1977, quando a equipe do Parque São Jorge se sagrou campeão após uma saga de 23 anos sem título. Corinthians e Ponte voltariam a decidir o Paulista em 1979 e novamente deu Timão. Acontece que, a conquista histórica corintiana, de 77, simbolizou a quebra de um longo período sem sequer uma conquista. A de 79, portanto, passa um pouco despercebida.

Em uma final de 3 jogos, só decidido no terceiro, a torcida do Timão, presente no Morumbi, foi ao delírio quando Basílio fez o gol do desafogo aos 36 minutos do segundo tempo.

A Ponte, para muitos era a favorita a levar o Paulista daquele ano por possuir um time mais técnico. Em contrapartida quem levou foi o Corinthians depois de 3 jogos muito disputados e emocionantes (1×0 Corinthians no primeiro; 2×1 Ponte no segundo e finalmente 1×0 Timão no terceiro).

Leia Também:  Ser Mulher na Política

Chegou a hora da Ponte enfim levantar seu primeiro caneco? Lembrando que a Equipe de Campinas jamais foi campeã ao longo de sua centenária história. Ou mais uma vez dará Corinthians?

1977-2017. 40 anos depois

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Opinião

Dia da Árvore traz convite à reflexão…

“Comemorar o Dia da Árvore é um chamado à ação, um apelo para reconhecer a necessidade premente de preservar esses seres vivos essenciais para garantir a qualidade de vida de todos, sejam humanos ou não”

Publicados

em

Nada poderia ser mais oportuno do que discutir a importância das árvores neste momento em que a imprensa brasileira noticia que o Estado de Mato Grosso, especificamente em sua capital, Cuiabá, com reflexos imediatos em nosso município, enfrentará a semana mais quente do ano, com temperaturas chegando a assustadores 45 graus célsius, justamente quando se encerra a estação de inverno no hemisfério sul, no próximo dia 23 de setembro.

Este é um momento crucial para todos nós, um momento de reflexão sobre a nossa responsabilidade em tornar, ou ao menos contribuir para que, nosso ambiente se torne mais acolhedor e habitável. Entre os elementos naturais que compõem esse esforço para amenizar o calor e melhorar a qualidade de vida, as árvores assumem um papel de destaque. Um ambiente arborizado não só proporciona sombra e frescor, mas também umidade, tornando-o mais agradável e saudável.

Comemorar o Dia da Árvore é um chamado à ação, um apelo para reconhecer a necessidade premente de preservar esses seres vivos essenciais para garantir a qualidade de vida de todos, sejam humanos ou não.

Leia Também:  Grandes responsabilidades merecem grandes feitos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande tem consciência dessa responsabilidade e está comprometida em tornar nosso município um lugar com uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos, bem como para aqueles que aqui residem, trabalham ou simplesmente transitam.

No primeiro semestre deste ano de 2023, a Secretaria doou mais de 2.050 unidades de árvores nativas e frutíferas para os moradores e escolas, sejam elas públicas ou privadas. Todas essas mudas foram cuidadosamente produzidas no viveiro do Parque Bernardo Berneck.

Além das doações, a Gerência de Educação Ambiental promoveu palestras para os receptores, a maioria deles alunos. Essas palestras têm como objetivo conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação das árvores e do meio ambiente como um todo.

À medida que celebramos o Dia da Árvore, convidamos a todos a se unirem nesse esforço contínuo para proteger nossas árvores, plantar novas mudas e promover a educação ambiental. Somente com ações concretas e conscientização podemos garantir que as gerações futuras possam desfrutar de um ambiente mais saudável e equilibrado. Juntos, podemos fazer a diferença e assegurar um futuro mais verde para todos.

Leia Também:  Fique atento aos sinais de surdez na criança

 

*Jean Lucas Teixeira de Carvalho – Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande.

Jean Lucas Teixeira de Carvalho – Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA