Opinião
Cracolândia: Internação compulsória ou adoção?
Opinião

Por: João Victor
A pouco tempo vem se ouvindo falar sobre a luta de Doria, prefeito de São Paulo, contra a criminalidade e as Drogas. Vê também sua batalha contra ruas limpas e muros sem pichações. Acontece que ele também vem agindo de forma notória e consequentemente recebendo críticas pelos seus atos contra a Cracolândia.
Pensa no seguinte: imagina que você tem um familiar doente, escravo das drogas, morando nas ruas, sem sequer chances de se sobressair em meio social e se afundando cada vez mais numa lama escura que todos veem, mas ninguém faz nada.
Pois era isso que estava acontecendo em São Paulo, aquele lugar estava repleto de usuários esquecidos e abandonados pela sociedade. Vinham e iam prefeitos e ninguém fazia nada. Aqueles usuários, em sua grande maioria quando não tinham dinheiro para alimentar seus desejos insanos por drogas, iam para as ruas roubar pessoas de bem.
Como pode se dizer que Doria é fascista se ele está dando uma oportunidade para aqueles que estavam no lamaçal se reerguerem?
As drogas são atualmente as maiores causadoras de mortes e dores nas famílias, ela chega invisível, como se não quisesse nada. Através de um amigo ou de um parente e quando você olha para si, já está no fundo do poço, sem ter para onde ir.
O que Doria está fazendo, outros prefeitos já deveriam ter feito a muito tempo. Mas uma coisa anda acontecendo e são as críticas. Pois será que aqueles que criticam o atual prefeito de São Paulo, teria coragem de adotar em sua casa os moradores de ruas? Ou alimentar o desejo de drogas que atingem a maioria daquele lugar?
– A resposta é não!
As pessoas que dizem lutar pela liberdade e direitos humanos, as que também criticam a atitude do prefeito deveria ADOTAR um usuário, ou se colocar no lugar dos moradores que vivem próximas a Cracolândia.

Opinião
Quem nunca fez dieta após a virada do ano?

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma dieta após as festas de final de ano! É clichê mas é ao mesmo tempo muito atual. No final do ano várias promessas são feitas e com certeza cuidar da saúde sempre está na lista. Mas a que custo?
Às vezes esse desespero pela boa forma é tão grande que leva a procura de dietas milagrosas que na maioria das vezes traz mais danos que benefícios. A sensação de que estamos pesados, de que estamos intoxicados e até mesmo com a auto estima abalada favorece as tomadas de decisões impensadas com foco só na balança.
As dietas na maioria são muito restritivas e com isso comprometem o fornecimento de nutrientes, dificultando o metabolismo por falta de matéria prima para as atividades, incluindo a queima de gordura.
Sim, é isso mesmo que você leu: emagrecer depende de comer com qualidade e não somente diminuir quantidade. Restrição calórica é diferente de déficit calórico. Quantas dietas com baixa calorias você já fez? e porque está aqui lendo este artigo? Se dietas funcionassem provavelmente vc já fez algumas não estaria em busca de nenhuma mais.
Existe uma taxa de calorias necessárias para o desenvolvimento das atividades basais e isto merece ser respeitado para uma perda progressiva de gordura corporal. As dietas milagrosas prometem perda de peso, quando na verdade só se consegue na maioria, apenas uma desidratação temporária.
Sabia que os primeiros quilos perdidos correspondem à água? A queima de gordura é mais demorada porque o corpo se adapta para não perder gordura. Perder peso exige constância! Constância em montar um prato saudável, com mais alimentos in natura (da feira), constância em se mexer diariamente, constância em preservar as horas de sono, constância em aliviar estresse de forma correta e não somente cortar calorias.
O processo do emagrecimento duradouro começa com mudanças de comportamento. A obesidade para ser tratada exige muito mais de terapia comportamental do que redução de comida pura e simples. A forma como você lida com a comida faz toda diferença na perda de peso e na manutenção de um estilo de vida saudável.
As dietas milagrosas têm prazo para começar e terminar e normalmente terminam quando a sua saúde já piorou um tanto com essas restrições. Se posso te ajudar? Comece a sua lista de promessas para o próximo ano, com a busca por um nutricionista que não só calcule dieta mas que te ensine estratégias para comer melhor a cada dia para que no final do próximo ano, você nem se preocupe com este assunto e apenas recomece a vida com a mesma tranquilidade que terminou os 365 dias.
A melhor dieta é aquela que você consegue executar. Tudo é difícil! Portanto não é da blogueira, não é da capa da revista, não é a da vizinha.
Existem particularidades que devem ser levadas em conta na hora de começar um processo de perda de peso.
Eu prefiro chamar isto de mudança de estilo de vida em busca de qualidade de vida. Ao contrário das dietas, esta mudança não tem prazo para terminar. Busque ajuda e comece este ano uma nova vida mais coerente e leve!
Ira Soraya C. Arruda é nutricionista e integra a equipe multidisciplinar do IGPA
-
Política6 dias atrás
“Programa Ser Família chegou na hora da fome”, diz Virgínia Mendes
-
Emprego4 dias atrás
Sine-MT disponibiliza 2,5 mil vagas de emprego nesta semana
-
Polícia6 dias atrás
Sema e Batalhão Ambiental de MT aplicaram R$ 6,8 milhões em multas
-
Esporte5 dias atrás
Secretário diz que governo investirá gradualmente em cultura e esporte
-
Entretenimento5 dias atrás
Alunos da MT Escola de Teatro se apresentam em Mostra de Cenas
-
Educação4 dias atrás
Kalil entrega mais uma obra à EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias
-
DESTAQUE5 dias atrás
Secretário e adjunto de Serviços Públicos vistoriam mutirão de limpeza
-
Política5 dias atrás
Emanuel Pinheiro paga salário nesta terça-feira (31)
2 Comments
Você precisa estar logado para postar um comentário Login