Mundo
Manifestação em apoio a Trump termina com distúrbios e detidos na Califórnia
Mundo
Confusão ocorreu em Huntington Beach. Outras cidades também tiveram passeatas em apoio ao presidente americano.
o menos duas pessoas foram detidas neste sábado (25) durante um confronto entre simpatizantes e críticos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido durante uma passeata em Huntington Beach, na Califórnia.
Segundo pôde constatar a Agência Efe, a manifestação organizada nesta cidade por simpatizantes de Trump terminou em distúrbios quando encontrou um grupo de opositores ao presidente.
A polícia local teve que intervir para apaziguar os ânimos e deteve pelo menos duas pessoas, de acordo com a Efe. Já a TV local KTLA afirma que três pessoas foram detidas.
Uma jornailsta do “Los Angeles Times” postou no Twitter um vídeo que mostra uma das brigas; assista abaixo:
A passeata nesta cidade ao sul de Los Angeles foi uma das várias realizadas neste sábado em diversas cidades do país, nas quais os apoiadores de Trump saíram às ruas para expressar seu respaldo, um dia depois que sua proposta de lei para substituir a reforma da saúde promulgada em 2010 não prosperou por falta de acordo dentro do Partido Republicano.
“Ainda estamos percebendo que Donald Trump está na presidência, o que queremos dizer às pessoas é que têm que respeitar o chamado de Deus, porque ele permitiu que Trump fosse eleito”, disse à Efe Mary Velasquez, uma latina que marchou na rica Huntington Beach.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/y/Q/xiZAMmTmaGHYvKA7ykSQ/apoio-trump.jpg)
Manifestantes marcham em apoio a Donald Trump neste sábado (25) em Huntington Beach, na Califórnia (Foto: Mark RALSTON / AFP)
Os eleitores de Trump não qualificaram como fracasso o fato de os republicanos não terem alcançado nesta sexta-feira o consenso necessário para levar adiante o projeto de lei de saúde com o qual queriam substituir a reforma da saúde impulsionada pelo ex-presidente Barack Obama, conhecida como “Obamacare”.
“Não perdemos nada, só não se chegou a um acordo. Estamos pedindo unidade em torno do presidente e seu gabinete”, destacou María Quintanilla, outra hispânica presente na passeata.
Apoio em outras cidades
As manifestações a favor de Trump ocorreram também em estados como Rhode Island, onde os apoiadores do presidente chegaram até o município de Providence e se enfrentaram verbalmente com opositores, em meio à forte presencial policial.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/9/O/0V2XfHR4yLvYfyzBsBOQ/trump-la.jpg)
Apoiadores de Trump se concentraram diante da estrela dedicada a ele na Calçada da Fama em Hollywood (Foto: Mark RALSTON / AFP)
Em cidades como Seaside Heights (Nova Jersey) e Filadélfia (Pensilvânia), as demonstrações de respaldo foram dirigidas também ao vice-presidente Mike Pence e às forças armadas.
Em Hollywood, cerca de 50 apoiadores do presidente se concentraram diante da estrela dedicada a Donald Trump na Calçada da Fama, enquanto na capital do estado, Sacramento, se repetiram as manifestações de apoio ao presidente.
Pelo Twitter, o presidente agradeceu o apoio nas manifestações. “Obrigado por toas as passeatas Trump de hoje. Apoio incrível. Nós todos vamos fazer a América grande de novo”, postou.

Mundo
Erdogan toma posse para novo mandato e promete buscar união na Turquia

O presidente turco, Tayyip Erdogan, foi empossado para um novo mandato presidencial neste sábado (3), após vencer a reeleição no último fim de semana, estendendo seu governo para uma terceira década.
“Eu, como presidente, juro pela minha honra e integridade, diante da grande nação e história turcas, que protegerei a existência e independência do nosso Estado”, disse Erdogan, durante uma cerimônia no Parlamento em Ancara, transmitida ao vivo.
Líder mais longevo da Turquia, Erdogan levou 52,2% dos votos no segundo turno realizado em 28 de maio. A sua vitória eleitoral desafiou a maioria das pesquisas de opinião e aconteceu apesar de uma crise de custo de vida que parecia ter prejudicado suas perspectivas.
O novo mandato de cinco anos permite que Erdogan prossiga com políticas cada vez mais autoritárias que polarizaram o país – membro da Organização do Tratado do Atlêntico Norte (Otan) –, mas fortaleceram sua posição como potência militar regional.
Mais tarde, no palácio presidencial, Erdogan adotou um tom conciliatório. “Vamos abraçar todos os 85 milhões de pessoas, independentemente de suas opiniões políticas. Vamos deixar de lado o ressentimento do período eleitoral. Vamos procurar maneiras de reconciliar”, afirmou.
Erdogan nomeará seu novo ministério ainda neste sábado e deve sinalizar uma mudança em sua abordagem pouco ortodoxa à política econômica.
Ele deve incluir o ex-ministro das Finanças, Mehmet Simsek, segundo a Reuters publicou mais cedo nesta semana, o que indicaria um potencial retorno a uma ortodoxia econômica maior, incluindo possíveis aumentos da taxa de juros.
Simsek era bem cotado pelos investidores quando foi ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro entre 2009 e 2018. Um papel chave para ele poderia marcar um afastamento de anos de manutenção de baixas taxas de juro, apesar da alta inflação, e controle forte do Estado aos mercados.
Fonte: EBC Internacional
-
Política3 dias atrás
Madrinha da causa social, primeira-dama Virginia Mendes comemora natalício
-
Política5 dias atrás
Deputado Cattani e o vereador Ademir, de Rosário Oeste: parlamentares têm algo em comum
-
Polícia5 dias atrás
IML busca familiares de homem morto em Várzea Grande para liberação de corpo
-
Polícia5 dias atrás
Forças de segurança prendem três pessoas e impedem invasão de terras em Poxoréu
-
Polícia6 dias atrás
Homem é preso por maltratar filha com deficiência intelectual
-
Polícia5 dias atrás
Rotam prende suspeito de roubar e ameaçar taxista e recupera veículo
-
Polícia5 dias atrás
Homem é preso após ameaçar esposa e filhas de morte
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil fecha festividades de aniversário com 1º Torneio de Tiro
Você precisa estar logado para postar um comentário Login