VÁRZEA GRANDE

Mundo

Alemanha cria financiamento para apoiar vítimas de enchentes

Publicado em

Mundo


Uma autoridade de resgate diminuiu as esperanças nesta quarta-feira (21) de encontrar mais sobreviventes nos escombros das vilas devastadas por enchentes no oeste da Alemanha, enquanto uma pesquisa mostrou que muitos alemães sentem que os parlamentares não fizeram o suficiente para protegê-los.

Pelo menos 170 pessoas morreram nas enchentes da semana passada, o pior desastre natural da Alemanha em mais de meio século, e milhares estão desaparecidas.

“Ainda estamos procurando pessoas desaparecidas enquanto limpamos estradas e bombeamos água para fora dos porões”, disse Sabine Lackner, vice-chefe da Agência Federal para Emergências Técnicas (THW) da Alemanha.

Para alívio imediato, o governo federal fornecerá inicialmente até 200 milhões de euros em apoio emergencial, e o ministro das Finanças, Olaf Scholz, disse que mais ajuda pode ser disponibilizada, caso seja necessário.

Isso se somará a pelo menos 250 milhões de euros que serão fornecidos pelos estados atingidos para reparar edifícios e infraestrutura local danificada e para apoiar as pessoas em situação de crise.

Leia Também:  Espanha permitirá entrada de viajantes vacinados de países fora da UE

Scholz afirmou que o governo contribuirá com os custos da reconstrução da infraestrutura, como estradas e pontes. A extensão total dos danos não está clara, mas Scholz declarou que a reconstrução após enchentes anteriores custou cerca de seis bilhões de euros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mundo

Meteoro ilumina os céus da Noruega; parte pode ter caído perto de Oslo

Publicados

em


Um “meteoro anormalmente grande” iluminou brevemente o céu no sul da Noruega neste domingo (25), causando um som espetacular e um feixe de luz. Uma parte dele pode ter atingido a Terra, possivelmente não muito longe da capital Oslo, disseram especialistas. Não há relatos imediatos de ferimentos ou danos. 

Relatos de avistamentos do meteoro começaram a chegar por volta da 1h da manhã, com o fenômeno sendo visto até em Trondheim, cidade mais ao norte do país nórdico.

Uma câmera em Holmestrand, ao sul de Oslo, capturou uma bola de fogo caindo do céu e explodindo em um flash brilhante iluminando uma marina.

A rede norueguesa Meteor segue analisando imagens de vídeo e outros dados para tentar localizar a origem e o destino do meteoro.

Dados preliminares sugerem que um meteorito pode ter atingido a Terra em uma grande área arborizada, chamada Finnemarka, apenas a 60km a oeste da capital Oslo, segundo a rede.

“Isso foi uma loucura”, disse Morten Bilet, da Meteor. Ele viu e ouviu o meteoro.

Leia Também:  Rei emérito Juan Carlos deixa Espanha em meio a investigação

“O que tivemos na noite passada foi uma grande rocha viajando provavelmente entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteróides. E quando isso acontece, cria um estrondo, luz e muita empolgação entre nós (especialistas) e talvez algum medo entre outros”, disse Bilet.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA