ACORIZAL-MT
Mutirão de Cidadania do Governo de MT estará em Acorizal nesta segunda-feira (20)
Moradores de Acorizal serão atendidos no Centro de convivência Laura Figueiredo de Sá, das 8 às 17 horas
GERAL

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), realiza mutirão na segunda-feira (20.03) voltado para a prevenção e combate à violência doméstica no município de Acorizal, com o projeto Ônibus Lilás e outros serviços de cidadania. Os moradores de Acorizal serão atendidos no Centro de Convivência Laura Figueiredo de Sá, das 8h às 17 h.
“O mês de março está repleto de ações direcionadas às mulheres. Aguardamos a presença das moradoras de Acorizal no mutirão, que contará com a equipe do Ônibus Lilás. Todos os detalhes desta programação foram idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes, que tem o olhar social voltado para a prevenção e o combate à violência doméstica, além de serviços de cidadania”, disse a secretária interina Grasielle Bugalho.

Mutirão da cidadania no município de Barão de Melgaço.
Créditos: João Reis/Setasc
Encorajar para uma nova vida
“O projeto do ônibus Lilás é importante porque o propósito desta ação é promover políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres. Nós precisamos intensificar essas ações, para além de garantir a segurança, encorajar as mulheres que vivem em situação de violência doméstica a saírem dessa situação e ter uma nova vida”, explicou a primeira-dama Virginia Mendes.

Mutirão da cidadania no distrito de Coxipó do Ouro/Créditos: João Reis/Setasc
De acordo com o secretário adjunto de Direitos Humanos, Kenedy Dias, a previsão é de atender nesse grande mutirão mais de 1,5 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. A programação conta com a parceria dos municípios, por meio dos seus profissionais da pasta de Assistência Social municipal.


Créditos: João Reis

GERAL
Indea atende portaria do Ministério da Agricultura e suspende eventos com aglomeração de aves
Indea registrou, em 2022, 29 eventos que movimentaram 7.196 aves

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) atendeu à portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e suspendeu as autorizações para realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos que promovam aglomeração de aves por um período de 90 dias.
A decisão do Mapa foi publicada nesta quinta-feira (30.03) e interrompe, em todo território nacional, a realização de eventos em que haja a presença de ave. A medida tem caráter preventivo e foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.
A suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, conforme ressalta a portaria.
Em Mato Grosso, em 2022, o Indea registrou 29 eventos que movimentaram 7.196 aves. Segundo levantamento do Indea, as ações ocorreram predominantemente em municípios com avicultura comercial, sendo a maioria dos eventos torneios de canto.
FONTE/SECOM/MT
-
Entretenimento4 dias atrás
2ª edição do Refestela Cuiabá abre as comemorações do aniversário de 304 Anos da cidade
-
Política5 dias atrás
Botelho diz que menção do seu nome é uma honra
-
Política6 dias atrás
Câmara de VG debate implantação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher
-
Política6 dias atrás
Nossa Senhora do Livramento recebe na 2ª feira (27) mutirão
-
Esporte5 dias atrás
Botafogo vence e avança para a decisão da Taça Rio
-
Política6 dias atrás
Decreto institui calendário de feriados e pontos facultativos
-
Esporte7 dias atrás
Internacional encara o Caxias neste domingo em jogo decisivo
-
Política6 dias atrás
Botelho comemora destacada menção do seu nome nas pesquisas internas