COM APOIO DA SECEL
Taça das Favelas Mato Grosso será lançada nesta sexta (27); jogos ocorrem a partir de sábado (28)
A competição estadual define a seleção que representará Mato Grosso na etapa nacional
Esporte

A edição 2024 da Taça das Favelas Mato Grosso será lançada nesta sexta-feira (27.09), a partir das 19h, no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano. Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a competição define a seleção que representará Mato Grosso no campeonato de futebol de campo disputado entre favelas do Brasil.
Durante o lançamento, será realizado o sorteio das chaves para os jogos que ocorrem de sábado (28.09) até a próxima terça-feira (01.10).
“Nos últimos dois dias, as favelas estiveram na fase de peneiras para montar as seleções que vão disputar o campeonato. É importante ressaltar que não se trata de uma disputa de times individuais, mas sim de seleções”, declarou o presidente da Central Única das Favelas em Mato Grosso, Anderson Zanovello.
Na categoria masculina, foram selecionadas as seleções dos bairros Santa Izabel, Novo Terceiro, Marajoara, Mapim, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, Canelas e Pedra 90. Na disputa feminina participam as seleções do Três Barras, Novo Colorado, Mapim e CPA 4.
No sábado (28), a competição começa às 7h e prossegue até às 13h. Já no domingo (29), as partidas serão realizadas a partir das 15h, e na segunda (30.09), às 20h. Na terça-feira (01.10), às 20h, acontecem as grandes finais da etapa estadual.
Para escolher as seleções de Mato Grosso que participam da etapa nacional da Taça das Favelas, em São Paulo, serão ainda realizadas peneiras entre os jogadores, na quarta-feira (02.10). Todos os jogos ocorrem no estádio do Liceu Cuiabano.
A edição estadual da Taça das Favelas em Mato Grosso é uma realização da Central Única das Favelas em Mato Grosso (CUFA-MT).

Esporte
Mato Grosso recebe Meeting Paralímpico e Fórum de Atletas Paralímpicos neste sábado
A programação incluirá provas de atletismo e natação, com disputas concentradas no Centro Olímpico de Treinamento e na Piscina da Universidade Federal de Mato Grosso

No próximo sábado (03/05), Mato Grosso se torna o palco de uma importante competição esportiva para atletas com deficiência, com o início do Meeting Paralímpico, a partir das 8h. O evento, idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), reúne competições de alto rendimento e iniciação esportiva no Estado.
A programação incluirá provas de atletismo e natação, com disputas concentradas no Centro Olímpico de Treinamento (COT) e na piscina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ambos em Cuiabá. O evento contará com atletas de alto nível e competições escolares que funcionarão como seletivas para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.
Além das competições escolares, o Meeting contará com outras modalidades, como as Paralimpíadas Universitárias, as Paralimpíadas Militares e as disputas Intercentros, voltadas para crianças de 7 a 10 anos dos Centros de Referência Paralímpicos do Estado. Ao todo, 140 esportistas se inscreveram para o evento, que também contará com 63 jovens de 11 a 17 anos na seletiva estadual das Paralimpíadas Escolares, representando diversos municípios de Mato Grosso.
Em paralelo ao Meeting, Cuiabá sediará o Fórum Regional de Atletas Paralímpicos, que ocorrerá de 3 a 5 de maio, no auditório da Arena Pantanal. O fórum tem como objetivo preparar os participantes para futuras representações do segmento, promovendo o fortalecimento do paradesporto no Brasil. O evento será realizado pelo CPB e reunirá atletas e outros profissionais da área.
O Meeting Paralímpico é uma ação do CPB para incentivar e desenvolver o paradesporto no país. Em 2023, o evento passou por diversos estados e, entre abril e agosto deste ano, visitará todos os estados e o Distrito Federal. Neste sábado (03/04), o Meeting também ocorrerá em Curitiba (PR).
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Judiciário6 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça condena mecânico por matar motorista de aplicativo e passageira em Várzea Grande
-
Polícia5 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça exige melhorias de acessibilidade em unidade de saúde da Prefeitura de Cuiabá
-
Emprego6 dias atrás
Sine tem 243 vagas de emprego e atende em novo telefone; confira
-
Variedades6 dias atrás
Recorde de chuvas em abril surpreende Cuiabá e especialistas
-
Esporte6 dias atrás
Cuiabá pode ter desfalque no ataque para a próxima rodada da Série B
-
Economia5 dias atrás
Carne bovina gera 90% da receita das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre de 2025