Esporte
Jô confirma fama de ‘rei dos clássicos’ e Corinthians está na decisão do Paulista
Esporte
Rivais ficam no 1 a 1 e time alvinegro vai decidir o título com a Ponte Preta
Dizer que Jô marcou um gol em clássico se tornou algo tão comum quanto ver o time alvinegro derrotando o São Paulo em mata-mata. A última vez que ocorreu o inverso foi em 2000. Com essa sequência, quase que rotineira, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o rival e vai para a decisão do Campeonato Paulista contra a Ponte Preta – a final dos sonhos para muitos torcedores saudosistas, reeditando a histórica decisão de 1977.
Jô conseguiu a incrível marca de fazer cinco gols em cinco clássicos. Balançou as redes de São Paulo (três vezes), Palmeiras e Santos. O jogador ainda se envolveu mais uma vez em polêmica. Desta vez, seu gol causou revolta no adversário, por uma suposta irregularidade.
No primeiro jogo da semifinal, o atacante escapou de receber um cartão e ficar fora da partida na arena graças a Rodrigo Caio, que admitiu ter cometido uma infração ao invés do corintiano. Neste domingo, não teve nada de fair play, pelo contrário. Nos minutos finais, com os ânimos aflorados, sobraram pancadas de todos os lados.
Ciente da necessidade de sufocar o adversário e marcar gols, Rogério Ceni escalou o São Paulo bastante ofensivo, com Gilberto, Pratto e Cueva. O Corinthians, que estreou o novo uniforme neste domingo diante de mais de 43 mil torcedores, cumpriu o prometido por Fábio Carille e marcou a saída de bola do rival, transformando o clássico em um bom jogo. Poderia ter sido ainda melhor se as equipes tivessem chutado mais ao gol.
O São Paulo, com dois atacantes altos, tinha como única jogada os cruzamentos de Wesley para a área. Quase sempre não dava em nada. A equipe quase não chutava ao gol de Cássio. O Corinthians jogava no contra-ataque e foi assim que conseguiu ter mais oportunidades. Romero chegou a acertar um chute na trave, antes do lance mais polêmico da partida.
Romero deu um pisão em Maicon, que ficou caído no gramado enquanto os jogadores do Corinthians tentavam chegar ao ataque. Na sequência do lance, o árbitro deu falta favorável ao time alvinegro, que bateu para a área e Jô desviou para o gol em posição duvidosa. O auxiliar Alex Ang Ribeiro ficou parado, claramente sem saber se validaria o gol ou não. Enquanto isso, os corintianos comemoravam e os são-paulinos reclamam e muito. Em vão.
A etapa final foi basicamente de um São Paulo desorganizado e disposto a arrumar confusão. Thiago Mendes foi expulso, mas outros poderiam ter tido o mesmo destino. Aos 38, Pratto ainda conseguiu marcar um gol, que não adiantou de nada. O Corinthians está na final e vai decidir o título em casa, justamente na partida de número 100 do clube na arena. Ao São Paulo, só resta juntar os cacos após a segunda eliminação em menos de uma semana e aproveitar as semanas sem jogos para se reerguer.
Esporte
Câncer de pâncreas: entenda doença que matou jornalista
Segundo o Inca, não existem sinais ou sintomas específicos cuja presença seja sinônimo de diagnóstico de câncer de pâncreas. Exames de imagem, como ultrassonografia (convencional ou endoscópica), tomografia computadorizada e ressonância magnética, são métodos utilizados no processo diagnóstico.
Conhecido pela voz marcante ligada a transmissões esportivas, o jornalista Léo Batista morreu no último domingo (19), aos 92 anos. Ele estava internado desde o início do mês no Hospital Rios D’Or, na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro, e enfrentava um câncer no pâncreas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pâncreas é um tipo de tumor maligno que normalmente não leva ao aparecimento de sinais e sintomas em estágios iniciais, mas apresenta alta taxa de mortalidade exatamente em razão do diagnóstico tardio.
Fatores de risco
Segundo o Inca, é possível identificar fatores de risco hereditários e não hereditários para o desenvolvimento do câncer de pâncreas – sendo que apenas algo em torno de 10% a 15% dos casos decorre de fatores de risco hereditários, incluindo síndromes de predisposição genética como:
– câncer de mama e de ovário hereditários associados aos genes BRCA1, BRCA2 e PALB2;
– síndrome de Peutz-Jeghers
– síndrome de pancreatite hereditária
Já os fatores de risco não hereditários incluem o tabagismo; o excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade); diabetes mellitus; e pancreatite crônica não hereditária. “Os fatores de risco não hereditários são passíveis de modificação, pois relacionam-se, em grande parte, ao estilo de vida”, destaca o instituto.
Exposição a solventes, tetracloroetileno, estireno, cloreto de vinila, epicloridrina, HPA e agrotóxicos também apresentam associações com o câncer de pâncreas. Agricultores, trabalhadores de manutenção predial e da indústria de petróleo são os grupos mais exposição a essas substâncias e apresentam risco aumentado para o desenvolvimento da doença.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pâncreas são fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, urina escura, olhos e pele de cor amarela, náuseas e dores nas costas. Essa variedade de sinais e sintomas, entretanto, não são específicos do câncer de pâncreas – e esse é um dos fatores que colabora para o diagnóstico tardio da doença.
“Vale chamar atenção para o diabetes, que tanto pode ser um fator de risco para o câncer de pâncreas, como uma manifestação clínica que antecede o diagnóstico da neoplasia. Assim, o surgimento recente de diabetes em adultos pode ser uma eventual antecipação do diagnóstico do câncer pancreático”, alerta o Inca.
Detecção precoce
A detecção precoce de qualquer tipo de câncer é uma estratégia utilizada para encontrar tumores em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
A detecção precoce, de acordo com o Inca, pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou mesmo de pessoas sem sinais ou sintomas, mas que pertencem a grupos com maior chance de ter a doença.
“Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de pâncreas traga mais benefícios do que riscos e, portanto, até o momento, ele não é recomendado”, destaca o instituto.
Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer é possível em apenas parte dos casos, já que a maioria dos pacientes só apresenta sinais e sintomas em fases mais avançadas da doença.
Diagnóstico
Segundo o Inca, não existem sinais ou sintomas específicos cuja presença seja sinônimo de diagnóstico de câncer de pâncreas. Exames de imagem, como ultrassonografia (convencional ou endoscópica), tomografia computadorizada e ressonância magnética, são métodos utilizados no processo diagnóstico.
Além disso, exames de sangue, incluindo a dosagem do antígeno carbohidrato Ca 19.9, podem auxiliar no raciocínio diagnóstico. O laudo histopatológico, obtido após biópsia de material ou da peça cirúrgica, define o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento para o câncer de pâncreas depende do laudo histopatológico (tipo de tumor), da avaliação clínica do paciente e dos exames. O estado geral em que o paciente se encontra no momento do diagnóstico, de acordo com o instituto, é considerado fundamental no processo de definição terapêutica.
“A cirurgia, único método capaz de oferecer chance curativa, é possível em uma minoria dos casos, pelo fato de, na maioria das vezes, o diagnóstico ser feito em fase avançada da doença. Nos casos em que a cirurgia não é apropriada, a radioterapia e a quimioterapia são as formas de tratamento, associadas a todo o suporte necessário para minimizar os transtornos gerados pela doença.”
Prevenção
A melhor forma de se prevenir o câncer de pâncreas, segundo o Inca, é assumir um estilo de vida saudável, incluindo as seguintes orientações:
– evitar a exposição ao tabaco da forma ativa e passiva;
– manter o peso corporal adequado, já que o excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade) também são fatores de risco para desenvolver diabetes, que aumenta o risco para câncer de pâncreas.
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil/
-
CARROS & MOTOS6 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Polícia3 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Polícia4 dias atrás
Ladrões tentam furtar padrão de energia em obra residencial em Poconé
-
Saúde5 dias atrás
Prefeitura de Livramento por meio da Secretaria de Obras faz retiradas de lixos e entulhos em bairros
-
Saúde7 dias atrás
Casos de dengue e chikungunya também assustam população de MT
-
Esporte7 dias atrás
CUIABÁ EMPATA COM OPERÁRIO NA ESTRÉIA DO CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
-
Saúde3 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Emprego3 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
Você precisa estar logado para postar um comentário Login