Cuiabá e Várzea Grande
Fase estadual de esportes individuais dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções começa sexta-feira (17)
O evento reúne 1.774 participantes representando 32 municípios e se torna a maior competição escolar de esportes individuais já realizada
Esporte
Estarão em disputa os títulos estaduais de atletismo, atletismo adaptado, badminton, karatê, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa, nos gêneros masculino e feminino. Atletas de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares e, os da faixa etária de 15 a 17 anos, nos Jogos Estudantis. Os campeões de cada modalidade e gênero representarão Mato Grosso nas fases nacionais de sua respectiva competição.
Distribuídas em espaços esportivos de Cuiabá e Várzea Grande, as competições ocorrem simultaneamente durante os dois dias, envolvendo uma organização estruturada de acordo com as regras e regulamentos de cada modalidade. Para isso, a Pasta Estadual conta ainda com o suporte das Federações Mato-grossenses de Atletismo, Badminton, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo e Tênis de mesa.
“Sem dúvida, é o maior evento da história dos esportes individuais nos jogos escolares. Junto com a Prefeitura de Várzea Grande e as Federações Esportivas, estamos tomando todos os cuidados para realizar as competições de forma bem organizada e garantir uma experiência excepcional aos jovens talentos do esporte em Mato Grosso”, enfatiza o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo da Cruz Luz.
Os Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses tiveram início em abril com disputas regionais das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, que estão sendo realizadas em 10 regiões do Estado. Para os esportes individuais, as competições foram divididas em duas partes, sendo que a primeira ocorreu em abril, no município de Sorriso, com ciclismo, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez.
Agenda das competições individuais
Com 602 atletas inscritos, o atletismo será disputado no COT UFMT, em Cuiabá, na sexta-feira (17), das 8h às 21h, e no sábado (18), das 8h às 17h30. A modalidade abrange 14 provas diferentes, como corridas de 100 a 3 mil metros rasos, corridas com barreira, lançamentos de peso e dardo, saltos triplo, em distância e em altura.
Na natação, serão 224 atletas competindo em 22 provas, que incluem nados borboleta, costas, peito, livre e medley, além dos revezamentos. As provas acontecem na Piscina Olímpica do Complexo Esportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, na sexta-feira (17), das 14h às 17h30, e no sábado (18), das 7h30 às 17h30.
As partidas de tênis de mesa serão realizadas no sábado (18.06), das 8h às 17h30, no Centro de Treinamento Cláudio Kano, localizado aos fundos do Centro esportivo Dom Aquino, em Cuiabá. Ao todo, 129 estudantes disputam os títulos da modalidade.
Jogado com raquete e uma espécie de peteca, chamada de volante, o badminton será disputado por 89 estudantes. As competições ocorrem no Ginásio Poliesportivo Antônio Sotero, localizado no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, na sexta (17.06) e no sábado (18.06), das 8h às 17h30.
O ginásio Poliesportivo Fiotão, em Várzea Grande, será o palco das competições de judô, karatê e taekwondo, na sexta-feira (17) e no sábado (18), das 8h30 às 18h. Juntas, as três modalidades reúnem 378 atletas.
Cabe destacar que em todas as modalidades, haverá intervalo para almoço nos horários das 11h30 às 13h30.
Esporte
Ancelotti elogia Estêvão e aprova Militão na lateral após vitória sobre Senegal
Ancelotti celebra triunfo por 2 a 0, destaca gol de Estêvão e avalia Militão positivamente na lateral-direita
O técnico Carlo Ancelotti saiu satisfeito da vitória por 2 a 0 da Seleção Brasileira sobre Senegal, neste sábado (15/11), em amistoso no Emirates Stadium, em Londres. Em coletiva, o treinador destacou o comprometimento defensivo do time e a eficiência do ataque para garantir o resultado.
“Foi um jogo muito bonito, com sacrifício e concentração a nível defensivo. Gostei do trabalho feito, do sacrifício, dessa ideia do jogo que queríamos fazer bem com qualidade, concentrados defensivamente, e todos os jogadores trabalharam muito bem. Muita pressão na primeira parte, controle na segunda parte, porque não precisamos da pressão muito alta como na primeira parte. A qualidade dos jogadores na frente fez a diferença”, destacou.
Uma das apostas da comissão técnica foi escalar Éder Militão na lateral-direita, função que ele desempenhou até a lesão de Gabriel Magalhães, aos 18 minutos do segundo tempo. Para Ancelotti, a decisão funcionou bem.
O italiano também fez questão de elogiar Estêvão, autor do gol que abriu o placar. O jovem atacante vive boa fase: marcou quatro vezes nos últimos seis jogos.
“É uma surpresa ver um jogador tão jovem com esse tipo de talento. É muito preciso e muito contundente. O Brasil com ele tem um futuro garantido”, pontuou.
Ancelotti volta a comandar a equipe na terça-feira (18/11), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Pierre-Mauroy, em Lille, na França.
-
Cidades4 dias atrásPrefeito de Brasnorte é acusado de efetuar disparos de arma de fogo próximo a bar
-
Claro e Escuro7 dias atrásWanderley Cerqueira sai em defesa de Samir Japonês e tensiona evento
-
Variedades5 dias atrásOnça-pintada é símbolo de resistência no dia 12 de novembro, dia do Pantanal
-
Saúde5 dias atrásCuiabá conclui avaliação nutricional de mais de 3,5 mil crianças da rede pública
-
Polícia6 dias atrásHomem é preso suspeito de tentar matar a própria mãe com pé de cabra
-
Polícia6 dias atrásAdolescente de 15 anos atropela menina de 11 durante perseguição policial
-
Judiciário6 dias atrásPrefeitura de Várzea Grande é alvo de denúncia por licitação milionária
-
Política5 dias atrásSardinha afirma: “Abro mão da indicação se o cargo valer mais que o povo”