no Maracanã
Evertton se emociona em vitória do Flamengo: “Sempre acreditei”
Jovem de 21 anos vai bem em seu primeiro jogo como titular de Tite e cita César Sampaio, Gerson, Pulgar, Ortiz e David Luiz como referências
Esporte

Pedala para o treino por 25 minutos, corta cabelo por R$ 15, sonha com um futuro melhor em chance num clube grande, desilude-se depois ao ser dispensado por dois gigantes do futebol brasileiro (Cruzeiro e Botafogo). Persevera, batalha e chega ao Flamengo. Vira profissional, faz um gol salvador num estádio complicado (Ligga Arena) e de repente é aplaudido pelo Maracanã. Aliás, ovacionado.
Essa retrospectiva da vida do jovem de 21 anos (leia detalhadamente sobre a carreira dele clicando aqui) retratada em uma pergunta feita em 30 segundos soou como um convite para o garoto revisitar o passado de dificuldades. Ouviu, parou, respirou, se emocionou e abriu o coração.
– Pô, cara, é difícil falar (enxuga lágrimas). É muito gratificante. Eu só tenho a agradecer a Deus. Eu sempre fui um cara que trabalhei bastante, sempre acreditei que as coisas dariam certo. Uma frase que eu sempre levo comigo, como eu falei na última entrevista, é “que Deus ajuda quem trabalha”. Eu acho que se eu continuar trabalhando, dando o meu melhor sempre, as coisas vão acontecer. E, graças a Deus, foi um sonho realizado, o Maracanã lotado, e eu jogando como titular. Fico muito feliz e realizado (veja a emoção de Evertton no vídeo acima).
A ovação que recebeu ao deixar o campo aos 41 minutos do segundo tempo foi justificada por uma atuação simples e muito eficiente. Força física, combate preciso – cometeu apenas uma falta e sofreu outra – e um jogo seguro na distribuição de bola, com 94% de acerto de passes (35 de 37 tentados) marcaram a participação do jovem de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro.
Ainda em fase de construção do próprio estilo de jogo, Evertton se diz um privilegiado por ter tanta gente qualificada ao redor para escutar. Desde a comissão técnica, onde há um dos grandes meio-campistas da história do futebol brasileiro, o ex-atleta César Sampaio, aos companheiros que dividem o setor com ele nos jogos e treinos do Flamengo.
– Gosto de marcar e sair para jogar. Jogo como primeiro e segundo volante. Joguei um pouco mais avançado hoje, saindo mais para o jogo. Referências dentro do clube temos David Luiz, que sempre passa informações para nós, o Gerson. E não só os jogadores, como também o Sampaio, que foi um craque na posição. Ele sempre tenta passar o que viveu para nós. Eu sempre escuto o máximo que posso dele para eu poder uma ter uma boa atuação dentro de campo.
– O Gerson, o próprio Ortiz e o Pulgar são referências para mim dentro de campo, na minha posição. O conselho deles é sempre bom. Eu sempre tento escutá-los e escutar o professor também para sempre conseguir dar o meu melhor – afirmou Evertton, cria de Santa Cruz, bairro de Volta Redonda e não o primo mais famoso da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ainda pouco íntimo dos microfones, o tímido Evertton chegou a se enrolar ao tentar definir a equipe do Bahia como uma força no meio-campo (veja no vídeo que abre a matéria entre 1min32s e 1min39s).
– Me senti muito feliz, muito realizado. Tive oportunidade no Campeonato do Carioca com o professor Mário Jorge. E agora eu tive a oportunidade com o Tite, meu primeiro jogo como titular. Foi um jogo muito difícil, né, cara? A equipe deles é bem… Bem classe… Bem boa ali, né? Eles trabalhavam bastante a bola, e a gente conseguiu dominar o jogo e sair com a vitória.
Porém, assim como Evertton rapidamente se soltou em campo para fazer uma ótima partida contra o Bahia, logo ele se acostumou com as perguntas e no final da entrevista já estava soltinho diante dos repórteres. Apesar de toda a humildade demonstrada com a fala mansa e a gratidão verbalizada aos que lhe ajudaram, não se fez de rogado ao admitir que fez “uma excelente partida”.
– Elenco muito forte, difícil a gente chegar já e jogar. De pouquinho em pouquinho nos treinos dando o melhor e mostrando que a gente pode, a comissão dá oportunidade. Eu aproveitei, fiz um excelente jogo e saímos com a vitória
Não é pecado olhar para si e reconhecer qualidades, o garoto foi bem mesmo. Passou no teste de fogo no Maracanã lotado e mostrou que tem condição de jogar no estrelado Flamengo 2024.
Fonte: Globo Esporte – https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/09/13/do-interior-a-ovacao-no-maracana-evertton-se-emociona-em-vitoria-do-flamengo-sempre-acreditei.ghtml

Esporte
Atleta mato-grossense conquista título de campeão Pan-Americano de Jiu-jutsu
Além do título conquistado, Leonardo também conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jutsu.

O atleta mato-grossense Felipe Leonardo conquistou o título de campeão no Pan-Americano de Jiu-Jtsu 2025, que ocorreu nos dias 19 e 23 de março, em Orlando, Florida (EUA). Para levar o título de campeão, Leonardo ganhou cinco lutas. O atleta compete na categoria pena (70kg) na faixa roxa.
Hoje referência, Felipe iniciou sua prática esportiva no projeto social Jiu-Jutsu Rotam. Além do título conquistado, Leonardo também conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jutsu.
-
Saúde3 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Polícia6 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Claro e Escuro6 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Federal prende maníaco com imagens de abuso sexual infantil em Várzea Grande
-
Judiciário6 dias atrás
Ex-PM recebe sentença de mais de 25 anos pela morte da ex-diretora do Sanear
-
Polícia6 dias atrás
Gaeco combate extorsão de comerciantes de água em Cuiabá, VG, Nobres e Sinop
-
Economia6 dias atrás
Com apoio da Sedec, Farm Show iniciou nesta terça-feira com expositores de 60 países
-
Economia5 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio