VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Cuiabá dá início ao Campeonato de Futsal

Trata-se da primeira grande mobilização social realizada pela pasta, criada no mês de agosto de 2020 na gestão Emanuel Pinheiro, para a efetivação de políticas públicas

Publicado em

Esporte

Foto: Gustavo Duarte - Secom Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Secretaria-Adjunta da Pessoa com Deficiência, dá início nesta segunda-feira (20), a partir das 16 horas, na Praça Popular, a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência- Humanizar e Incluir: É nas diferenças que somos iguais”. No dia 21 de setembro de 21 celebra-se o ‘Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência’, uma oportunidade para reflexão sobre a importância da inclusão social.

Trata-se da primeira grande mobilização social realizada pela pasta,  criada no mês de agosto de 2020 na gestão Emanuel Pinheiro, para a efetivação de políticas públicas.

Para dar início às atividades será realizado um campeonato de futsal: Meninos da Praça, além de apresentações culturais. As ações seguirão até sexta-feira (24) com uma extensa programação voltada para sensibilização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão dessas pessoas na sociedade, trazendo a acessibilidade como princípio da igualdade de direitos, valorizando a diversidade humana e as necessidades decorrentes das pessoas com deficiência.

Em cumprimento ainda as medidas de biossegurança em razão da pandemia causada pela pandemia causada pelo coronavirus, também serão realizadas atividades remotas.

“É a primeira vez que a categoria tem voz e vez dentro do poder Executivo Municipal. Já tivemos muitos avanços, porém muitos ainda serão conquistados. Ainda mais tendo ao lado um prefeito pautado na humanização dos serviços ofertados à população bem como uma atenção especial votada à pessoa com deficiência”, disse o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva- Rubinho da Guia.

Na terça-feira (21), serão exibidos vídeos sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência- PCD, além de uma palestra que também irá abordar sobre os direitos, porém na ótica do poder Judiciário. Essas atividades ocorrerão no período matutino, a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Já no dia 22 (quarta-feira), haverá uma palestra on line, sendo abordado o tema sobre a Nova Lei que rege o Benefício de Prestação Continuada- BPC- INSS.

E para marcar o encerramento da 1ª Semana,  no dia 24,  foi preparado um Desfile de Moda Inclusiva da Pessoa com Deficiência: “Porque a beleza está além dos nossos olhos”, a partir das 16 horas, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura Municipal de Cuiabá.

“Essa semana está sendo realizada no mês de setembro para celebrar o dia 21, sendo considerado o mês da pessoa com deficiência. Essa data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão social”, concluiu Rubinho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Ana Cristina passa por cirurgia no joelho e deve voltar a jogar após quatro meses

Ponteira da seleção brasileira foi submetida a artroscopia em Belo Horizonte após lesão sofrida na Liga das Nações.

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

A ponteira Ana Cristina, da seleção brasileira de vôlei, foi submetida a um exame no joelho esquerdo na noite da última quarta-feira (16/7), em Belo Horizonte.

Durante a intervenção cirúrgica, os profissionais confirmaram uma lesão no menisco medial e optaram pela sutura do local. Após um novo período de avaliação, a atleta iniciará o processo de fisioterapia. A expectativa é de que ela esteja apta a retornar às quadras dentro de três a quatro meses.

A contusão ocorreu no segundo set da vitória do Brasil sobre a França, em 10 de julho, durante partida válida pela Liga das Nações, disputada no Japão.

Esta não é a primeira vez que a jogadora enfrenta esse tipo de problema. Em 2023, Ana Cristina sofreu uma lesão semelhante, mas no joelho direito, também durante um compromisso com a seleção. Na ocasião, ela passou por cirurgia e enfrentou um tempo de recuperação semelhante, ficando afastada por cerca de quatro meses.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA