Esporte
Corinthians goleia Ponte e vai para Itaquera com título na mão
Esporte
A equipe da capital paulista venceu o time campineiro por 3 a 0 fora de casa com dois gols de Rodriguinho e um de Jadson
Da Redação
Em clima de nostalgia pela repetição das finais históricas de 1977 e 1979, o Corinthians garantiu neste domingo vitória de 3 a 0 sobre a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Com dois gols de Rodriguinho e um de Jadson, a equipe comandada por Fábio Carille jogará na Arena Itaquera, no próximo domingo, o jogo decisivo com a vantagem sobre o time campineiro, que terá de fazer no mínimo três gols de diferença para levar a partida para os pênaltis e manter a chance de ganhar o seu primeiro título em 117 anos de história.
O Corinthians, ao contrário de outras partidas em que ficou no campo de defesa esperando o contra-ataque, teve postura diferente desta vez, pelo menos no começo do primeiro tempo. Pressionou a Ponte Preta, com boa movimentação ofensiva, e, aos 17 minutos, fez o primeiro gol, com troca de passes entre Romero e Jô, que deixou Rodriguinho em ótimas condições para finalizar. O alto rendimento dos corintianos não durou muito e a Ponte começou a ter a posse de bola a partir dos 20 minutos, com algumas investidas ao ataque mas sem maiores problemas para o goleiro Cássio.
No segundo tempo, o Corinthians matou a partida. Aos 13 minutos, Rodriguinho fez jogada individual, passou por dois marcadores, e tocou para Jadson no canto direito da grande área para chutar e fazer o segundo gol. A Ponte teve em seguida duas oportunidades para empatar a partida, com Clayson e William Pottker, mas ambas foram desperdiçadas. Aos 34 minutos, Rodriguinho, o melhor jogador em campo, apareceu mais uma vez para fazer o terceiro gol do Corinthians e decretar a vitória, em jogada que começou com uma cobrança de lateral e acabou sobrando para o meia empurrar para a meta do goleiro Aranha.
Histórico
Há 40 anos, o duelo entre Corinthians e Ponte Preta, na final de 1977 – primeiro encontro dos times em uma final de campeonato – é um dos momentos mais icônicos do futebol brasileiro e, para os corintianos, talvez o mais emblemático por ter quebrado o jejum de 23 anos sem títulos – o último havia sido o Paulista de 1954. Na época, a final do Campeonato Paulista era decidida em três jogos – todos realizados no estádio do Morumbi naquele torneio.
O Corinthians venceu o primeiro por 1 a 0, perdeu o segundo por 2 a 1, de virada, e o terceiro ficaria efetivamente na memória com o fatídico gol de Basílio, em um bate e rebate na área, que garantiu a vitória por 1 a 0 ao Corinthians e o título do Paulista de 1977. Vale lembrar que a Ponte Preta era favorita na época por ter um elenco de peso formado por jogadores como Oscar, Polozzi e Dicá. A euforia pelo fim da seca foi tanta que a torcida repetiu a cena da classificação à final do Brasileirão do ano anterior, quando o Corinthians venceu o Fluminense nos pênaltis, em pleno Maracanã, e os alvinegros invadiram o gramado para festejar a ida à decisão.
No Campeonato Paulista de 1979, deu Corinthians novamente. Com os reforços de Sócrates e Biro-Biro, que depois virariam ídolos do clube, a equipe da capital venceu o primeiro jogo por 1 a 0, o segundo ficou empatado em 0 a 0 e o terceiro mais uma vitória corintiana por 2 a 0.
Fonte: Placar/Veja
Esporte
Botafogo visita o Inter para tentar garantir o título do Brasileiro
Rádio Nacional transmite partida decisiva a partir das 21h30
Mirando a conquista do segundo título em menos de uma semana, o Botafogo visita o Internacional, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (4) no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A Rádio Nacional transmite o confronto ao vivo.
O Alvinegro de General Severiano chega à partida em um momento especial: quatro dias após a inédita conquista do título da Copa Libertadores, alcançado com um triunfo de 3 a 1 sobre o Atlético-MG em Buenos Aires (Argentina). Porém, para garantir o Brasileiro nesta quarta não basta vencer, mas será necessário secar o Palmeiras, que medirá forças com o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte.
Apesar do momento festivo, o técnico Artur Jorge deixou claro, em entrevista coletiva concedida logo após a conquista do título continental, que o objetivo é “ganhar o título Brasileiro”. Para este jogo o Alvinegro tem um desfalque certo, o goleiro John, suspenso por acumulação de cartões. Já o zagueiro Bastos, com uma lesão muscular na coxa esquerda, é dúvida e pode ser substituído por Adryelson. Assim o Botafogo deve iniciar a partida com: Gatito; Vitinho, Adryelson (Bastos), Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Almada; Igor Jesus.
Já o Internacional chega ao confronto sem chance alguma de conquistar o Brasileiro, após ser derrotado por 3 a 2 pelo Flamengo no último domingo (1). Faltando apenas duas rodadas para o final da competição, o Colorado pode no máximo ser vice-campeão.
Segundo o técnico Roger Machado, o objetivo é terminar o ano na melhor posição possível na classificação: “Queremos colocar o clube na mais alta posição possível. Esperamos casa cheia [contra o Botafogo], pois será importante para acabar o ano em alta”.
O Colorado tem um ótimo retrospecto no Beira-Rio. A última derrota no estádio foi no dia 10 de julho, quando perdeu de 2 a 1 para o Juventude pela Copa do Brasil. Desde então disputou 13 partidas.
Fonte: Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2024-12/botafogo-visita-o-inter-para-tentar-garantir-o-titulo-do-brasileiro
-
Política4 dias atrás
CONSELHEIRO DO TCE-MT RECOMENDA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO EM VÁRZEA GRANDE
-
Polícia4 dias atrás
Homem de 31 anos é morto em confronto com a Rotam no Coxipó do Ouro, em Cuiabá
-
Polícia6 dias atrás
Advogada de 32 Anos morre em colisão entre caminhonete e carreta na BR-364
-
Política4 dias atrás
Virginia Mendes entrega chaves do sonho da casa própria para 100 famílias em Nova Canaã do Norte
-
Polícia2 dias atrás
Vencedor de prêmio histórico da Mega-Sena morre em clínica odontológica de Cuiabá
-
Esporte3 dias atrás
MT alcança 50 medalhas na edição nacional das Paralimpíadas Escolares 2024
-
Política3 dias atrás
GOVERNO DE MATO GROSSO IRÁ RECOMPOR PERDA TRIBUTÁRIA DO FETHAB DIESEL A MUNICÍPIOS AFETADOS
-
Política6 dias atrás
PREFEITA ELEITA FLÁVIA MORETTI PLANEJA REAJUSTE SALARIAL, PARA SECRETÁRIOS E CORTE DE SERVIDORES
Você precisa estar logado para postar um comentário Login