Libertadores 2025
Conmebol confirma uso de impedimento semiautomático nas finais da Libertadores e Sul-Americana
Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores com apoio do impedimento semiautomático, Lanús e Atlético usam o sistema uma semana antes
Esporte
A Conmebol anunciou, nesta quarta-feira (12/11), que as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana contarão com duas tecnologias de ponta: o impedimento semiautomático (SAOT) e a Tecnologia da Linha do Gol (GLT).
A decisão da Sul-Americana entre Lanús e Atlético acontece primeiro, no dia 22 de novembro. Já a grande final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, será disputada no dia 29 de novembro.
Tecnologia já foi usada antes
As ferramentas não são novidade: elas já foram usadas nas finais das competições em 2024 e também na Recopa Sul-Americana deste ano. Segundo a entidade, o sistema utiliza 24 câmeras espalhadas pelo estádio: 14 dedicadas à linha do gol e 10 ao impedimento semiautomático.
Essas câmeras têm alta resolução (mais de 500 pixels por metro) e capturam mais de 200 quadros por segundo, rastreando jogadores e bola em tempo real. No total, o sistema processa mais de um milhão de pontos de dados por segundo, garantindo precisão milimétrica nos lances mais polêmicos.
A tecnologia promete deixar as decisões mais justas e os torcedores com menos motivos para brigar com o VAR (pelo menos na teoria).
* Com informações de Rádio Itatiaia
*Sob supervisão de Daniel Costa
Esporte
Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025
Competição reúne 41 equipes de 25 municípios em disputas de basquetebol e voleibol entre os dias 14 e 16 de novembro
O município de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá) é o palco da primeira etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025, promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Entre sexta-feira (14.11) e domingo (16.11), 41 equipes de municípios de todas as regiões do Estado disputam os títulos estaduais de basquetebol e voleibol.
Após cinco etapas regionais realizadas ao longo do ano, a competição chega à fase estadual com seleções da categoria adulta, dividida em dois fins de semana. As disputas de futsal e handebol estão programadas para acontecer em Sorriso, entre os dias 21 e 23 de novembro.
Em Lucas do Rio Verde, a etapa estadual reúne as seleções campeãs e vice-campeãs regionais nas modalidades de basquete e vôlei. Ao todo, mais de 500 pessoas participam do evento, entre atletas, técnicos e dirigentes.
As delegações representam os municípios de Juara, Guiratinga, Rondonópolis, Vera, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Aripuanã, Pontes e Lacerda, Curvelândia, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Pontal do Araguaia, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Campo Verde, Araputanga, Comodoro, Matupá, Peixoto de Azevedo e Primavera do Leste.
As partidas de voleibol serão realizadas no Ginásio Ernesto Zortéa e no Ginásio Municipal Didé, enquanto as disputas de basquetebol acontecem no Ginásio de Esportes Pimpão e no Ginásio Ângelo Nadin.
A abertura oficial está marcada para sexta-feira (14.11), às 19h30, no Ginásio Ernesto Zortéa, localizado no bairro Pioneiro. O evento, aberto ao público, contará com autoridades locais e estaduais, além de apresentações artísticas e do acendimento do fogo simbólico dos Jogos.
O secretário da Secel, David Moura, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte mato-grossense:
“Chegamos à etapa final e em breve vamos conhecer as seleções campeãs mato-grossenses dos Jogos Abertos. Agradecemos a parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde na realização dessa etapa estadual e aos demais municípios pelo envolvimento que garante a continuidade da prática esportiva na categoria adulta. E parabéns às equipes participantes e finalistas, todas mostraram a força do esporte em Mato Grosso”, ressaltou o secretário.
Os Jogos Abertos Mato-grossenses são uma das principais competições esportivas do Estado, promovendo o intercâmbio entre municípios, o incentivo à prática esportiva e o fortalecimento do esporte amador adulto.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Polícia6 dias atrásPolícia desmonta produção irregular de leite e queijo em Rosário Oeste
-
Polícia5 dias atrásEmpresário de VG escapa de sequestro ao capotar carro e fingir estar morto
-
Judiciário6 dias atrásEntrega dos kits da 7ª Corrida do Judiciário será nesta sexta e sábado
-
Política6 dias atrásProjetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público
-
Política6 dias atrásSamir Japonês desafia Flávia Moretti e diz que prefeita “precisa de um coach comportamental”
-
Política6 dias atrásDeputado Max Russi realiza Summit Animal 2025 com lideranças e especialistas
-
Política5 dias atrásAudiência na ALMT discute impacto do ICMS e perdas para grandes municípios de MT
-
Esporte6 dias atrásHugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no WTT Champions de Frankfurt