MATO GROSSO
Xadrez contribui com a aprendizagem e o comportamento do estudante em sala de aula
Mais de 40 mil estudantes e professores de 154 escolas de 113 municípios já foram beneficiados por meio de parceria entre a Seduc e a Federação Mato-grossense Xadrez
Entretenimento

O estudante que pratica alguma modalidade esportiva e, sobretudo, o xadrez, está propenso a ter as melhores notas, além de apresentar um comportamento diferenciado no ambiente escolar. Quem afirma é o diretor regional de Educação do Polo Cuiabá da Secretária de Estado de Educação (Seduc), Fábio Bernardo. Segundo ele, o esporte se soma às demais práticas pedagógicas que valorizam o lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
“O estudante ouve, observa e fica mais concentrado com as aulas”, diz ele, ao destacar que houve uma grande contribuição por meio do projeto ‘Xadrez no Mato Grosso: Encaixando as peças no Estado’, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).
A Escola Estadual Governador José Fragelli, mais conhecida como Arena da Educação, instalada nas dependências da Arena Pantanal, em Cuiabá, se tornou a grande referência. A partir dessa experiência, escolas de todas as regiões também aderiram ao programa, beneficiando mais de 40 mil estudantes e professores de 154 escolas de 113 municípios.
No interior, a Escola Estadual Julieta Xavier Borges, localizada em Barra do Bugres, também se tornou referência beneficiando as turmas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Um sonho da comunidade estudantil que se tornou realidade no dia 13 de maio de 2022, com a implantação de um Clube do Xadrez.
O Clube do Xadrez é um polo de ensino da modalidade, ligado ao Programa de Massificação do Xadrez no Estado de Mato Grosso, projeto apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A iniciativa tem apoio do Programa de Ampliação do Acesso ao Esporte e Lazer, do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded-MT).
Em 2022, a pedagoga Sônia Reche iniciou na escola o projeto de xadrez, quando alunos ensinavam outros alunos, facilitando, desta forma, a implantação do Clube do Xadrez. Uma história com muitos personagens. Um deles é o professor Cleiton Marino Santana, presidente da Federação Mato-Grossense de Xadrez (FMTX) e diretor da Arena da Educação.
Uma prática coletiva que contribui para o bom rendimento escolar, na redução da evasão e na capacidade de raciocínio durante as tarefas escolares. É que no xadrez, silêncio é obrigatório. O esporte também requer concentração e disciplina. “A gente fica mais concentrado e pensa mais, principalmente quando a disciplina é matemática”, conta Julio, estudante do 2º ano do Ensino Médio na Arena da Educação.
Além de grande aproveitamento em ciências exatas, por meio da prática do xadrez o professor pode elaborar metas coletivas relacionadas à preservação da saúde e à alimentação, por exemplo. Um desdobramento concreto pode ser a criação de uma horta comunitária para abastecer a cozinha da escola, transformando princípios do esporte em ações práticas de responsabilidade coletiva.
Além de ações práticas, a Federação contribui com a doação de material esportivo e cursos de formação de arbitragem, organização de clubes e formação de xadrez educacional para os professores. “A Seduc sempre foi uma parceira da Federação Mato-grossense de Xadrez e abriu os caminhos para o desenvolvimento desse esporte no âmbito escolar. Por meio dessa parceria nossa meta será atender toda as escolas da rede estadual”, comemora Cleiton.
Fonte: Secom-MT

Entretenimento
Festival une ritmos regionais para comemorar aniversário de Cuiabá
Evento cultural gratuito é realizado com o patrocínio do Governo de Mato Grosso

Festival une ritmos regionais para comemorar aniversário de Cuiabá
31 de Março de 2023 às 11:19
Evento cultural gratuito é realizado com o patrocínio do Governo de Mato Grosso

“É um evento que vai propiciar muita cultura e entretenimento para a população. Vamos celebrar nossa capital e os ritmos irresistíveis que estão presentes na música e na dança da região”, relata o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Realizado pela Associação Mato-grossense de Cultura (AMC), o evento tem a proposta de exaltar a música regional e fazer uma interação com o carimbó, expressão cultural paraense de forte influência nos ritmos da baixada cuiabana.
“Nosso intuito é valorizar os artistas regionais e trazer um pouco da cultura que ajudou na formação de ritmos daqui, como o lambadão, lambadinha e rasqueado. Todos estão convidados para aproveitar momentos de muita animação”, convida o presidente da AMC, Marcos Levi.
Na sexta-feira (31.03), a programação começa às 19h com a banda Os Originais, e em seguida, com a cantora Meire Pinheiro. Na mesma noite, sobem ainda ao palco o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, os artistas Christopher Chaves e Roberto Lucialdo, além do mestre do carimbó paraense, o lendário cantor Pinduca.
No sábado (01.04), a partir das 19h30, a animação continua com o melhor do lambadão. O público poderá dançar e curtir com as bandas Megasom, os Federais, Real Som, os Originais e Erre Som.
Nos dois dias, o evento ocorre na praça do CPA II, em Cuiabá, com entrada gratuita.
-
Entretenimento4 dias atrás
2ª edição do Refestela Cuiabá abre as comemorações do aniversário de 304 Anos da cidade
-
Política5 dias atrás
Botelho diz que menção do seu nome é uma honra
-
Política6 dias atrás
Câmara de VG debate implantação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher
-
Política6 dias atrás
Nossa Senhora do Livramento recebe na 2ª feira (27) mutirão
-
Esporte5 dias atrás
Botafogo vence e avança para a decisão da Taça Rio
-
Política6 dias atrás
Decreto institui calendário de feriados e pontos facultativos
-
Esporte7 dias atrás
Internacional encara o Caxias neste domingo em jogo decisivo
-
Política6 dias atrás
Botelho comemora destacada menção do seu nome nas pesquisas internas