VÁRZEA GRANDE

AGENDA DE EVENTOS

Cine Teatro Cuiabá abre edital de chamamento público

Interessados devem enviar proposta até 20 de janeiro

Publicado em

Entretenimento

Fachada Cine Teatro Cuiabá - Foto por: Junior Silgueiro/GComMT

Artistas, empresas e produtores de eventos que desejam utilizar o Cine Teatro Cuiabá podem enviar o formulário de proposta de evento via e-mail até o dia 20 de janeiro de 2023, conforme o edital de chamamento público para o agendamento de eventos a serem realizados de 1º de fevereiro a 23 de dezembro de 2023.

O Cine Teatro Cuiabá está sob a gestão compartilhada da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em maio de 2016.

Além de apresentações artísticas, o espaço pode ser utilizado para atividades corporativas ou de formação como palestras, oficinas, cursos, debates, lançamento de livros, exposições, entre outras ações que promovam a reflexão e a difusão do conhecimento da arte, da educação e da cultura, desde que respeitadas as condições físicas e técnicas dos espaços, na sua totalidade.

Caminhos da Cultura – Créditos – João Felipe /SECEL

As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online disponibilizado no endereço eletrônico www.cineteatrocuiaba.org.br, ou mediante envio do Formulário de Proposta de Evento, pelo e-mail [email protected], até as 23h59 (horário de Cuiabá), do dia 20 de janeiro.

Leia Também:  Influencer faz tatuagem escondido da mãe e se arrepende ao ver resultado

O resultado preliminar da seleção será publicado até o dia 21 de janeiro, às 08h, no site www.cineteatrocuiaba.org.br. Recursos podem ser apresentados no e-mail [email protected], até o dia 23 de janeiro, das 08h às 23h59. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 24 de janeiro, no site do Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

Cine Teatro Cuiabá
Período de inscrições: até as 23h59 (horário de Cuiabá, do dia 20 de janeiro
Formulário online para solicitação de pauta, clique aqui
Edital 01/2023/CTC – Pauta Fomento e Sustentabilidade, clique aqui
Edital 02/2023/CTC – Sala Anderson Flores, clique aqui
Canais de informação: telefone/whatsapp: (65) 2129-3848 / e-mail: [email protected]
site: www.cineteatrocuiaba.org.br

Fonte: SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Entretenimento

Casa Barão abre as portas para o público infantojuvenil nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (19) tem Sarau Literomusical 100+1, projeto realizado pela Academia Mato-grossense de Letras, evento híbrido que conta com a parceria da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Publicados

em

Divulgação: SECOM MT

Aproveitando as férias escolares, a Academia Mato-grossense de Letras (AML) – uma instituição secular de Mato Grosso, localizada no prédio histórico cuiabano conhecido como Casa Barão -, inaugura o seu projeto Sarau Literomusical 100+1, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A programação 2023 inicia nesta quinta-feira (19.01), a partir das 15h, com o evento infantil “Era uma vez”.

Serão oito eventos até o mês de agosto, e a abertura é destinada especialmente ao público infantojuvenil (7 a 12 anos) – faixa etária que, em janeiro, não precisa necessariamente ficar em casa. Com a participação de artistas especialmente convidados, e escritores que têm assento na Academia, o “Era uma vez” apresenta programação dinâmica que combina  literatura, artes cênicas e música.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Devem ser realizadas via whatsapp, pelos celulares 98412 9090 (Zilda Carracedo) e 99227 6215 (Ronaldo Silva). Quem não puder assistir ao vivo, tem o recurso para ver em tempo real ou no pós evento: basta acessar o canal da AML no YouTube.

“Estamos começando 2023 com a realização desse projeto que abre as portas da Academia ao público, com muita alegria. Agradecemos a parceria da Secel-MT, que possibilitou a realização do Sarau Literomusical 100+1, continuidade de um projeto iniciado no centenário da instituição, incentivando a visibilidade dos saberes e fazeres culturais”, ressalta Sueli Batista,  presidente da AML.

O Termo de Fomento voltado a mútua colaboração foi uma das parcerias firmadas na gestão de Sueli, dando sequência ao estimulo às práticas culturais literárias e intercâmbio de experiências entre os “imortais”,  artistas e a comunidade.

Para esta primeira edição do sarau, Maurício Ricardo, ator e contador de histórias é o principal artista convidado. Pela AML participam os escritores Aclyse de Mattos, Maria Cristina de Aguiar Campos e Marta Cocco. Terá ainda singular participação do grupo musical infantil Pequena Luz.

Leia Também:  Veja algumas mudanças de visual nos cabelos das famosas

O espetáculo 

Divulgação: SECOM MT

Mauricio Ricardo é ator, produtor e contador de histórias em Mato Grosso, onde nasceu, no município de Santo Afonso. Foi fundador da Cia Porrada de Teatro e cofundador da Casa da Cena, espaço para vivências e pesquisas artísticas. Possui graduação em Letras com habilitação em língua francesa e suas respectivas literaturas pela UFMT. Desde o ano de 2003, vem atuando profissionalmente no Estado, ofertando oficinas e cursos nas áreas de contação de histórias e teatro infantil e adulto.

Mauricio vai levar à cena dois espetáculos literários no evento. O primeiro é “Lendas Negras da Baixada Cuiabana”, a partir de textos escritos pelo professor de Língua Portuguesa Hélio Taques e por Maurício. A proposta da encenação é perpetuar e proteger a memória de personagens mato-grossenses como Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia e Maria Taquara.

O segundo espetáculo propõe um mergulho na poética de Manoel de Barros a partir da oralidade. “As Tessituras de Manoel de Barros” é uma performance de contação de histórias baseada na obra homônima do escritor.

Pequena Luz

O grupo musical infantil Pequena Luz atua desde 2016, apresentando um trabalho voltado a música e dança. Fará duas apresentações especiais no evento, sob a direção de Késsia Regina de Oliveira, idealizadora do grupo.

É a terceira vez que se apresenta na Casa Barão. A primeira foi em dezembro de 2021, quando a Academia Mato-Grossense de Letras, realizou a cantata de Natal, nas janelas da sede. As meninas do Pequena Luz emocionaram o público com uma bela performance artística. E vai repetir a dose na próxima quinta-feira (19).

Escritores da AML

Divulgação: SECOM MT

Vão representar a Academia Mato-Grossense de Letras neste “Era uma vez” duas autoras e um autor, todos com expressivas trajetórias literárias. O trio tem experiência com literatura infantojuvenil e cada um selecionou trechos de suas respectivas obras para entreter o público, com ênfases cênicas e musicais.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá planeja exposição de obras selecionadas em editais emergenciais para cultura

Aclyse de Mattos nasceu em Cuiabá. É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Escritor e poeta com assento na Academia Mato-grosssense de Letras, Cadeira 3. Com 11 livros publicados, ele vai se valer de duas obras de sua autoria no evento: “Sabiapoca” e “Motosblim – a incrível enfermaria de bicicletas”, ambos com pegada infantojuvenil.

Maria Cristina de Aguiar Campos nasceu em Presidente Prudente (SP), mas tornou-se cuiabana já no seu primeiro ano de vida. Doutora em Educação (USP, 2007); mestra em Educação (UFMT, 1999); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (UFMT, 1995) e Semiótica da Cultura (UFMT, 1996). Professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pelo IFMT – Campus Cuiabá. Ocupa a Cadeira 16 na Academia Mato-grossense de Letras. É organizadora do site Biblioteca Digital do Intensivismo (www.intensivismo.com.br). É autora de seis livros e sua performance vai abranger trechos de duas obras: “Conferência no Cerrado” e “Papo cabeça de criança travessa”.

Marta Cocco nasceu em Pinhal Grande (RS), veio para Mato Grosso em 1992 e atualmente reside em Tangará da Serra. É professora de Literaturas da Língua Portuguesa da UNEMAT, tem mestrado em Estudos Literários (UFMT) e doutorado em Letras e Linguística (UFG). Integra a Academia Mato-Grossense de Letras – Cadeira 18. É autora de 16 livros, sendo 7 de literatura infantil. Para esta apresentação vai abordar alguns de seus escritos, do livro “As coisas cansadas das mesmas coisas”.

FONTE: SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA