VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande vai sediar etapa ‘Rio Cuiabá’ de Festival Estudantil Temático
A 18ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – Fetran, comporta 5 etapas regionais.
Educação

O município de Várzea Grande vai sediar pelo segundo ano consecutivo as competições da Etapa “Rio Cuiabá” do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran/MT). A abertura oficial da 18ª edição do festival ocorreu no dia 18 de maio no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em Cuiabá-MT e contou com a apresentação da peça: “TRÂNSITO UM LINDO SHOW” com alunos da “EMEB Eunice César de Melo”, dirigido pela professora Fábia Carla.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, Várzea Grande tem um histórico de vitórias no Festival, como ocorreu em 2019 com a participação da EMEB Abdala José de Almeida na etapa nacional em Brasília/DF. Alunos da escola do bairro São Mateus, apresentaram a peça “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” que foi campeã da etapa estadual no 16° Festival na categoria infantil.
No ano passado, além de diversas premiações nas categorias de destaque e revelação, as escolas da rede municipal conquistaram a premiação máxima em duas faixas etárias, sendo escolhidas para representar a região na etapa estadual do Festival. Foram elas: EMEB Professora Salvelina Ferreira da Silva, com o espetáculo “Nós e o Trânsito”, na categoria Infantil; e EMEB Gonçalo Domingos de Campos CAIC, com o espetáculo “Eita! Sonho ou Realidade?”, na categoria Infanto-Juvenil.
Segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso, Arthur Nogueira o festival visa sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, estabelecendo dessa forma o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas, por meio do teatro, como ferramenta didática.
A 18ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – Fetran, comporta 5 etapas regionais. Além da etapa Rio Cuiabá, Várzea Grande sediará a etapa final, programada para ocorrer no final de setembro, onde serão conhecidas e premiadas as peças vencedoras da etapa estadual.
Secom/VG

Educação
Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF: municípios têm até 31 de maio para rematricular 40% dos estudantes em situação de evasão escolar
A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança

A Atricon solicitou aos Tribunais de Contas para que orientem mais de dois mil municípios brasileiros participantes do Selo UNICEF a comprovarem que rematricularam pelo menos 40% dos estudantes que estavam em situação de evasão ou abandono escolar de acordo com o Censo Escolar/INEP de 2019.
O percentual é uma das diversas metas previstas pela metodologia do Selo UNICEF e deve ser registrado até o dia 31 de maio, próxima quarta-feira, no site plataforma.buscaativaescolar.org.br. Até o momento, 901 municípios ainda precisam informar que alcançaram o percentual previsto.
Busca Ativa Escolar
A meta de rematrículas no Selo UNICEF diz respeito à Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br), uma estratégia para apoiar gestões estaduais e municiais na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Selo UNICEF
Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, a estratégia Selo UNICEF (selounicef.org.br) objetiva estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na atual edição, que teve início em 2021 e segue até 2024, 2.023 municípios de 18 estados brasileiros aderiram voluntariamente à iniciativa, assumindo assim o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa busca contribuir para o alcance de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
Saiba mais
Clique aqui e conheça os 18 estados e os 2.023 municípios que fazem parte do Selo UNICEF.
Clique aqui e assista aqui o vídeo do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, e aqui o da oficial de educação do UNICEF e coordenadora da Busca Ativa Escolar, Daniella Rocha, sobre o *prazo para os municípios enviarem as informações.
Comunicação Atricon
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil fecha desmanche de caminhões na região do Pedra 90
-
Polícia6 dias atrás
Autor de abusos sexuais contra cinco menores de idade é indiciado pela Civil em dois inquéritos
-
Política7 dias atrás
MT lidera ranking de produção industrial no Brasil: “Ações do Governo promoveram a retomada da confiança dos empresários”
-
Polícia6 dias atrás
Homicida procurado pela Justiça é preso ao registrar boletim de ocorrência
-
Polícia5 dias atrás
Operação da Civil cumpre sete mandados contra envolvidos em sequestro e extorsão
-
Polícia4 dias atrás
Homem é preso em flagrante após agredir esposa grávida de sete meses
-
Polícia5 dias atrás
Autor de quatro homicídios é preso pela Polícia Civil em garimpo na região Norte
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar prende dupla suspeita por roubo, apreende celulares, drogas e arma