VÁRZEA GRANDE

7,2 mil candidatos

Unemat realiza vestibular em 15 cidades de Mato Grosso

Além dos candidatos, a Unemat mobilizou uma estrutura com 1.070 colaboradores para garantir a segurança e a realização das provas objetivas e de redação

Publicado em

Educação

Foto: Lygia Lima - Assessoria Unemat

No último domingo (12) foi realizado o vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que contou com a participação de 7.252 candidatos que compareceram aos locais de provas para disputar as 2.430 vagas oferecidas em 60 cursos de graduação. As provas transcorreram de forma tranquila nas 15 cidades mato-grossenses onde foi realizado.

Além dos candidatos, a Unemat mobilizou uma estrutura com 1.070 colaboradores para garantir a segurança e a realização das provas objetivas e de redação. Esses colaboradores incluem fiscais, pessoal da limpeza, motoristas, porteiros, pessoal de apoio, ledores e transcritores. Ao todo foram 32 locais de provas nos seguintes municípios: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Durante o processo seletivo, não foi registrada nenhuma ocorrência fora da normalidade. Os casos em que foi necessário eliminar algum candidato se deu por inobservância as proibições constates no edital como portar objetos eletrônicos como celulares, relógios ou armas brancas como canivetes. O diretor de Gestão da Concursos e Vestibulares da Unemat, professor Julio Bacovis, destacou que essa retomada dos vestibulares de forma presencial é um novo desafio.

Leia Também:  Cavalhada de Poconé ocorre neste domingo (26) após dois anos de hiato

“A Unemat já estava há dois anos sem realizar um grande concurso vestibular de forma presencial, mas a presença de candidatos de praticamente todos os estados brasileiros, e de tantos estrangeiros mostram o quanto a Unemat vem sendo respeitada dentro e fora de Mato Grosso. Mesmo assim, temos um grande número de mato-grossenses, que veem a Unemat como uma oportunidade de ter a vida transformada por meio da Educação”, afirmou.

De acordo com o perfil dos candidatos, a maioria é de Mato Grosso, quase 90% dos candidatos inscritos. Os cursos mais procurados foram Medicina, com 4.276 candidatos, e os cursos de Direito  oferecidos em Alta Floresta (256), Barra do Bugres (265), Cáceres (499), Diamantino (305), Pontes e Lacerda (334).

O tema da redação neste ano foi sobre os desafios e as formas de prevenção ao suicídio de jovens. A ausência registrada nas provas deste domingo é de 17,56%, o que totalizou 1.545 faltosos. Em todo o processo, oito candidatos foram eliminados e quatro abandonaram as provas antes de completar duas horas de prova e foram considerados desistentes.

Leia Também:  Pedido de isenção do Enem 2022 termina sexta-feira (15)

O resultado do vestibular da Unemat será conhecido no dia 22 de julho e as aulas começam em 8 de agosto. Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em: http://vestibular.unemat.br/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Inscrições para os Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio iniciam nesta segunda-feira

O ingresso será no primeiro semestre do ano letivo de 2023

Publicados

em

Foto: IFMT

Estão abertas as inscrições para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O período segue até 11 de setembro. O ingresso será no primeiro semestre do ano letivo de 2023.

São ofertadas 3.1 mil vagas, em diversos cursos, distribuídas para os Campi:  Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres – Professor Olegário Baldo, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda,  Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, São Vicente – Centro de Referência Jaciara, Sorriso, Várzea Grande, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Sinop.

Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, apresentar as informações exigidas no edital 071/2022 e ter em mãos o número do CPF e da cédula de identidade ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional.

Após preencher o questionário eletrônico no site http://selecao.ifmt.edu.br o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$50,00.

No dia 14 de setembro de 2022, o IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br.

O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição correspondente a 30% das vagas dos cursos, aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos descritos no item 5.1 do edital.

Leia Também:  Governo de MT vai destinar R$ 65 milhões para municípios agilizarem imunização

O candidato deverá encaminhar os documentos para isenção no período de 27 de junho a 20 de julho de 2022 (até às 17h), através deste link.  No dia 01 de agosto de 2022, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br.

O período para envio de documentos de candidatos na condição de pessoa com deficiência (PcD), Anexo VII, e na condição de cotista racial, Anexo VI e Anexo IX, será de 27 de junho a 11 de setembro, através dos links PcD ou de cotista racial.

O processo seletivo classificatório/eliminatório 2023/1 será de 40 (quarenta) questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa/Literatura e 20 de matemática, contendo cada uma delas 05 (cinco) alternativas, sendo uma única correta. Cada questão valerá 1,0 (um) ponto e abrangerá conteúdos programáticos pertinentes ao ensino fundamental (do 1º ao 8/9º anos), conforme Anexo XVIII.

As provas para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio serão realizadas no dia 09 de outubro de 2022, na cidade em que o candidato se inscreveu, das 14h às 17h. A duração dela será de 3 horas, incluindo o preenchimento do cartão- resposta.

O candidato deverá estar no local de realização de prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido da cédula de identidade original ou de outro documento oficial com foto e de validade nacional, com o qual tenha efetuado a inscrição, não serão aceitos documentos digitais. É importante observar atentamente a opção de local para realização da prova antes de efetuar o pagamento da inscrição, pois não haverá alteração de local de realização da mesma.

Leia Também:  "Valorizar a Educação é primordial em qualquer gestão", diz governador

O resultado do processo seletivo 2023/1 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

No dia 20 de dezembro de 2022, após 17h, serão divulgadas, no mesmo endereço eletrônico, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2023/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

O gabarito da prova objetiva será divulgado após às 12h do dia 10 de outubro de 2022, no site do IFMT. A divulgação oficial dos aprovados/classificados será no dia 20 de dezembro de 2022.

As matrículas dos aprovados serão realizadas, por ordem de chegada do candidato no campus ou campus avançado, dos dias 06 a 13 de janeiro de 2023 das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta, conforme publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo. A matrícula de todas as chamadas que vierem a ocorrer para este edital será realizada de forma presencial no IFMT – Setor de Registro Escolar no Campus para o qual o candidato pleiteou a vaga e foi aprovado. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA