Educação
Unemat oferta 23 vagas para mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Educação

Da Redação
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de Matemática (PPGECM) oferta 23 vagas para mestrado na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres.
As inscrições custam R$ 80, já estão abertas e vão até dia 30 de novembro.
O edital pode ser acessado clicando aqui.
O Programa oferta duas linhas de pesquisa: ‘Ensino, aprendizagem e formação de professores em Ciências e Matemática’ e ‘Tecnologias digitais no Ensino de Ciências e Matemática’.
O processo de seleção será dividido em três etapas: a primeira é análise de Currículo Lattes; a segunda é análise do Memorial Educacional (ME); e a terceira é a arguição do Projeto de Pesquisa e do Memorial Educacional.
O resultado final será divulgado até o dia 19 de março. O período de matrícula da 1ª chamada será nos dias 1º e 2 de abril e a segunda chamada será no dia 5 de abril.
Mais informações: (65) 3361-1413 e [email protected]

Educação
Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Escolas vão apresentar projetos sobre justiça climática; 18 estudantes representarão MT na fase nacional em Brasília

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14), a lista das 50 escolas estaduais selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento tem como foco a educação e a justiça climática, com protagonismo de crianças e adolescentes na busca por soluções ambientais.
A seleção ocorreu entre 7 e 11 de junho, durante conferências municipais que reuniram estudantes e professores em debates e atividades sobre mudanças climáticas e ações transformadoras nos territórios escolares. Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca engajar a comunidade escolar em práticas sustentáveis e reflexões críticas sobre o meio ambiente.
A etapa estadual será realizada de 5 a 7 de agosto, em Cuiabá, reunindo cerca de 50 estudantes e 50 professores, responsáveis por apresentar os projetos escolhidos nas conferências municipais. Ao final dessa etapa, 18 estudantes e um projeto serão selecionados para representar Mato Grosso na etapa nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com delegações de todo o país.
A conferência contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, assegurando diversidade e inclusão no processo de construção de propostas ambientais.
“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.
Os projetos são desenvolvidos a partir de atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva, com eleição de delegados e delegadas que representarão as propostas nas próximas fases. A conferência também oferece formação e intercâmbio de experiências com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.
O processo é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e valoriza o envolvimento direto das comunidades escolares na construção de soluções para os desafios ambientais locais e globais.
Confira abaixo a relação das escolas selecionadas.
Escolas Selecionadas para a Etapa Estadual MT VI CNIJMA (1).xlsx
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Judiciário7 dias atrás
Vigilante é condenado a 12 anos de prisão por tentar matar flanelinha em Cuiabá
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Cidades7 dias atrás
Nota MT sorteia R$ 900 mil e premia consumidores de 10 cidades
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
Você precisa estar logado para postar um comentário Login