VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

educação

Unemat encerra inscrições para Vestibular 2026/1 com 2.350 vagas em 59 cursos

Seleção oferece ingresso por prova ou por histórico escolar em 11 municípios do estado, com início das aulas previsto para fevereiro

Publicado em

Educação

Crédito: Deivid Sulzbacher Fontes

Nesta quinta-feira (16.10) serão encerradas as inscrições para o Concurso Vestibular 2026/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Esta edição oferta 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado. As inscrições custam R$ 180 para o seletivo por prova e R$ 60 para o seletivo por histórico escolar.

O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar. Para isso, deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.

Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O edital completo e a página de inscrições podem ser acessadas clicando aqui.

As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

O Vestibular 2026/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 30 de novembro, das 13 às 18 horas.

O resultado final será divulgado a partir do dia 30 de janeiro. O período letivo terá início no dia 23 de fevereiro. Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Assessoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98120-0095.

 

Cursos com ingresso por histórico escolar:

Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres

Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)

Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra

Ciências Econômicas (Noturno): Sinop

Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)

Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra

Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres

Engenharia Elétrica (Integral): Sinop

Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta

Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop

Gestão e Inovação em Agronegócios (Noturno): Tangará da Serra

História (Noturno): Cáceres

Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra

Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra

Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop

Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop

Sistemas de Informação (Noturno): Sinop

Tecnologia em Alimentos (Noturno): Barra do Bugres

Zootecnia (Matutino): Pontes e Lacerda

Cursos com ingresso por prova:

Agronomia (Integral): Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra

Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

Direito: Alta Floresta (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)

Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra

Medicina (Integral): Cáceres

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Cuiabá reforma 14 escolas para aprimorar estrutura e conforto de alunos e servidores

Obras incluem reparos elétricos, pintura, troca de telhados e entrega de novos equipamentos

Publicados

em

Foto: Jorge Pinho

Obras de manutenção e revitalização está sendo realizada  em 14 escolas municipais, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir mais conforto e segurança a alunos e servidores da rede.

Na tarde desta quarta-feira (5), o secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, acompanhou uma inspeção técnica com engenheiros civis na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Osmar José do Carmo Cabral, no bairro Osmar Cabral. Em seguida, a equipe visitou a Creche Municipal Maria Nery Batista Ribeiro, localizada na mesma região.

De acordo com o secretário, as intervenções incluem reparos na rede elétrica, pintura, substituição de portas e manutenção de telhados, além da entrega de novos equipamentos de cozinha e refrigeração.

“Estamos trabalhando, a pedido do prefeito Abilio Brunini, para levar esses serviços a mais de 20 escolas somente este ano. Uma das prioridades é garantir a refrigeração adequada nas salas de aula. Essas reformas também reforçam o forro e o telhado, assegurando boas condições de estudo e trabalho”, destacou Amauri.

A diretora da EMEB Osmar José do Carmo Cabral, professora Simone Aparecida da Silva, elogiou a iniciativa do secretário de acompanhar pessoalmente as demandas das unidades escolares.

“Em anos anteriores, tivemos apenas pequenos reparos. Agora, com essa reforma mais ampla, teremos um ambiente mais agradável e produtivo. Agradecemos à gestão municipal pela atenção e compromisso”, disse a diretora.

Já a professora Iraneiva Paixão, diretora do Centro Educacional Maria Nery, afirmou que a creche, inaugurada no início dos anos 2000, passa pela primeira reforma significativa em mais de 20 anos. Atualmente, a unidade atende mais de 60 crianças nas turmas de Pré I e II.

“Encaminhamos a demanda à Secretaria de Educação e fomos prontamente atendidos. A visita do secretário mostra o comprometimento da gestão com as escolas e com nossas crianças”, ressaltou.

Segundo Amauri Monge, o cronograma de obras seguirá ao longo de 2025, priorizando unidades que apresentam maior desgaste estrutural e necessidades de climatização.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA