VÁRZEA GRANDE

SELETIVO

Unemat divulga edital do Seletivo com 2.570 vagas para 62 cursos em 12 cidades

Poderão participar deste Seletivo todos os interessados que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020

Publicado em

Educação

Unemat - foto Divulgação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou nesta quarta-feira (21) o edital do Processo Seletivo 2021/2, para ingresso no segundo semestre deste ano. Esta edição oferta 2.570 vagas em 62 cursos, distribuídos em 12 municípios do Estado.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas de 26 de julho a 8 de agosto.

O edital pode ser acessado clicando aqui.

ENEM ANTERIORES

Poderão participar deste Seletivo todos os interessados que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, e que tenham obtido nota mínima de 200 pontos na Redação da edição apresentada pelo candidato.

No ato da inscrição, o candidato deverá marcar qual opção do curso, câmpus e categoria de cotas ao qual pretende concorrer, além de anexar fotografia e o boletim de desempenho no Enem.

O boletim poderá ser obtido clicando aqui.

Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha do candidato.

O processo seletivo terá duas fases: a primeira será o desempenho no Enem, e a segunda será a análise da documentação e o procedimento de verificação.

Cursos e Câmpus

Esta edição apresenta três turmas únicas de oferta especial em Cuiabá: uma turma de bacharelado em Engenharia de Produção Agroindustrial, uma turma de Tecnologia em Gestão Pública e uma turma de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação.

O curso de Engenharia terá aulas no período noturno de segunda a sexta-feira e no período diurno aos sábados. Já os cursos de Tecnologia serão no período noturno.

Também será ofertado o curso de bacharelado em Agronomia no município de Querência. O curso é em período integral.

Além dos cursos em Cuiabá e Querência, esta edição também oferta cursos em Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Cotas

Além das cotas para alunos oriundos de escolas públicas, dentro das quais estão inseridas cotas para indígenas e para estudantes pretos ou pardos, a Unemat também passou a incluir reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) a partir do ano passado.

Resultado

As inscrições deferidas serão publicadas no dia 9 de agosto, com a divulgação do desempenho preliminar da primeira fase no dia 12 e a divulgação do resultado preliminar da segunda fase no dia 27.

O resultado final será publicado no dia 1º de setembro, com matrículas de 2 a 9 de setembro.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em: www.unemat.br/vestibular.

Confira os cursos e locais

– Administração: Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

– Agronomia: Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina, Querência e Tangará da Serra

– Arquitetura e Urbanismo: Barra do Bugres

– Ciência da Computação: Barra do Bugres e Cáceres

– Ciências Biológicas: Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra

– Ciências Contábeis: Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

– Ciências Econômicas: Sinop

– Direito: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino e Pontes e Lacerda

– Educação Física: Cáceres e Diamantino

– Enfermagem: Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra

– Engenharia Civil: Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra

– Engenharia de Alimentos: Barra do Bugres

– Engenharia de Produção Agroindustrial: Barra do Bugres e Cuiabá

– Engenharia Elétrica: Sinop

– Engenharia Florestal: Alta Floresta

– Geografia: Cáceres e Sinop

– História: Cáceres

– Jornalismo: Tangará da Serra

– Letras: Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra

– Matemática: Barra do Bugres, Cáceres e Sinop

– Medicina: Cáceres

– Pedagogia: Cáceres, Juara e Sinop

– Sistemas de Informação: Sinop

– Tecnologia em Gestão Pública: Cuiabá

– Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação: Cuiabá

– Turismo: Nova Xavantina

– Zootecnia: Pontes e Lacerda

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Arena da Educação realiza campanha de arrecadação de livros
Propaganda

Educação

Cuiabá: evento da Educação registra mais de 4 mil visualizações

O Seminário Educação Básica foi aberto na manhã desta segunda-feira e prossegue até amanhã (27)

Publicados

em

Foto: Jorge Pinho

Cerca de 4.650 pessoas visualizaram esta manhã, a abertura do V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes. O evento acontece totalmente online e pode ser acompanhado no @portaldaescolacuiabana, no YouTube. O Seminário marca o início do segundo semestre na rede pública municipal de Ensino e foi aberto pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado e pela secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, que falaram para mais de 3 mil profissionais inscritos.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu o empenho de todos os profissionais na realização da quinta edição do evento. Em sua fala destacou a importância do Seminário Educação Básica no processo de formação continuada dos profissionais, e as ações da gestão municipal, na Educação.  

“Quero agradecer o empenho de todos os técnicos que em meio a pandemia, desenvolveram as ações necessárias para que a Educação em Cuiabá não parasse nesses um ano e quatro meses. A Educação foi desafiada e estamos superando esse desafio da melhor maneira possível”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

A gestora ressaltou algumas ações que fizeram e estão fazendo com que Cuiabá seja considerada uma referência na Educação como a implementação dos Programas de Alfabetização Cuiabana (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (Promp), a Prova Cuiabá, a entrega dos Kits Uniforme e de Material Escolar e, de 217 613 kits do Programa de Alimentação Escolar, em 2020/até julho de 2021, para estudantes beneficiários do programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social, os investimentos da gestão na formação continuada dos profissionais, e na melhoria da infraestrutura das unidades educacionais e, mesmo durante a pandemia, foram inaugurados dois novos Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) e a primeira Escola Cívico Militar da rede.

Edilene Machado anunciou a inauguração, ainda neste semestre, do maior Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede, com capacidade para atender 396 alunos da Educação Infantil, no bairro Aroeira e a entrega de mesas tabletes para as salas multifuncionais e reforçou o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de que as atividades presenciais na rede pública municipal de Educação sejam retomadas com segurança para estudantes e toda a comunidade escolar.

“As pessoas desconsideram o trabalho dos profissionais ao avaliarem a Educação. Não podemos ignorar o contexto de uma pandemia e os esforços dos profissionais, dos estudantes e suas famílias. Nesse processo, todos aprendemos e o ensino aprendizagem dos nossos estudantes não parou”, destacou.

Palestras

O V Seminário Educação Básica acontece nesta segunda e terça-feira (26 e 27). Na primeira palestra do dia, a Profª Dra. Katia Morosov Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fala sobre as tecnologias digitais e o trabalho e formação dos profissionais da Educação na contemporaneidade, com a mediação da Profª Ma. Zileide Lucinda dos Santos, coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

As 10h, o tema é o letramento e a alfabetização na 2ª Infância que envolve as crianças pequenas de 4 e 5 anos. A palestrante será a Profª. Ma. Gilvanira Maria Xavier de Freitas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de MT decide manter aulas não presenciais na rede estadual
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA