VÁRZEA GRANDE

MEIO AMBIENTE

Smecel e DAE abrem inscrições para concurso sobre Educação Ambiental

As inscrições para o 1º Concurso em Educação Ambiental “Uso Consciente da Água em Tempos de Pandemia” estão abertas e seguem até o dia 13 de agosto às 23h59

Publicado em

Educação

SECOM VG

As inscrições para o 1º Concurso em Educação Ambiental “Uso Consciente da Água em Tempos de Pandemia”, da Prefeitura de Várzea Grande, estão abertas e seguem até o dia 13 de agosto às 23h59. O concurso é coordenado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), e é direcionado aos alunos das escolas públicas municipais de Várzea Grande.

O concurso foi dividido em três modalidades: para alunos do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC), alunos do 4º e 5º anos e do 6º ao 9º anos. Os alunos do CBAC e do 4º e 5º anos concorrem com a criação de desenhos em papel A4 e os alunos do 6º ao 9º com poesia ou poema.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, ressalta que o concurso visa promover a criatividade em alunos da rede municipal de ensino por meio de produções artísticas e gêneros textuais sobre a importância do uso consciente da água em tempos de pandemia, despertando e fortalecendo sua responsabilidade socioambiental.

A escola deverá encaminhar a confirmação da participação da escola para o e-mail [email protected] com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo gestor escolar, contendo os dados escolares dos alunos participantes.

As produções artísticas serão examinadas pela comissão julgadora (formada por assessores técnicos da Smecel e do DAE/VG), seguindo os critérios de criatividade, originalidade e impacto do uso consciente da água de sua produção. Os gêneros textuais deverão apresentar os critérios de criatividade, clareza, coerência e impacto do uso consciente da água.

Os alunos ganhadores dos três primeiros lugares, de cada modalidade, serão premiados com bicicleta (para o primeiro lugar), tablet (para quem ficar em segundo) e mochila (terceiro lugar). Todos os alunos participantes pré-selecionados na escola receberão certificados e os competidores finalistas de cada modalidade serão premiados com medalhas. As escolas participantes também receberão certificados digitais.

O resultado final por categoria será divulgado no dia 28 de setembro de 2021 pelo site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. A premiação ocorrerá no dia 07 de outubro, às 8h30, no Anexo II da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A exposição dos trabalhos ocorrerá no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande de 11 a 22 de outubro.

De acordo com o ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Várzea Grande está entre as 100 maiores cidades do país com maior desperdício de água potável. O índice de perdas na distribuição em Várzea Grande ocupou a 91º posição, com índice de desperdício de 59,20%. Várzea Grande possui em torno de 40 mil ligações irregulares em um universo em torno de 80 a 90 mil ligações. “Por isso, é preciso iniciar um trabalho de conscientização com as novas gerações, para que o uso racional da água se torne parte da rotina de nossa sociedade”, observou o presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda.

Informações pelo telefone (65) 3688-3642, com a equipe de Educação Ambiental da Smecel.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Idoso é preso após estuprar a própria filha de 10 anos
Propaganda

Educação

Seduc reforça aos pais que retorno das aulas 100% presenciais será seguro

“Fizemos uma transmissão para atingir um maior número possível de gestores e mostrar de forma simplificada como serão os trabalhos a partir de agora”.

Publicados

em

Foto: Davi Borges - Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça o convite aos pais que ainda não visitaram a unidade escolar, onde os filhos estão matriculados, para conhecer os trabalhos feitos para o retorno presencial com segurança. Desde o anúncio do retorno das aulas 100% presenciais, que acontecem a partir desta segunda-feira (18.10), os pais foram convidados para conhecer como a unidade escolar está se preparando para esse retorno com segurança.  

A secretária adjunta de gestão educacional, Alcimária Ataídes da Costa, destaca que a escola é um espaço seguro, pois a estrutura de biossegurança foi implantada e monitorada desde novembro do ano passado e, por isso, os pais podem ficar tranquilos. Segundo ela, na 11ª semana de acompanhamento das medidas de biossegurança nenhum caso de covid foi registrado nas escolas da Capital. Nem de alunos ou profissionais da educação. 

“Estamos fazendo um retorno responsável. A ciência garante o retorno com segurança. A Seduc ampliou o valor dos recursos para garantir a compra de materiais para que todas as escolas estejam aptas a receber os alunos”, ressalta.

Alcimária Ataídes da Costa lembra que professores e equipe pedagógica das escolas estão trabalhando a recuperação da aprendizagem e, para isso, a escola se preparou de modo seguro para receber os estudantes. “Trata-se de um direito do aluno e um compromisso nosso, de todos os profissionais da educação ”, assinala.   

O uso de máscara e do álcool em gel serão obrigatórios. Na hora do lanche, será seguido o distanciamento para que todos se sintam seguros.

Nesta sexta-feira (15.10) de manhã, a secretária adjunta, superintendentes e coordenadores participaram de uma live no canal do You tube da Seduc tirando dúvidas com os gestores e professores. No início da semana, Alcimária já havia se reunido com assessores pedagógicos e Diretores Regional de Ensino para traçar os planos de retorno presencial.

“Fizemos uma transmissão para atingir um maior número possível de gestores e mostrar de forma simplificada como serão os trabalhos a partir de agora” ressalta.

Para os alunos com comorbidades, está garantido o ensino remoto. Para isso, os pais têm que levar o laudo médico até a secretaria da escola para garantir esse direito. 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Botelho entrega certificados de cursos oferecidos pela Assembleia Social
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA