VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cursos gratuitos

Segunda edição de projeto oferece cursos gratuitos de violão, cerâmica e violino

Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para as oficinas de violino e 10 para de violão para crianças

Publicado em

Educação

Foto: Tuani Nunes/Secel-MT

As inscrições para a segunda edição do projeto “Saberes: Diálogos entre Cultura, Educação e Política”, que oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino em Cuiabá. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasil, tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Segundo os organizadores, o projeto visa dar mais visibilidade a profissionais qualificados e promover transformações em contextos marcados por desigualdades sociais. Estão disponíveis 10 vagas para as oficinas de violino e 10 para violão, voltadas para crianças. Além disso, o projeto oferece 10 vagas para a oficina de cerâmica para idosos e outras 10 vagas para a mesma oficina direcionada a crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.

As inscrições são gratuitas, a seleção prioriza crianças de famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade ou atendidas por serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, entre outros critérios.

Para a oficina de cerâmica destinada a idosos, terão prioridade aqueles com renda mensal de até um salário-mínimo por pessoa, beneficiários de programas sociais como Bolsa Família ou BPC, e aqueles que vivem sozinhos, entre outros.

Algumas oficinas já iniciaram, como as de violão, violino e cerâmica artesanal para idosos, mas ainda assim, os interessados podem se inscrever.

Além dos cursos, o projeto inclui o podcast “Saberes: Diálogos entre Cultura, Educação e Política”, que será lançado quinzenalmente com episódios de 30 a 40 minutos. O programa contará com entrevistas com especialistas e abordará temas como cultura, educação e política, com destaque para o papel da mulher na sociedade. A produção terá apoio de equipes especializadas em som, iluminação e cinematografia, além de profissionais de comunicação responsáveis pela divulgação nas redes sociais.

A partir do dia 24 de março, novas turmas serão abertas nos seguintes bairros: Poção (cerâmica para idosos), Bela Vista (violão) e Duque de Caxias (violão). Oficinas de costura também serão oferecidas em breve.30

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Estudantes da Escola Militar Dom Pedro II tomam posse como deputados no Parlamento Jovem de Mato Grosso

A conquista dos estudantes da escola militar reafirma o protagonismo do CBMMT no incentivo à formação de líderes

Publicados

em

Assessoria | CBMMT

Dois estudantes da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici, localizada em Cuiabá, foram empossados como deputados jovens da 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A cerimônia de posse foi realizada na quinta-feira (24.4), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na sede da ALMT.

Maria Júlia Arjona Wansch e Danilo Henrique Pedroso da Silva, estudantes do 9º ano, agora integram o grupo de 24 alunos das redes pública e privada de ensino eleitos para o biênio 2025/2027. Nesta legislatura, foram escolhidos 13 meninos e 11 meninas, representando 20 diferentes escolas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

A eleição contou com a participação expressiva de mais de 2,3 mil votantes, que registraram seus votos por meio do site oficial da ALMT. A conquista dos estudantes da escola militar Dom Pedro II, em meio a tantos candidatos, reafirma o protagonismo da instituição no incentivo à cidadania e à formação de jovens líderes comprometidos com a sociedade, de acordo com o coronel BM Sandro dos Santos Caillava, diretor da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici.

“Esse projeto é incrível porque coloca os alunos no lugar do legislador. Eles vivenciam a diplomação, a posse e até simulam o trabalho de um deputado. Aprender sobre democracia, debate e cidadania na prática é algo que vai marcar a formação deles. E, claro, reforça o compromisso da nossa escola em formar não só bons estudantes, mas cidadãos conscientes e líderes. É uma vitória não só deles, mas de toda a comunidade escolar. Estamos torcendo para que aproveitem essa experiência ao máximo e levem esse aprendizado para a vida”, afirmou o coronel.

Durante os dois anos de mandato, os jovens deputados poderão participar de sessões plenárias, acompanhar o trabalho de parlamentares, visitar órgãos públicos estaduais e apresentar propostas de projetos de lei. O programa também prevê uma visita à capital federal, Brasília, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para a estudante Maria Júlia é uma alegria participar dessa iniciativa que fortalece a formação cidadã e política dos estudantes, incentivando o protagonismo juvenil. “O Parlamento Jovem é um ótimo projeto, pois dá voz aos alunos que muitas vezes não têm a oportunidade de se expressar”, afirmou.

Já Danilo Henrique destacou que o programa é uma experiência única para vivenciar o processo democrático e compreender melhor o funcionamento do Poder Legislativo. “Acho o Parlamento Jovem excelente, pois dá voz aos jovens e aborda temas importantes como sociedade, cultura, educação e saúde”, afirmou.

E a experiência de Danilo como legislador promete ser ainda mais completa, já que ele foi eleito para compor a Mesa Diretora do Parlamento Jovem, assumindo o cargo de 4º secretário. A eleição da Mesa ocorreu logo após a cerimônia de posse dos 24 estudantes. Ao todo, três chapas foram inscritas para a disputa, sendo eleita a chapa “Voz Ativa”, da qual Danilo faz parte.

A Mesa Diretora ficou composta por: Yasmin Vitória Souza Dias (presidente), Melissa Monaski Conceição (1ª vice-presidente), Ana Júlia de Almeida Neponoceno (2ª vice-presidente), Daniel Piter Rodrigues Wolinger (1º secretário), Alfredo Augusto Pontin (2º secretário), Jhully Cristine Ferreira Fernandes de Morais (3ª secretária) e Danilo Henrique Pedroso da Silva (4º secretário).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA