Seminário
Seduc realiza webinar “Escola que Olha, Protege” como parte das ações do Maio Laranja
Iniciativa busca conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Educação

Como parte das atividades do Maio Laranja, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove no próximo dia 28 de maio o webinar “Escola que Olha, Protege”, com transmissão ao vivo a partir das 9h (horário de Cuiabá), pelo canal da Seduc no YouTube. A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente escolar.
Segundo a coordenadora de Gestão da Rede Estadual, Patrícia Carvalho, o encontro virtual tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar e fortalecer o protagonismo estudantil, por meio da criação de espaços seguros e práticas pedagógicas voltadas à proteção e à cidadania.
— O webinar também pretende ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de denúncia e as instituições que compõem a rede de proteção social, para que crianças e adolescentes compreendam seus direitos e saibam como se proteger diante de situações de violência — destaca Patrícia.
Ela explica que o Núcleo de Mediação Escolar atua de forma contínua no apoio às unidades escolares, promovendo ações voltadas à prevenção de violências, à promoção da cidadania e ao fortalecimento dos direitos humanos.
— Orientamos gestores e educadores sobre a importância da inclusão de temáticas transversais e da construção de rotinas escolares pautadas pelo acolhimento, respeito, proteção social e segurança. São ações fundamentais para uma cultura de paz no ambiente educacional — reforça a coordenadora.
Como exemplo de boas práticas desenvolvidas pelas escolas, Patrícia cita o desfile realizado pelos alunos da Escola Estadual Padre José Anchieta, no município de Mirassol do Oeste, no último dia 14. Os estudantes percorreram a principal avenida da cidade com cartazes e palavras de ordem, promovendo um ato público de conscientização sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes.
— Atividades como essa demonstram o quanto os estudantes estão engajados e conscientes. Nosso compromisso é despertar na sociedade um senso coletivo de responsabilidade, promovendo um ambiente cada vez mais seguro para todos, especialmente nas escolas — conclui Patrícia Carvalho.

Educação
Enem 2025: Mais de 90 mil estudantes de MT já se inscreveram; prazo termina nesta sexta (13)
Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro; alunos da rede pública têm direito à isenção da taxa

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (13 de junho). Em Mato Grosso, mais de 90 mil estudantes já garantiram participação. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, o estado soma 90.022 inscritos, sendo 41.553 isentos da taxa e 48.626 pagantes.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep. Quem não se enquadra nos critérios de isenção deve pagar a taxa de R$ 85 até o dia 18 de junho.
Podem se inscrever gratuitamente estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Enem também é aberto a pessoas que estejam no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, bem como a qualquer interessado que já tenha concluído essa etapa.
As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro e servem como porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas, por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.
Rede estadual engajada
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais de 37 mil alunos da rede estadual estão aptos a participar do Enem este ano. Destes, mais de 27 mil estudantes estão sendo preparados por meio do Pré-Enem Digit@l MT, cursinho gratuito promovido pelo Governo do Estado.
O programa oferece material pedagógico exclusivo, com simulados e exercícios, além de videoaulas e atividades online e presenciais. As ações são desenvolvidas em 14 polos regionais, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, entre outros.
O Pré-Enem também aposta em metodologias inovadoras, como pílulas de conhecimento, jogos educativos, oficinas de redação e o quadro “Fato ou Fake”, que estimula o pensamento crítico com base científica. O objetivo é complementar o conteúdo regular das escolas e fortalecer o desempenho dos alunos no exame.
-
Judiciário7 dias atrás
Mauro Cid admite interferência de Bolsonaro em minuta golpista
-
Emprego7 dias atrás
Mato Grosso gera mais de 30 mil empregos entre janeiro e abril de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Farmácia que cura: Além do comércio, o cuidado!
-
Cidades6 dias atrás
Idoso morre carbonizado após colisão entre carretas na BR-174, entre Vilhena e Comodoro
-
Opinião6 dias atrás
A representatividade caminha com o interesse público
-
Opinião6 dias atrás
Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de MT: uma história sem fim?
-
Educação7 dias atrás
Confresa recebe a Caravana Fluxo em nova etapa de diálogo com setor cultural e esportivo
-
Economia7 dias atrás
Tecnologias e inovação na agricultura familiar são destaques em Dia de Campo em Tangará da Serra