VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

COMUNICADO

Seduc informa alteração no cronograma do processo seletivo para Escolas Estaduais Militares em MT

Inicialmente previsto para ser publicado nesta sexta-feira (18), o gabarito final das provas será disponibilizado em 23 de outubro

Publicado em

Educação

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que houve uma alteração no cronograma do processo seletivo para ingresso nas Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Dom Pedro II referente ao ano letivo de 2025.

Inicialmente previsto para ser publicado nesta sexta-feira (18.10), o gabarito final das provas será disponibilizado em 23 de outubro, no site da Seduc. O adiamento se dá por questões operacionais e para avaliação minuciosa dos recursos envolvidos. 

Para a Seduc, é fundamental que a divulgação desses dados ocorra com a máxima precisão, garantindo a transparência do processo para todos os candidatos. 

Apesar da mudança no anúncio do gabarito, o período de matrícula está mantido entre os dias 8 e 13 de janeiro de 2025 para os candidatos aprovados no seletivo, conforme estipulado no edital.

Já os candidatos que ficarem como classificados formarão um cadastro de reserva e poderão ser convocados em caso de desistência, desclassificação ou de não comparecimento para matrícula de candidatos aprovados, ou, ainda, de eventual aumento de vagas para o ano letivo de 2025, obedecendo a ordem da classificação, conforme cota ou ampla concorrência.

Mais de 16 mil estudantes fizeram as provas, no último domingo (13.10), para ingresso nas 28 escolas estaduais militares da Rede Estadual de Ensino, sendo 23 sob gestão da Polícia Militar e 05 do Corpo de Bombeiros Militar. São ofertadas 4.379 novas vagas distribuídas em 23 municípios.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Projeto da Unemat leva educação ambiental sobre o Pantanal a alunos da rede estadual

A proposta uniu iniciação científica, escuta ativa e vivência prática no campo, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica entre os jovens do estado

Publicados

em

Foto: Arquivo/Pesquisadora

Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está ajudando estudantes da rede estadual de ensino a compreender os impactos das mudanças climáticas no Pantanal mato-grossense, com foco nas baías Siá Mariana e Chacororé, localizadas no município de Barão de Melgaço. 

O projeto, intitulado “Educação para a sustentabilidade em rede de escolas pantaneiras”, foi dividido em três fases e envolveu alunos do ensino médio de cinco escolas de Barão de Melgaço, duas de Santo Antônio de Leverger e uma de Várzea Grande.

Na primeira etapa, os pesquisadores aplicaram entrevistas para mapear a percepção socioambiental de professores e estudantes sobre as cheias, secas e ameaças ao bioma pantaneiro. Na sequência, a segunda fase promoveu oficinas interdisciplinares com foco na conectividade hidrológica do Pantanal. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e saídas de campo, em que os alunos puderam ouvir relatos de ribeirinhos, pescadores, turistas, donos de pousadas e pesquisadores da região.

Na fase final, os estudantes compartilharam as experiências adquiridas com colegas de outras unidades escolares, promovendo um intercâmbio de saberes entre os participantes e fortalecendo o vínculo das comunidades escolares com o bioma pantaneiro. A proposta uniu iniciação científica, escuta ativa e vivência prática no campo, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica entre os jovens do estado.

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA