150 VAGAS
Seduc divulga resultado preliminar das inscrições deferidas para seletivo da Arena da Educação
Lista final de inscritos será divulgada em 19 de setembro no site da secretaria
Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou o resultado preliminar das inscrições deferidas do processo seletivo da Escola Estadual de Tempo Integral “Governador José Fragelli”, a Arena da Educação, em Cuiabá. Para conferir o resultado, acesse aqui.
O processo seletivo tem como objetivo compor o quadro de vagas para os estudantes do 3° ciclo do Ensino Fundamental (7°, 8° e 9° ano) até o 3° ano do Ensino Médio no ano letivo de 2025. Serão disponibilizadas 150 vagas, conforme a distribuição prevista no edital.
A divulgação da lista final de inscritos, bem como as datas, locais e horários dos testes físicos, será feita no dia 19 de setembro de 2024, no site da Seduc.
Já a lista final dos resultados dos testes, após a análise dos recursos, será disponibilizada no dia 31 de outubro.
As matrículas dos aprovados poderão ser realizadas entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2024, com as aulas tendo início no dia 3 de fevereiro de 2025.
Avaliação e Desempate
Para a classificação final dos candidatos, serão considerados diversos testes, incluindo aptidão cardiorrespiratória, teste de velocidade, agilidade, força explosiva dos membros inferiores e superiores, resistência muscular localizada e flexibilidade.
Em caso de empate entre os candidatos, serão observados critérios como a adequação idade/série/ano, ser oriundo da rede pública de ensino, além de parâmetros de agilidade e velocidade.
Outras informações sobre o edital podem ser conferidas aqui.

Educação
Projeto da Unemat leva educação ambiental sobre o Pantanal a alunos da rede estadual
A proposta uniu iniciação científica, escuta ativa e vivência prática no campo, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica entre os jovens do estado

Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está ajudando estudantes da rede estadual de ensino a compreender os impactos das mudanças climáticas no Pantanal mato-grossense, com foco nas baías Siá Mariana e Chacororé, localizadas no município de Barão de Melgaço.
O projeto, intitulado “Educação para a sustentabilidade em rede de escolas pantaneiras”, foi dividido em três fases e envolveu alunos do ensino médio de cinco escolas de Barão de Melgaço, duas de Santo Antônio de Leverger e uma de Várzea Grande.
Na primeira etapa, os pesquisadores aplicaram entrevistas para mapear a percepção socioambiental de professores e estudantes sobre as cheias, secas e ameaças ao bioma pantaneiro. Na sequência, a segunda fase promoveu oficinas interdisciplinares com foco na conectividade hidrológica do Pantanal. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e saídas de campo, em que os alunos puderam ouvir relatos de ribeirinhos, pescadores, turistas, donos de pousadas e pesquisadores da região.
Na fase final, os estudantes compartilharam as experiências adquiridas com colegas de outras unidades escolares, promovendo um intercâmbio de saberes entre os participantes e fortalecendo o vínculo das comunidades escolares com o bioma pantaneiro. A proposta uniu iniciação científica, escuta ativa e vivência prática no campo, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica entre os jovens do estado.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça exige melhorias de acessibilidade em unidade de saúde da Prefeitura de Cuiabá
-
Polícia6 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Economia6 dias atrás
Carne bovina gera 90% da receita das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Recuperação judicial e segurança jurídica: uma nova leitura para um velho preconceito
-
Judiciário5 dias atrás
Presidente Lula oficializa nomeação de Pérsio Landim e Raphael Arantes para o TRE-MT
-
Esporte6 dias atrás
Etapa Sudeste marca início dos Jogos Escolares e Estudantis 2025 em Mato Grosso
-
Opinião6 dias atrás
Adolescência sob o olhar da neurociência
-
Cultura6 dias atrás
Com temática do Pantanal, banda de MT lança novo clipe; veja