VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

processo seletivo

Seduc abre inscrições para processo seletivo de Escolas Estaduais Cívico-Militares

Podem participar militares da reserva remunerada das Forças Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar) ou das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Publicado em

Educação

Foto: Assessoria/ Seduc

A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu inscrições para um processo seletivo simplificado, com objetivo de formar cadastro de reserva para contratação temporária em escolas do Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares. As inscrições seguem até as 18h do dia 15 de janeiro de 2025, exclusivamente on-line, e exigem formação específica conforme os perfis profissionais descritos em edital.

Podem participar militares da reserva remunerada das Forças Auxiliares (Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar) ou das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). A reserva de 10% das vagas é destinada a pessoas com deficiência, que concorrem em condições de igualdade com os demais candidatos.

Os aprovados poderão atuar em unidades escolares estaduais que adotam o modelo de gestão Cívico-Militar, de acordo com a Diretoria Regional de Educação (DRE) escolhida na inscrição. Para as funções de Apoio Técnico Especializado Cívico-Militar Nível 01 e 02, ambas com formação superior, a remuneração é de R$ 6.175,25. Já para Inspetor Cívico-Militar – Nível Suporte e Apoio, com exigência de Ensino Médio, o valor chega a R$ 3.944,05, em regime de 40 horas semanais.

O processo de seleção ocorrerá por meio de avaliação curricular e curso de formação. O cadastro de reserva não implica contratação imediata, pois a convocação dependerá da necessidade real de cada unidade contemplada pelo Programa. Os militares contratados, conforme previsto no edital, não serão considerados profissionais da educação básica para fins legais, de acordo com as disposições vigentes na legislação federal e estadual.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro

O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro

Publicados

em

Foto: Valter Campanto / Agência Brasil

Estudantes que já concluíram a formação do ensino médio e que tenham interesse na oferta bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior, poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025, a partir da próxima sexta-feira (24). O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.

Para participar é necessário atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação no edital, como ter cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista em instituição privada, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor de rede pública.

As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, mas o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023, com média de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Na pré-seleção não entram estudantes que realizaram o Enem como treineiro e caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a pontuação de melhor desempenho é usada na classificação.

A partir do dia 13 de janeiro já será possível consultar a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno. O candidato poderá concorrer às bolsas destinadas a ampla concorrência ou às destinadas as políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

Para se inscrever, é necessário criar uma conta no Gov.br e realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Durante a inscrição será necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. O candidato também deverá selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita.

No dia 28 de fevereiro haverá uma segunda chamada de candidatos e entre os dias 26 e 27 de março, os candidatos não classificados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. No dia 1º de abril, a lista de espera estará disponível no Portal Único de Acesso, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA