VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Secretária de Educação faz balanço das ações implantadas na rede para garantir mais segurança para a comunidade escolar

Até à primeira quinzena de junho, 100% das 169 unidades da rede pública terão câmeras de vigilância eletrônica

Publicado em

Educação

Crédito: Jorge Pinho

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço, nesta quarta-feira (10), sobre as medidas de segurança adotadas na rede pública municipal de ensino, em cumprimento ao Decreto 9.605/2023.

Edilene Machado disse que as ações visando a segurança começaram a ser adotadas na rede pública municipal de ensino, atendendo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro,  a partir de 2019 com a adoção de várias medidas, entre elas a instalação de câmeras de vigilância eletrônica nas primeiras 50 unidades.  No último mês de abril, 40 unidades receberam o sistema e, a partir do dia 9 de maio, a Secretária de Educação assinou ordem de serviço para instalação em mais 40. “Até a primeira quinzena do mês de junho, 100 % das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá terão câmeras de vigilância eletrônica implantadas”, destacou a secretária Municipal de Educação.

Em relação às medidas preventivas implementadas estão a recepção e entrega dos estudantes no portão de entrada, em horários pré definidos; atendimento de pais ou responsáveis com agendamento prévio; informação às autoridades policiais competentes, sobre as ocorrências suspeitas e o registro de Boletim de Ocorrência. O município também intensificou as rondas do Programa Anjos da Guarda nas imediações das unidades.

Sobre a atuação dos vigilantes, a secretária Municipal de Educação disse que é mais um olhar de cuidado em relação à comunidade escolar. “Os vigilantes vêm somar à equipe gestora durante o período de aulas, trazendo mais esse olhar atento em relação ao fluxo de pessoas e à rotina escolar, proporcionando uma maior segurança para estudantes, profissionais e pais”, ressaltou Edilene Machado.

Para atuarem nesse momento excepcional, os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura, que desempenham a função de Vigilantes, receberam capacitação no mês de abril. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, com orientações do secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva e do secretário adjunto de Segurança Pública de Cuiabá, Rachid Mohamed Hassoun.  “O encontro foi extremamente importante para esclarecer as medidas definidas no Decreto Municipal, e orientar a atuação de monitoramento dos profissionais vigilantes dentro das unidades. A prioridade da gestão é fazer com que o espaço escolar seja um ambiente adequado para as vivências e aprendizagens”, salientou a secretária.

SECOM/CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Escolas vão apresentar projetos sobre justiça climática; 18 estudantes representarão MT na fase nacional em Brasília

Publicados

em

Rayane Alves | Seduc
Rayane Alves | Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14), a lista das 50 escolas estaduais selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento tem como foco a educação e a justiça climática, com protagonismo de crianças e adolescentes na busca por soluções ambientais.

A seleção ocorreu entre 7 e 11 de junho, durante conferências municipais que reuniram estudantes e professores em debates e atividades sobre mudanças climáticas e ações transformadoras nos territórios escolares. Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca engajar a comunidade escolar em práticas sustentáveis e reflexões críticas sobre o meio ambiente.

A etapa estadual será realizada de 5 a 7 de agosto, em Cuiabá, reunindo cerca de 50 estudantes e 50 professores, responsáveis por apresentar os projetos escolhidos nas conferências municipais. Ao final dessa etapa, 18 estudantes e um projeto serão selecionados para representar Mato Grosso na etapa nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com delegações de todo o país.

A conferência contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, assegurando diversidade e inclusão no processo de construção de propostas ambientais.

“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

Os projetos são desenvolvidos a partir de atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva, com eleição de delegados e delegadas que representarão as propostas nas próximas fases. A conferência também oferece formação e intercâmbio de experiências com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.

O processo é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e valoriza o envolvimento direto das comunidades escolares na construção de soluções para os desafios ambientais locais e globais.

Confira abaixo a relação das escolas selecionadas.

Escolas Selecionadas para a Etapa Estadual MT VI CNIJMA (1).xlsx

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA