DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Seciteci lança 3ª edição da revista Educação C&T com contribuições de pesquisadores de MT
Lançamento ocorre durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 24 de outubro
Educação

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançará a 3ª edição da revista Educação C&T no dia 24 de outubro, durante o encerramento da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O lançamento será realizado a partir das 16h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A revista reúne 30 artigos de pesquisadores mato-grossenses que exploram a relação entre Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando a relevância no contexto contemporâneo e os impactos que essas áreas promovem no avanço da sociedade.
O tema desta 3ª edição é “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: impactos no desenvolvimento econômico, social e ambiental”.
A coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Seciteci, Fátima Possamai, convida a população para o lançamento: “Venha fazer parte desse momento de troca de conhecimento, onde a ciência e a inovação se encontram para transformar o nosso futuro”.
A revista teve sua 1ª edição lançada em 2022, durante a abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em sua 2ª edição, lançada em 2023, a revista foi expandida e explorou o tema “Educação Científica e Fomentos de Pesquisa: inovação em foco”.
As duas primeiras edições estão disponíveis gratuitamente em versão on-line no site da Seciteci (Acesse Aqui).

Educação
Projeto da Unemat leva educação ambiental sobre o Pantanal a alunos da rede estadual
A proposta uniu iniciação científica, escuta ativa e vivência prática no campo, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica entre os jovens do estado

Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está ajudando estudantes da rede estadual de ensino a compreender os impactos das mudanças climáticas no Pantanal mato-grossense, com foco nas baías Siá Mariana e Chacororé, localizadas no município de Barão de Melgaço.
O projeto, intitulado “Educação para a sustentabilidade em rede de escolas pantaneiras”, foi dividido em três fases e envolveu alunos do ensino médio de cinco escolas de Barão de Melgaço, duas de Santo Antônio de Leverger e uma de Várzea Grande.
Na primeira etapa, os pesquisadores aplicaram entrevistas para mapear a percepção socioambiental de professores e estudantes sobre as cheias, secas e ameaças ao bioma pantaneiro. Na sequência, a segunda fase promoveu oficinas interdisciplinares com foco na conectividade hidrológica do Pantanal. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e saídas de campo, em que os alunos puderam ouvir relatos de ribeirinhos, pescadores, turistas, donos de pousadas e pesquisadores da região.
Na fase final, os estudantes compartilharam as experiências adquiridas com colegas de outras unidades escolares, promovendo um intercâmbio de saberes entre os participantes e fortalecendo o vínculo das comunidades escolares com o bioma pantaneiro. A proposta uniu iniciação científica, escuta ativa e vivência prática no campo, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica entre os jovens do estado.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça exige melhorias de acessibilidade em unidade de saúde da Prefeitura de Cuiabá
-
Polícia6 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Esporte7 dias atrás
Cuiabá pode ter desfalque no ataque para a próxima rodada da Série B
-
Economia6 dias atrás
Carne bovina gera 90% da receita das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Recuperação judicial e segurança jurídica: uma nova leitura para um velho preconceito
-
Esporte6 dias atrás
Etapa Sudeste marca início dos Jogos Escolares e Estudantis 2025 em Mato Grosso
-
Judiciário5 dias atrás
Presidente Lula oficializa nomeação de Pérsio Landim e Raphael Arantes para o TRE-MT
-
Cultura6 dias atrás
Com temática do Pantanal, banda de MT lança novo clipe; veja