VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

textos & Imagens

Revista Observatório recebe textos sobre protagonismo feminino na cultura de MT

Prazo para envio de materiais vai até segunda-feira, 6 de outubro

Publicado em

Educação

Crédito: SECEL-MT

A 2ª edição da Revista Observatório, publicada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está com inscrições abertas para textos e imagens com o tema “Mulheres e protagonismo na cultura mato-grossense”. O prazo para envio de trabalhos se encerra na próxima segunda-feira (6.10).

O periódico tem como objetivo fomentar a produção e o debate sobre diversos aspectos do setor cultural em Mato Grosso. “A revista Observatório é um espaço que contribui para a reflexão e o debate em torno de diversos eixos da cultura, e que nesta edição tem o protagonismo das mulheres como tema base. Compartilhe suas produções e ajude a manter os saberes culturais vivos!”, destacou o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

A chamada é destinada a pesquisadores, estudantes, artistas, gestores culturais, produtores, empreendedores culturais, servidores públicos e demais profissionais da cadeia produtiva da cultura, sendo a participação voluntária e sem custos.

Podem ser enviados conteúdos como:

  • Estudos técnicos realizados pela Secel;

  • Artigos derivados de pesquisas acadêmicas;

  • Análises sobre ações culturais com impactos socioeconômicos no estado;

  • Trabalhos artísticos, como fotografias, gravuras e ilustrações.

Os textos e imagens devem abordar o tema “Mulheres e protagonismo na cultura mato-grossense”, podendo contemplar eixos como políticas públicas, diversidade, audiovisual, expressões artísticas, patrimônio histórico, economia criativa, literatura, inclusão e acessibilidade, entre outros.

Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Editorial da Revista, considerando critérios como adequação ao tema, qualidade técnica da escrita, relevância social e cultural, impactos socioeconômicos e referências bibliográficas. A revista será publicada em formato digital.

O envio dos materiais deve ser feito exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site da Secel (www.secel.mt.gov.br/observatorio). A relação dos trabalhos selecionados será divulgada até 20 de outubro.

A primeira edição da Revista Observatório também pode ser acessada no mesmo espaço para consulta e referência.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Mais de 15 mil estudantes fazem prova para escolas militares de MT neste domingo

Seletivo oferece 5.422 vagas em 29 unidades; resultado sai dia 24 de outubro e matrículas em dezembro

Publicados

em

Foto por: Christiano Antonucci - Secom/MT

Mais de 15 mil estudantes fazem neste domingo (05/10) o exame seletivo para ingresso nas escolas estaduais militares de Mato Grosso. São 5.422 vagas disponíveis para o ano letivo de 2026 em 24 escolas Tiradentes e cinco unidades Dom Pedro II.

Segundo a Seduc, a relação é de 2,8 candidatos por vaga. A prova será aplicada das 8h às 10h (horário de Cuiabá), com 30 questões no total: 15 de Matemática e 15 de Língua Portuguesa. Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de uma hora, pois o portão fecha às 7h45. Quem chegar depois desse horário não poderá fazer a prova.

O que levar

É obrigatório apresentar:

  • Documento oficial de identificação (RG) físico ou digital válido no site gov.br, com fotografia e assinatura
  • Formulário de inscrição enviado por e-mail no ato da inscrição
  • Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente

Resultado e matrícula

O resultado final será divulgado em 24 de outubro de 2025 no site oficial da Seduc. As matrículas acontecem de forma presencial entre 19 e 23 de dezembro de 2025, com presença obrigatória dos pais e/ou responsáveis legais.

Como funcionam as cotas

As vagas serão distribuídas conforme a Lei nº 11.273/2020:

  • 20% para filhos e dependentes de Policiais Militares e Bombeiros de MT
  • 20% para integrantes de famílias comprovadamente hipossuficientes
  • 5% para público-alvo da Educação Especial (Paede)
  • 55% para ampla concorrência

Onde ficam as escolas

As unidades estão espalhadas por 24 municípios: Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Boa sorte para todos os candidatos!

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA