VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação ambiental

Recytec Itinerante leva oficinas sobre lixo eletrônico e ciência a Chapada dos Guimarães

Evento promovido pela Seciteci acontece nos dias 15 e 16 de maio com foco em escolas e comunidade local.

Publicado em

Educação

Gabriel Vieira | Seciteci-MT

A cidade de Chapada dos Guimarães recebe, nos dias 15 e 16 de maio, a 1ª edição do Recytec Itinerante, evento promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com foco na conscientização sobre o descarte correto de lixo eletrônico. A programação será realizada na Rua Tiradentes, nº 190, em frente à Prefeitura Municipal, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h45.

Voltado especialmente para o público escolar, o evento oferece oficinas, palestras, gincanas e exposições interativas. A iniciativa é parte do Programa Recytec, fruto da parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Seciteci, e a Organização Não Governamental Programando o Futuro.

Além das atividades educativas sobre lixo eletrônico, o público poderá visitar o Museu de Tecnologia e participar de um bate-papo sobre descarte responsável de equipamentos. Outro destaque é a participação do Circuito Itinerante do MT Ciências, que levará ao evento oficinas de robótica criativa, lançamentos de foguetes com garrafas PET, planetário digital, óculos de realidade virtual e uma carreta com quatro salas temáticas e 22 instalações interativas.

De acordo com o superintendente de Projeto e Captação de Recursos da Seciteci, Mauricio Dias, o Recytec Itinerante tem o objetivo de expandir a cultura do descarte consciente para além das cidades maiores.

“Embora o evento seja aberto ao público em geral, iremos buscar atender principalmente as escolas para que essa consciência ambiental já faça parte da formação destas crianças e jovens”, destacou o superintendente.

O Recytec Itinerante terá mais duas edições ainda neste mês. Depois de Chapada dos Guimarães, o projeto segue para Poconé (22 e 23 de maio) e Santo Antônio do Leverger (29 e 30 de maio).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Enem 2025: Mais de 90 mil estudantes de MT já se inscreveram; prazo termina nesta sexta (13)

Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro; alunos da rede pública têm direito à isenção da taxa

Publicados

em

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (13 de junho). Em Mato Grosso, mais de 90 mil estudantes já garantiram participação. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, o estado soma 90.022 inscritos, sendo 41.553 isentos da taxa e 48.626 pagantes.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep. Quem não se enquadra nos critérios de isenção deve pagar a taxa de R$ 85 até o dia 18 de junho.

Podem se inscrever gratuitamente estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Enem também é aberto a pessoas que estejam no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, bem como a qualquer interessado que já tenha concluído essa etapa.

As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro e servem como porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas, por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.

Rede estadual engajada

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais de 37 mil alunos da rede estadual estão aptos a participar do Enem este ano. Destes, mais de 27 mil estudantes estão sendo preparados por meio do Pré-Enem Digit@l MT, cursinho gratuito promovido pelo Governo do Estado.

O programa oferece material pedagógico exclusivo, com simulados e exercícios, além de videoaulas e atividades online e presenciais. As ações são desenvolvidas em 14 polos regionais, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, entre outros.

O Pré-Enem também aposta em metodologias inovadoras, como pílulas de conhecimento, jogos educativos, oficinas de redação e o quadro “Fato ou Fake”, que estimula o pensamento crítico com base científica. O objetivo é complementar o conteúdo regular das escolas e fortalecer o desempenho dos alunos no exame.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA