VÁRZEA GRANDE

"Profissionalização"

‘Qualifica Juventude’ conta com mais de 170 alunos matriculados

A formatura está prevista para acontecer já em dezembro deste ano. 

Publicado em

Educação

Foto: Davi Valle/ Secom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), lançou, recentemente, o programa Qualifica Juventude, com o foco na qualificação profissional de jovens e adolescentes da capital, entre os 16 aos 29 anos, para que possam atuar no mercado de trabalho. O retorno, conta com mais de 170 alunos matriculados nas mais de dez  modalidades oferecidas. Os cursos do Qualifica Juventude’ integram a ações de fomento econômico do programa Pra frente Cuiabá. O Qualifica foi idealizado pela primeira-dama da capital, Marcia Pinheiro, a fim de contribuir para diminuição dos índices de desemprego do município, impulsionando a independência financeira.

As especialidades abrangem desde as áreas administrativas até de beleza e estética,em polos espalhados pelos quatro cantos da cidade, no período matutino, vespertino e noturno, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). A formatura está prevista para acontecer já em dezembro deste ano. 

O titular da SMATED, Francisco Vuolo, destacou que a iniciativa tem conquistado boa adesão do público-alvo, oportunizando melhores condições de vida às novas gerações, pautado pelos princípios econômicos de geração de emprego e renda. 

Leia Também:  Seciteci realiza 1º Encontro Estadual de diretores

“São jovens que estão em busca de uma qualificação profissional, do primeiro emprego e, para isso, precisam se qualificar. O desejo do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama, Márcia Pinheiro é justamente essa, mais que dar o peixe, é preciso ensinar a pescar. Ações como essas vêm para transformar, tudo isso, de forma 100% gratuita, formando novos empreendedores no município”, disse. 

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior destaca a importância da parceria com o Executivo municipal. “O Qualifica  Juventude é mais um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Cuiabá voltado à educação profissional da população cuiabana. E esse olhar para as pessoas mais carentes irá garantir não apenas qualificação, mas também a inserção desses jovens no mercado de trabalho, exercendo seu papel de cidadãos de forma inclusiva e produtiva”, ressaltou. 

Para o esclarecimento de dúvidas e maiores informações, basta entrar em contato pelo telefone: (65) (65) 3645-7251, de segunda-feira a sexta-feira, em expediente comercial, das 8h às 17h. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Instituto Memória da ALMT capacita servidores e prevê digitalização total do acervo

Colaboradores das secretarias de Orçamento e Finanças, Serviços Legislativos, Gestão de Pessoas e Procuradoria-Geral também participam

Publicados

em

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) promoveu entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro o curso de capacitação “Gestão de Documentos”, ministrado pelo arquivologista e biblioteconomista Juan Cacio Peixoto – especialista em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (USP) e docente da matéria no Centro Universitário Assunção, instituição paulista de ensino superior. 

Mais de 40 servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão sendo capacitados no treinamento – 35 do Instituto Memória, três da Secretaria de Orçamento e Finanças, três da Procuradoria-Geral, um da Secretaria de Gestão de Pessoas e outro da Secretaria de Serviços Legislativos. 

O professor Juan Cacio Peixoto explicou que “gestão documental é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos e processos recebidos e tramitados pelos órgãos do Poder Público no exercício de suas atividades”. 

Arquivo, planejamento do espaço físico, análise e seleção de documentos, métodos de organização e rotinas de gestão documental estão entre os temas abordados no curso de capacitação – o objetivo final do IMPL é a digitalização de todo o acervo sob a guarda daquela unidade. O acervo institucional inclui registro das sessões plenárias, proposituras, processo legislativo, legislação estadual, dados biográficos de parlamentares e arquivo fotográfico, dentre outros conjuntos de informações sistematizadas.  

Leia Também:  Começa nesta terça-feira (4) o período de matrículas para novos estudantes de 4 a 14

REFORMAS -“Nossa finalidade é modernizar o trabalho realizado pelo Instituto Memória, de forma a atender melhor com maior eficiência a todos os colaboradores da Casa, bem como ao público externo que tem em nossos arquivos importante fonte de pesquisa”, assinala a superintendente do IMPL, Mara Regina Visnadi. 

A superintendente adianta ainda que está prevista a readequação do espaço físico – para tanto já foi inclusive elaborado o projeto e as reformas necessárias devem começar assim que a Mesa Diretora da Casa o determinar. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA