VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Muito alfabetização

Programa Mais MT Muxirum iniciam aulas em 108 municípios do Estado

No ano passado, o programa atendeu 58 municípios, agora saltou para o atendimento de 108 cidades, mas a meta é chegar aos 141 municípios do Estado.

Publicado em

Educação

Foto: Secom-MT

Iniciaram nesta semana as aulas do Programa Mais MT Muxirum em 108 municipios de Mato Grosso. Cerca de 9,3 mil alunos com idade acima de 15 anos, que nunca foram alfabetizados, estão tendo a oportunidade de aprender a ler e escrever.

O programa é realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e conta com a parceria dos municípios em regime de colaboração, e tem por objetivo erradicar o analfabetismo no Estado até 2025.

A coordenadora do programa em Arenápolis, Rose Leal Cardoso, conta que os idosos muitas vezes são mais dedicados do que os jovens. “Eles sabem a importância de saber ler, apresentam muita força de vontade, mesmo com as dificuldades, para aprender mais. Com a pandemia, também foi importante para que tivessem interação, pois estavam se sentindo muito isolados. É bem gratificante ver a conquista deles”, destacou a coordenadora.

No ano passado, o programa atendeu 58 municípios, agora saltou para o atendimento de 108 cidades, mas a meta é chegar aos 141 municípios do Estado. Até o momento, já estão matriculados 9.300 pessoas, mas ainda há vagas, pois os educadores realizam uma busca ativa do público e o ingresso pode ocorrer, mesmo com o início das aulas.

O Mais MT Muxirum é realizado dentro de 6 meses, utilizando o método Construtivista, que usa as referências do cotidiano do aluno para facilitar a integração e o aprendizado. O Muxirum vem trabalhando para que o aluno consiga ler, escrever e realizar as 4 operações matemáticas e, ao final, eles passam por uma avaliação. Aqueles que estão aptos, recebem certificados e se desejarem continuar os estudos, estão instrumentalizados para integrar o sistema da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Mais MT Muxirum tem atendimento flexibilizado quanto ao local, pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas, e com turma reduzida, de 10 a 14 estudantes no máximo. O Governo executa o apoio técnico e pedagógico, realizando a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Domingo é dia de matemática e ciências no Enem

Segundo dia do Enem será neste domingo (16/11), com provas de matemática e ciências. Portões abrem às 12h e fecham às 13h

Publicados

em

Crédito: Arquivo/ Agência Brasil

As provas da segunda etapa do Enem 2025 acontecem neste domingo (16/11), a partir das 13h30 (horário de Brasília), em 1.805 municípios pelo país. Os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h.

No primeiro domingo (9/11), dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados, 3,5 milhões apareceram para fazer a prova, cerca de 73%.

Segundo dia de prova

Agora, os participantes encaram 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (química, física e biologia).

Aplicações adiadas

Por conta da COP30, a aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba foi adiada para 30 de novembro e 7 de dezembro.

Quem tiver sido afetado por problemas logísticos, como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR), ou estiver com alguma das doenças listadas no edital pode pedir reaplicação. As novas provas serão nos dias 16 e 17 de dezembro, e o pedido deve ser feito entre 17 e 21, na Página do Participante.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA