VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MT NO MUNDO

Professores e estudantes da rede estadual embarcam neste sábado para intercâmbio na Inglaterra

Durante 21 dias, eles terão a oportunidade de praticar o idioma com todas as despesas pagas pelo Governo de Mato Grosso

Publicado em

Educação

Foto: Assessoria

Cem estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcam para Londres, às 16h deste sábado (05.10), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para a 2ª edição do programa Intercâmbio MT no Mundo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Junto com os estudantes, viajam 14 professores de Inglês que atuarão como monitores. Outros cinco professores, representando as Diretorias Regionais de Educação (DREs) que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, também farão parte do grupo. Uma psicóloga do quadro da Seduc viajará para dar assistência e o apoio necessários a todos.

O grupo, que representa as 13 DREs do Estado, chegará a Cuiabá na sexta-feira. Durante 21 dias, os alunos terão a oportunidade de praticar o idioma em aulas com carga horária de 30 aulas semanais, sob a supervisão de monitores da Seduc.

50 dos cem estudantes obtiveram as melhores médias na avaliação final de 2023, e outros 50 se destacaram na Plataforma Mais Inglês, oferecido pelo Governo aos alunos da Rede Estadual de Ensino.

A estudante Rosângela Souza Barbosa, 40 anos, da Escola Estadual do Campo Dom Franco Dalla Valle, localizada em Aripuanã, expressou que não caiu a ficha de que irá participar do intercâmbio. Ela obteve a segunda melhor média nas provas de Português e Matemática no ano passado.

“Voltei a estudar há dois anos para concluir o ensino médio e já estou num intercâmbio desse para a Europa”, comemorou a estudante que é mãe de quatro filhos.

De acordo com o secretário de Estado de Educação Alan Porto, esta iniciativa representa um investimento significativo na educação, já que prepara os jovens e aumenta suas oportunidades para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Ele reforça que o Governo de Mato Grosso já investiu R$ 10,7 milhões no programa.

“Eles viajam com todas as despesas necessárias para a viagem pagas, incluindo passagens aéreas, hospedagem e suporte durante a estadia. Além disso, cada estudante receberá uma ajuda de custo semanal de 250 libras esterlinas durante a estadia”, completou o secretário.

Segundo líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, Juliana Faltz Taborelli, a experiência aprimora a fluência e confere autoconfiança aos jovens.

“Esse tipo de preparo é essencial para uma geração que deve se destacar em um mundo cada vez mais competitivo”, pontuou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Seduc realiza webinar “Escola que Olha, Protege” como parte das ações do Maio Laranja

Iniciativa busca conscientizar a comunidade escolar sobre a prevenção e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicados

em

Foto:Seduc/MT

Como parte das atividades do Maio Laranja, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove no próximo dia 28 de maio o webinar “Escola que Olha, Protege”, com transmissão ao vivo a partir das 9h (horário de Cuiabá), pelo canal da Seduc no YouTube. A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Segundo a coordenadora de Gestão da Rede Estadual, Patrícia Carvalho, o encontro virtual tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar e fortalecer o protagonismo estudantil, por meio da criação de espaços seguros e práticas pedagógicas voltadas à proteção e à cidadania.

— O webinar também pretende ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de denúncia e as instituições que compõem a rede de proteção social, para que crianças e adolescentes compreendam seus direitos e saibam como se proteger diante de situações de violência — destaca Patrícia.

Ela explica que o Núcleo de Mediação Escolar atua de forma contínua no apoio às unidades escolares, promovendo ações voltadas à prevenção de violências, à promoção da cidadania e ao fortalecimento dos direitos humanos.

— Orientamos gestores e educadores sobre a importância da inclusão de temáticas transversais e da construção de rotinas escolares pautadas pelo acolhimento, respeito, proteção social e segurança. São ações fundamentais para uma cultura de paz no ambiente educacional — reforça a coordenadora.

Como exemplo de boas práticas desenvolvidas pelas escolas, Patrícia cita o desfile realizado pelos alunos da Escola Estadual Padre José Anchieta, no município de Mirassol do Oeste, no último dia 14. Os estudantes percorreram a principal avenida da cidade com cartazes e palavras de ordem, promovendo um ato público de conscientização sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes.

— Atividades como essa demonstram o quanto os estudantes estão engajados e conscientes. Nosso compromisso é despertar na sociedade um senso coletivo de responsabilidade, promovendo um ambiente cada vez mais seguro para todos, especialmente nas escolas — conclui Patrícia Carvalho.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA