CUIABÁ
Procon Estadual comemora Dia Mundial do Consumidor com atividades educativas
Escola Estadual Juarez Rodrigues dos Anjos recebeu equipe do Procon e de órgãos que atuam na proteção dos direitos do consumidor
Educação

Durante a abertura, a secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Gisela Simona Viana, conversou com os alunos sobre a importância de conhecer e fazer valer seus direitos e fez um alerta sobre os principais golpes aplicados contra os consumidores.

CRÉDITOS: JOSI DIAS
Ela alertou para o golpe do WhatsApp. De acordo com Gisela, golpistas clonam o número de celular, utilizam a foto e se fazem passar por um amigo ou pessoa da família para pedir dinheiro. “Esses golpes são cada vez mais comuns. Precisamos ficar atentos e evitar repassar nossos dados ou clicar em links enviados por pessoas e números desconhecidos”, explica Gisela.
Outro golpe bastante comum é o do boleto falsificado. Muitos consumidores têm recebido boletos com cobranças idênticas a débitos que eles possuem, como contas de energia e prestação de consórcios, por exemplo. “Antes de efetuar qualquer pagamento, é preciso conferir todos os dados para evitar transferir dinheiro para golpistas. Também precisamos ficar atentos ao cartão com pagamento por aproximação. A dica é reduzir o limite para esse tipo de transação para evitar problemas”, orienta a secretária do Procon.
No evento, foi desenvolvida a ação “Conheça o Sistema de Defesa do Consumidor”, que contou com a participação da promotora de Justiça, Valnice Silva dos Santos; do presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT); Bento Bezerra; do diretor de administração sistêmica da Agência Estadual de Regulação (Ager), Aroldo Cavalcanti; e do delegado da Delegacia do Consumidor (Decon), Sidarta Vidigal, entre outros representantes de órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor e que são parceiros do Procon-MT.
Os servidores apresentaram aos participantes os diversos órgãos que fazem parte do Sistema de Defesa do Consumidor, bem como o papel que cada um desenvolve e sua importância para assegurar o cumprimento dos direitos consumeristas.
“Trabalhamos em conjunto para promover a defesa dos direitos do consumidor, mas cada um tem o seu papel. A Promotoria de Justiça, por exemplo, pode ser acionada quando ocorre um problema de consumo que afeta a coletividade, ou seja, que pode prejudicar vários consumidores. Quando isso ocorre, trabalhamos junto com o Procon para garantir que sejam tomadas as medidas necessárias para que a população não seja prejudicada”, salientou a promotora Valnice.

CRÉDITOS: JOSI DIAS
A diretora da escola, Eliane de Melo explica que as atividades integram projeto de Educação para o Consumo que está sendo desenvolvido pela Escola em parceria com o Procon Estadual. Conforme a pedagoga, durante o semestre os alunos e professores estão desenvolvendo diversos estudos e atividades sobre direitos do consumidor. Também está prevista a realização de outros eventos e palestras para os estudantes e para a comunidade, entre outras ações.

Educação
Seduc realiza premiação das escolas vencedoras do Jogo Coopera Cerrado
Jogo integra a Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável promovida pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IB

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da secretaria, a cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Jogo Coopera Cerrado, que integra a Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável promovida pelo projeto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS.
Em Mato Grosso, as escolas estaduais Bonifácio Sachetti (Itiquira), Dom Vunibaldo (Juscimeira), Angelo Nadin (Lucas do Rio Verde), Padre César Albisetti (Poxoréu) e André Antônio Maggi (Rondonópolis) participaram e foram classificadas após realizarem as missões e desafios propostos no jogo.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da parceria junto às escolas estaduais e reforçou a importância do projeto. “Gostaria de parabenizar as escolas participantes da Jornada de Aprendizagem. É uma celebração das ações que popularizam a produção rural sustentável e o trabalho desenvolvido pelo instituto junto às escolas”, disse.
As ações de popularização da produção rural sustentável têm como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas rurais e urbanas sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências com características específicas para cada faixa etária. Além da premiação das escolas classificadas, os representantes puderam tratar de assuntos relacionados à produção rural e sustentável nessas comunidades.
A gerente de Empoderamento Social do Projeto Rural Sustentável Cerrado, Denise Paiva, falou sobre as etapas de desenvolvimento do projeto nas escolas. Segundo ela, a metodologia é capaz de instruir e sensibilizar os estudantes sobre tecnologias sustentáveis de produção. “As crianças desenvolvem atividades pedagógicas guiadas por facilitadores treinados. São seis etapas que começam com a preparação do solo. Após isso, eles vão semear, manejar e então radiar, que é o momento em que compartilham esses conhecimentos com a comunidade”, explicou.
A coordenadora de Educação do Campo e Quilombola, ligada à Secretaria-Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Maria Lecy David de Oliveira, relatou que o objetivo da ação está dentro da visão de Fortalecimento das Políticas Educacionais da pasta, através do incentivo à formação sobre a temática de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
“Receber o Instituto é uma garantia de que estamos no caminho certo para sensibilização dos estudantes quanto às boas práticas que impactam beneficamente o meio ambiente e a sociedade”, analisou Maria Lecy.
O estudante João Carlos Teixeira, da Escola Estadual Angelo Nadin, de Lucas do Rio Verde, disse que participar do projeto o ajudou a desenvolver seu interesse pela agricultura. “Posso afirmar, com certeza, que o projeto foi capaz de mudar minha vida, principalmente pelo fato de mostrar outra possibilidade para o meu futuro profissional. A diretora, os professores e os meus amigos ajudaram, auxiliando e tirando as minhas dúvidas”, falou.
Outra simpatizante e indicadora do projeto, a estudante Mariana Lourençato, também da Escola Estadual Angelo Nadin, explicou que após o início do projeto, os estudantes passaram a consumir mais produtos naturais e, consequentemente, a se interessar pelo assunto. A jovem salientou a dinâmica utilizada no projeto. “A participação da comunidade escolar fortaleceu a iniciativa e incentivou o cuidado com o meio-ambiente”.
Dentre os participantes da cerimônia de premiação, estava o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto.
FONTE – SECOM/MT
-
Entretenimento4 dias atrás
2ª edição do Refestela Cuiabá abre as comemorações do aniversário de 304 Anos da cidade
-
Política5 dias atrás
Botelho diz que menção do seu nome é uma honra
-
Política6 dias atrás
Câmara de VG debate implantação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher
-
Política6 dias atrás
Nossa Senhora do Livramento recebe na 2ª feira (27) mutirão
-
Esporte7 dias atrás
Internacional encara o Caxias neste domingo em jogo decisivo
-
Esporte5 dias atrás
Botafogo vence e avança para a decisão da Taça Rio
-
Política6 dias atrás
Decreto institui calendário de feriados e pontos facultativos
-
Política6 dias atrás
Botelho comemora destacada menção do seu nome nas pesquisas internas