VÁRZEA GRANDE

"Incentivo"

Prefeito participa de premiação e entrega de materiais pedagógicos

O prefeito Kalil reforçou o compromisso da gestão com os avanços do sistema municipal de Educação de Várzea Grande.

Publicado em

Educação

Professores e alunos da Rede Pública Municipal de Educação foram premiados nesta quinta-feira, 30, pela participação na 7ª Olimpíada da Língua Portuguesa promovida pelo Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental também receberam materiais pedagógicos voltados para o letramento e alfabetização infantil. Os livros são da Editora Aprender e serão distribuídos em três etapas.

As premiações e entrega de materiais pedagógicos foram feitas pelo prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat, acompanhado do vice-prefeito José Hazama, e do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, na EMEB Manoel João de Arruda, no bairro Figueirinha.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Olimpíada da Língua Portuguesa teve o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas brasileiras. Já os materiais didáticos com o Tema 1 “Tempo de Mais Aprender” beneficiam nesta primeira etapa 3.200 alunos de 221 turmas em 53 escolas da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande.

“Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia desde o ano passado, a Secretaria de Educação segue trabalhando firme, com investimentos efetivos na melhoria da infraestrutura escolar e também na parte pedagógica, procurando reforçar as estratégias para o avanço do ensino/aprendizagem na rede pública municipal. Com destaque para as parcerias fortes que temos buscados para implementar o ensino, a exemplo da que temos com Itaú Social”, destacou Fidelis.

O prefeito Kalil reforçou o compromisso da gestão com os avanços do sistema municipal de Educação de Várzea Grande, destacando que investir na educação das crianças e adolescentes é acreditar no futuro da nação. “Eu venho de uma família de educadores, eu vivi dentro de escola. E, onde não tinha escola, minha avó Sarita Baracat construía”, pontuou.

Kalil lembrou também que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Várzea Grande vem subindo nos últimos anos. “O índice a poucos anos atrás era de 3.2, e em 2020 o índice saltou para 6.0, e nós pretendemos avançar cada vez mais, investindo na educação como um todo, na melhoria das escolas e na valorização dos profissionais de ensino”, completou.

PREMIAÇÃO – A 7ª Olimpíada da Língua Portuguesa promovida pelo Itaú Social, na Etapa Escolar, o município de Várzea Grande participou da seleção em três categorias: Poema, Memórias Literárias e Crônica.

Os trabalhos vencedores da Etapa Municipal na categoria Poema foi o da professora Bárbara Beatriz Vaz da EMEB Rita Auxiliadora. Na categoria Memórias Literárias, o professor Ademir Silva Ferreira, da EMEB Benedita Bernadina Curvo e também o texto da professora Cleonice Isabel Maciel da EMEB Joaquim Cruz Coelho.

Os alunos vencedores desta edição da olimpíada foram: David Miguel de Magalhães da EMEB Benedita Bernardina Curvo, Maria Luíza de Almeida da EMEB Rita Auxiliadora Campos Cunha e Keity Ketiny da Costa da EMEB Joaquim da Cruz Coelho.

Os professores receberam agendas e os alunos vencedores receberam mochila escolar.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estudantes recebem kit do Programa Alimentação Escolar
Propaganda

Educação

Várzea Grande será sede da XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) dará início nesta terça-feira (19.10) a XVIII Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura será realizada às 8h, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), e segue até o próximo dia 21 de outubro, podendo ser acompanhada de forma presencial ou também pelo endereço – www.tecmt.com.br.

O evento é realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, a Semana tem como foco principal a popularização das áreas junto à sociedade. 

A abertura contará com a presença do secretário da SECITECI, Nilton Borgato, da coordenadora-geral de Popularização do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Silvana Copceski, como também a presença de reitores, professores, alunos, empresas, gestores municipais, secretários, pesquisadores, entre outros participantes.

Na parceria, cada estado assume a coordenação local do evento, articulando estratégias eficientes para a aproximação do público alvo, instituições de ensino, alunos, gestores públicos e outros setores com potencial para agregar e difundir a ciência. O espaço também é utilizado para a divulgação cientifica de novos projetos, com linguagem acessível e o estimulo necessário para que toda a sociedade desperte o interesse pela ciência, reconhecendo inclusive, no cotidiano, a aplicação prática de soluções geradas para atender a população.

Outro ponto estratégico é a divulgação da contribuição dada pela ciência e tecnologia na redução das desigualdades sociais, no combate à pandemia da COVID-19, e sobre o impacto das novas tecnologias na promoção da qualidade de vida da população.  

O evento também contará com atividades simultâneas, como o “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências” (Carreta da Ciência), Maratona Teen, Hackathon SECITECI, Show de Ciência, Palestras, Jogos, Desafios, Oficinas, Vídeos Científicos, Exposição de Projetos selecionados da XIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de vitrines tecnológicas promovidas pelas instituições parceiras.

A XVIII Semana Nacional é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), e a participação de parceiros como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (SECEL), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretarias Municipais de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e Instituto FARMUN.

Foto: SECITECI/MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Homicida foragido do Pará é preso em MT pela Polícia Civil
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA