Câmera Indiscreta
Pais questionam instalação de câmera dentro de banheiro feminino em escola de VG
A polêmica ganhou força nas redes sociais, aumentando a pressão por esclarecimentos.
Educação

Pais e mães de alunos da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande, estão cobrando explicações da direção após a instalação de uma câmera de monitoramento dentro do banheiro feminino. A medida, adotada no âmbito do programa Vigia Mais MT, gerou indignação entre estudantes e responsáveis, que questionam a decisão da escola e das autoridades estaduais.
A polêmica ganhou força nas redes sociais, aumentando a pressão por esclarecimentos. Diante das críticas, o diretor da escola, Ranielle Mendes, justificou a instalação da câmera como uma resposta a atos de vandalismo e ao uso de cigarros eletrônicos no banheiro. Ele garantiu que a privacidade dos alunos foi preservada, pois o equipamento não capta imagens dentro das cabines.
Além disso, o diretor reforçou que a escola mantém um canal aberto de diálogo com os pais e responsáveis, buscando esclarecer dúvidas e garantir um ambiente seguro para todos.
Outro lado:
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protegem o direito à privacidade dos estudantes. Câmeras em áreas comuns da escola são aceitáveis para garantir segurança, mas em locais como banheiros e vestiários, a instalação pode ser considerada ilegal, mesmo que não capture imagens das cabines.
Os pais e responsáveis têm o direito de exigir explicações e, se necessário, acionar o Ministério Público ou a Defensoria Pública para garantir que a privacidade dos estudantes seja respeitada. O ideal seria buscar alternativas menos invasivas para lidar com o problema, como maior fiscalização presencial ou campanhas educativas.

Educação
Secretário de Educação e presidente da Undime MT convida secretários para Encontro dos Prefeitos e Secretários
Encontro visa fortalecer a educação do estado e dos municípios

O Secretário de Educação, Allan Porto, e o presidente da Undime MT, Silvio Fidelis, convida todos os secretários municipais de educação de Mato Grosso para participarem do Encontro dos Prefeitos e Secretários, que ocorrerá dia 25 e 26 de março em Nobres.
O encontro visa abordar o regime de colaboração e demais inciativas dos municípios apoiadas pelo estado. Já no dia 27 e 28 ocorrerá o 17º Encontro Ordinário da Undime MT, com a presença do MEC e do FNDE, igualmente no município de Nobres. Os encontros tem por objetivo fortalecer a educação do estado e dos municípios.
-
Judiciário6 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Judiciário6 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Polícia5 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde6 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito
-
Judiciário6 dias atrás
Juíza mantém ex-diretor do Cepromat réu em ação por desvio de R$ 8 milhões
-
Polícia3 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Política6 dias atrás
Maysa pede que Abilio interfira em postura de líder: “Desagrega”
-
Emprego6 dias atrás
Prefeitura abre inscrições de seletivo com salários de R$ 15 mil