VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

enem dos Concursos

Operação Concurso Unificado mobilizará cerca de 400 policiais em 8 regiões de Mato Grosso no próximo domingo

O trabalho das forças policiais começou há semanas, com equipes fazendo a escolta dos carros dos Correios que levam das provas para 8 regiões do Estado

Publicado em

Educação

Foto: PMMT

A ‘Operação Concurso Unificado’, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), empregará cerca de 400 policiais militares para a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, neste domingo (18.08).

O efetivo atuará na segurança dos candidatos nos locais de prova, na escolta dos exames e nos prédios onde estão sendo guardados os cadernos de questões.

O planejamento da operação, pela Polícia Militar e pela Secretaria-adjunta de Integração Operacional (Saiop) da Sesp, teve início há algumas semanas. O trabalho dos policiais começou pela escolta dos carros dos Correios, que levam as provas até as cidades e locais de aplicação.

Em Mato Grosso, o reforço policial prioriza 8 municípios estabelecidas como locais de provas. A lista é composta por Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis, de acordo com informações do Governo Federal.

“A PM está emprenhada há semanas em ações desse concurso. E nosso trabalho não termina logo após aplicação das provas. Também fazendo a escolta reversa, ou seja, ao término, garantimos a segurança no retorno dos malotes com as provas para as agências dos Correios”, destaca o subchefe de Estado Maior da PM, coronel José Nildo Oliveira.

José Nildo lembra que a ‘Operação Concurso Unificado’ foi planejada no início de abril para ser executada na primeira semana de maio. Entretanto, a data das provas, que seria de 5 de maio, foi adiada em todo país em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul que deixaram mortos e milhares de desabrigados.

“A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a segurança pública e a integridade dos processos que afetam a vida dos cidadãos. A transparência nas ações durante o concurso é de suma importância e todos os policiais envolvidos têm instruções claras para evitar qualquer contato direto com as provas, mantendo o foco na segurança e ordem públicas”, completa o subchefe de Estado Maior da instituição militar.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Educação de MT conquista selo Ouro do MEC por alfabetização de crianças na idade certa

A Rede Estadual foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização entre os Estados do país

Publicados

em

Foto: Bianca Mortelaro | Seduc-MT

A Educação Pública de Mato Grosso foi reconhecida na categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pela primeira vez pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (05.12).

O Estado foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023 – critério primordial para receber o Selo Ouro. Na quinta posição, Mato Grosso aparece na frente de Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo e Goiás. 

A iniciativa do MEC busca reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação, municipais e estaduais, na alfabetização das crianças brasileiras.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Governo de Mato Grosso adota políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização, além da redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

“Nosso estado é merecedor do selo Ouro, pois, entre os critérios de avaliação do MEC, estão ações que a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso já pratica e que já se tornou referência em excelência educacional”, acrescenta o secretário.

Entre os 124 municípios mato-grossenses que aderiram ao CNCA, 96 deles cumpriram os requisitos exigidos e também receberam o Selo Ouro, 17 receberam Prata e 11 foram reconhecidos com o Selo Bronze.

Alan também citou a atuação do Plano EducAção 10 Anos, a principal política do governo para projetos e ações para melhoria da qualidade e índices educacionais no Estado, para o avanço no ranking das avaliações nacionais da educação mato-grossense, principalmente para conquistar o selo ouro de alfabetização do MEC.

“Com o protagonismo do EducAção 10 Anos, a Seduc apostou na educação contemporânea imprimindo a proatividade dos nossos estudantes, dos professores e demais trabalhadores da educação. É por isso que nos tornamos referência do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Esse Ouro é fruto do trabalho de todos os que defendem e contribuem com a educação pública do nosso estado”, conclui Alan Porto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA