VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Adequação ao calendário

Nova programação dos Jogos Escolares evita conflito com concurso da Seduc

alteração no calendário busca garantir a participação plena de estudantes, professores e demais envolvidos

Publicado em

Educação

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) alterou as datas das etapas regionais Centro-Norte e Nordeste dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses. As competições, que acontecerão nos municípios de Nova Mutum e Vila Rica, serão realizadas entre os dias 14 e 20 de junho de 2025.

A mudança foi necessária para evitar o choque de datas com o concurso público da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), cuja prova objetiva está agendada para o dia 22 de junho, conforme o edital oficial. Inicialmente, os jogos estavam programados para o período de 20 a 26 de junho.

De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a alteração no calendário busca garantir a participação plena de estudantes, professores e demais envolvidos, tanto nas competições esportivas quanto no processo seletivo da Seduc.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Estudantes da Escola Militar Dom Pedro II tomam posse como deputados no Parlamento Jovem de Mato Grosso

A conquista dos estudantes da escola militar reafirma o protagonismo do CBMMT no incentivo à formação de líderes

Publicados

em

Assessoria | CBMMT

Dois estudantes da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici, localizada em Cuiabá, foram empossados como deputados jovens da 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A cerimônia de posse foi realizada na quinta-feira (24.4), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na sede da ALMT.

Maria Júlia Arjona Wansch e Danilo Henrique Pedroso da Silva, estudantes do 9º ano, agora integram o grupo de 24 alunos das redes pública e privada de ensino eleitos para o biênio 2025/2027. Nesta legislatura, foram escolhidos 13 meninos e 11 meninas, representando 20 diferentes escolas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

A eleição contou com a participação expressiva de mais de 2,3 mil votantes, que registraram seus votos por meio do site oficial da ALMT. A conquista dos estudantes da escola militar Dom Pedro II, em meio a tantos candidatos, reafirma o protagonismo da instituição no incentivo à cidadania e à formação de jovens líderes comprometidos com a sociedade, de acordo com o coronel BM Sandro dos Santos Caillava, diretor da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici.

“Esse projeto é incrível porque coloca os alunos no lugar do legislador. Eles vivenciam a diplomação, a posse e até simulam o trabalho de um deputado. Aprender sobre democracia, debate e cidadania na prática é algo que vai marcar a formação deles. E, claro, reforça o compromisso da nossa escola em formar não só bons estudantes, mas cidadãos conscientes e líderes. É uma vitória não só deles, mas de toda a comunidade escolar. Estamos torcendo para que aproveitem essa experiência ao máximo e levem esse aprendizado para a vida”, afirmou o coronel.

Durante os dois anos de mandato, os jovens deputados poderão participar de sessões plenárias, acompanhar o trabalho de parlamentares, visitar órgãos públicos estaduais e apresentar propostas de projetos de lei. O programa também prevê uma visita à capital federal, Brasília, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para a estudante Maria Júlia é uma alegria participar dessa iniciativa que fortalece a formação cidadã e política dos estudantes, incentivando o protagonismo juvenil. “O Parlamento Jovem é um ótimo projeto, pois dá voz aos alunos que muitas vezes não têm a oportunidade de se expressar”, afirmou.

Já Danilo Henrique destacou que o programa é uma experiência única para vivenciar o processo democrático e compreender melhor o funcionamento do Poder Legislativo. “Acho o Parlamento Jovem excelente, pois dá voz aos jovens e aborda temas importantes como sociedade, cultura, educação e saúde”, afirmou.

E a experiência de Danilo como legislador promete ser ainda mais completa, já que ele foi eleito para compor a Mesa Diretora do Parlamento Jovem, assumindo o cargo de 4º secretário. A eleição da Mesa ocorreu logo após a cerimônia de posse dos 24 estudantes. Ao todo, três chapas foram inscritas para a disputa, sendo eleita a chapa “Voz Ativa”, da qual Danilo faz parte.

A Mesa Diretora ficou composta por: Yasmin Vitória Souza Dias (presidente), Melissa Monaski Conceição (1ª vice-presidente), Ana Júlia de Almeida Neponoceno (2ª vice-presidente), Daniel Piter Rodrigues Wolinger (1º secretário), Alfredo Augusto Pontin (2º secretário), Jhully Cristine Ferreira Fernandes de Morais (3ª secretária) e Danilo Henrique Pedroso da Silva (4º secretário).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA