VÁRZEA GRANDE

"QUALIDADE"

Ministro visita escola estadual: “Fiquei impressionado; não deve em nada para qualquer particular”

Certamente essas crianças aqui do bairro poderão agradecer no futuro por essas instalações.

Publicado em

Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou ter ficado “impressionado” com a estrutura da Escola Estadual Dr. Mário de Castro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A nova unidade foi entregue em maio pelo Governo do Estado.

Ribeiro visitou o local na manhã desta sexta-feira (01.10), junto do governador Mauro Mendes.

“Fiquei impressionado com as instalações. Não fica devendo em nada para qualquer escola particular, privada”, disse o ministro, que foi recepcionado com uma apresentação de Siriri do grupo de dança Flor de Castro.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

De acordo com o ministro, a melhoria na estrutura da escola fará a diferença na aprendizagem dos alunos e na qualidade de trabalho dos profissionais da Educação. A unidade é referência em educação e a primeira no Estado a adotar projeto de formação profissional em tecnologia, o Profissão 4.0.

“Certamente essas crianças aqui do bairro poderão agradecer no futuro por essas instalações. A gente vê ali cozinha, laboratórios e tudo de primeira para que o jovem e a criança se sinta bem”, destacou.

O governador Mauro Mendes enfatizou a importância da Educação como fator transformador e defendeu a parceria entre todos os órgãos e Poderes para que “verdadeiramente a Educação possa cumprir o papel que ela tem”.

“Eu transformei a minha vida porque pude estudar aqui na Universidade Federal de Mato Grosso. Fiz Engenharia Elétrica e com isso criei as oportunidades que me foram dadas. Como governador, tenho feito todo o possível para melhorar essa realidade e tenho certeza que o ministro e o presidente Jair Bolsonaro também. Fico muito honrado em ter o ministro aqui conosco. Seremos sempre parceiros, para trabalharmos em sinergia, porque é isso que a população espera de todos nós”, declarou.

Também estiveram na visita o senador Wellington Fagundes, o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte; o deputado estadual Elizeu Nascimento; e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A escola

A Escola Dr. Mário de Castro foi inaugurada em maio deste ano e tem 1.700 alunos matriculados. São 17 salas de aula, laboratórios de física e química, sala do Profissão 4.0, sala de professores, sala de reuniões, secretaria, coordenação e diretoria.

O prédio ainda possui uma ampla cozinha, refeitório e uma quadra poliesportiva de modelo referência, com vestiários feminino e masculino.

As obras da Escola Estadual Dr. Mário de Castro foram retomadas em agosto de 2019 pelo atual Governo. Criada pelo decreto 1.809 de 18 de agosto de 1992, a escola nasceu junto com o bairro. Hoje são mais de 100 mil moradores e a região se transformou. De um bairro periférico, com altos índices de violência, hoje o Pedra 90 tem outra realidade. Comércio próprio, mais seguro, praticamente independente da Região Central da Capital.

Por meio do Programa 4.0, os estudantes terão acesso a conhecimentos teóricos de tecnologia em cursos rápidos e ainda terão equipamentos para colocar em prática o que aprenderem, com aplicações de designer em computador e impressão de protótipos. Também vão aprender sobre robótica e terão aulas de inglês e informática.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

 

Leia Também:  Secel reabre inscrições para produção do 26º Salão Jovem Arte

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Várzea Grande será sede da XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) dará início nesta terça-feira (19.10) a XVIII Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura será realizada às 8h, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), e segue até o próximo dia 21 de outubro, podendo ser acompanhada de forma presencial ou também pelo endereço – www.tecmt.com.br.

O evento é realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, a Semana tem como foco principal a popularização das áreas junto à sociedade. 

A abertura contará com a presença do secretário da SECITECI, Nilton Borgato, da coordenadora-geral de Popularização do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Silvana Copceski, como também a presença de reitores, professores, alunos, empresas, gestores municipais, secretários, pesquisadores, entre outros participantes.

Na parceria, cada estado assume a coordenação local do evento, articulando estratégias eficientes para a aproximação do público alvo, instituições de ensino, alunos, gestores públicos e outros setores com potencial para agregar e difundir a ciência. O espaço também é utilizado para a divulgação cientifica de novos projetos, com linguagem acessível e o estimulo necessário para que toda a sociedade desperte o interesse pela ciência, reconhecendo inclusive, no cotidiano, a aplicação prática de soluções geradas para atender a população.

Outro ponto estratégico é a divulgação da contribuição dada pela ciência e tecnologia na redução das desigualdades sociais, no combate à pandemia da COVID-19, e sobre o impacto das novas tecnologias na promoção da qualidade de vida da população.  

O evento também contará com atividades simultâneas, como o “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências” (Carreta da Ciência), Maratona Teen, Hackathon SECITECI, Show de Ciência, Palestras, Jogos, Desafios, Oficinas, Vídeos Científicos, Exposição de Projetos selecionados da XIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de vitrines tecnológicas promovidas pelas instituições parceiras.

A XVIII Semana Nacional é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), e a participação de parceiros como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (SECEL), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretarias Municipais de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e Instituto FARMUN.

Foto: SECITECI/MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretário destaca desafios e pede apoio aos profissionais da educação
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA