VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esolas Estaduais Militares

Mais de 15 mil estudantes fazem prova para escolas militares de MT neste domingo

Seletivo oferece 5.422 vagas em 29 unidades; resultado sai dia 24 de outubro e matrículas em dezembro

Publicado em

Educação

Foto por: Christiano Antonucci - Secom/MT

Mais de 15 mil estudantes fazem neste domingo (05/10) o exame seletivo para ingresso nas escolas estaduais militares de Mato Grosso. São 5.422 vagas disponíveis para o ano letivo de 2026 em 24 escolas Tiradentes e cinco unidades Dom Pedro II.

Segundo a Seduc, a relação é de 2,8 candidatos por vaga. A prova será aplicada das 8h às 10h (horário de Cuiabá), com 30 questões no total: 15 de Matemática e 15 de Língua Portuguesa. Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de uma hora, pois o portão fecha às 7h45. Quem chegar depois desse horário não poderá fazer a prova.

O que levar

É obrigatório apresentar:

  • Documento oficial de identificação (RG) físico ou digital válido no site gov.br, com fotografia e assinatura
  • Formulário de inscrição enviado por e-mail no ato da inscrição
  • Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente

Resultado e matrícula

O resultado final será divulgado em 24 de outubro de 2025 no site oficial da Seduc. As matrículas acontecem de forma presencial entre 19 e 23 de dezembro de 2025, com presença obrigatória dos pais e/ou responsáveis legais.

Como funcionam as cotas

As vagas serão distribuídas conforme a Lei nº 11.273/2020:

  • 20% para filhos e dependentes de Policiais Militares e Bombeiros de MT
  • 20% para integrantes de famílias comprovadamente hipossuficientes
  • 5% para público-alvo da Educação Especial (Paede)
  • 55% para ampla concorrência

Onde ficam as escolas

As unidades estão espalhadas por 24 municípios: Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Boa sorte para todos os candidatos!

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Projeto Educa Pet é lançado em escola de Cuiabá e envolve 380 crianças na causa animal

Publicados

em

Crédito: Prefeitura de Cuiabá

Alunos do 1º ao 5º ano da EMEB Maria Elazir Correia de Figueiredo, no bairro São João Del Rei, participaram nesta terça-feira (30) do lançamento do Projeto Educa Pet, promovido pela Diretoria de Bem-Estar Animal de Cuiabá, sob coordenação de Morgana Ens. A iniciativa tem como objetivo despertar desde a infância a consciência sobre a proteção e os cuidados com os animais.

Ao todo, 380 crianças participaram da atividade, que contou com quiz interativo sobre maus-tratos, orientações sobre adoção responsável, castração, alimentação adequada, passeios seguros e consultas veterinárias.

“É o primeiro passo que a gente tem que dar como pulverizadores da educação sobre a causa animal. Quanto mais passarmos a mensagem adiante, começando com eles, é um passo gigantesco e inédito da Prefeitura de Cuiabá para formar uma geração que pode fazer a diferença em nossa cidade”, destacou Morgana Ens.

Durante o quiz, perguntas como “um cachorro pode ficar preso na corrente o dia todo?” ou “pode jogar água quente em um gato?” foram respondidas pelas crianças em uníssono: não.

A aluna do 2º ano, Vitória Eloísa, de 7 anos, disse que aprendeu a importância de cuidar dos animais.

“Entendi que temos que cuidar deles. Não pode matar. Eu vou colocar água, ração, dar banho neles e deixar eles felizes”, contou.

A diretora da escola, Larissa Luzia Ferreira Bastos Villanova, ressaltou a relevância da escolha da unidade para sediar o lançamento do projeto.

“Vemos esse interesse tanto nos servidores quanto na comunidade, e as crianças também demonstram essa preocupação. Ficamos muito satisfeitos de sermos a escola escolhida para dar esse primeiro passo.”

Denúncias de maus-tratos

Morgana explicou às crianças como agir em casos de violência contra animais: procurar um adulto de confiança e acionar os órgãos responsáveis.

A população pode denunciar situações de maus-tratos diretamente à Diretoria de Bem-Estar Animal de Cuiabá, pelo WhatsApp (65) 99207-4318 (somente mensagens). As equipes analisam cada caso e encaminham as medidas necessárias.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA