INSCRIÇÕES ABERTAS
Governo abre processo seletivo nas Escolas Estaduais Tiradentes
Para a unidade de Cuiabá, inscrições devem ser realizadas nesta segunda e terça-feira (21.09)
Educação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de cinco Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Mato Grosso. Para a unidade de Cuiabá, as inscrições podem ser feitas nesta segunda e terça-feira (20 e 21.09) de forma presencial, das 13h às 18h. São 180 vagas para o 7º ano do Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2022.
Os candidatos farão uma prova com questões de Língua Portuguesa e Matemática no dia 15 de outubro. As vagas dos candidatos classificados e aptos à matrícula são distribuídas em conformidade com a Lei nº 11.273 de 18 de dezembro de 2020.
Os pais ou responsáveis deverão procurar a escola, na rua Osasco, no bairro CPA I, com os documentos exigidos no edital.
Além de Cuiabá, estão com inscrições abertas para o processo seletivo as Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Nova Mutum, Barra do Garças, Vila Rica e Confresa. Nestas unidades, as inscrições seguem até o dia 30 de setembro.
Mato Grosso possui hoje 14 Escolas Estaduais Tiradentes. Com exceção da unidade de Sinop, que foi inaugurada na última semana e as aulas iniciaram nesta segunda-feira (20.09), todas as outras terão processo seletivo. Ainda não lançaram os editais as escolas de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Juara e Alta Floresta.
O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel André Avelino Neto, explica que não é possível fazer um edital único, pois cada unidade escolar tem sua própria realidade. “Algumas escolas oferecem Ensino Fundamental e outras também o Ensino Médio. Cada escola tem um número de vagas diferente. Por isso, cada uma tem suas próprias atribuições para fazer o edital”.
Coronel Neto explica que as Escolas Tiradentes atendem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e, por isso, é que o maior número de vagas é para esta etapa. Esclarece ainda que o cadastro de reserva para preencher vagas em casos que a rematrícula não é efetivada.
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto lembra que as Escolas Estaduais Tiradentes têm a gestão da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Seduc.
Reforça que o objetivo do Governo do Estado é que até o final deste ano sejam criadas pelo menos mais quatro unidades que já ofereçam o Ensino Fundamental e Médio a partir de 2022.
“As Escolas Estaduais Tiradentes são uma demanda da sociedade. Em Sinop, onde acabamos de inaugurar uma unidade, mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo que tinha 500 vagas. Estas unidades se destacam no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, por isso, a determinação do Governo do Estado é criar mais unidades. Nosso foco é a recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes para que a educação de Mato Grosso figure entre as melhores do país”.
Nova Mutum
Na Escola Estadual Militar Tiradentes Cel PM Celso Henrique Souza Barbosa, em Nova Mutum, são ofertadas 30 vagas para o 7º ano e cadastro de reserva para o 1º ano (70 vagas), 2º ano (70 vagas) e 3º ano (35 vagas) do Ensino Médio.
As inscrições são online e podem ser realizadas no seguinte link: xxxxx
Barra do Garças
Na Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho, em Barra do Garças, são ofertadas 15 vagas para o 1º ano do Ensino Médio e as demais – 2º e 3º ano – para o cadastro de reserva.
Para o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental as vagas também são de cadastro de reserva.
As inscrições devem ser feitas de forma presencial, na secretaria da unidade escolar, na rua 31 de Março, Nº 286, bairro Santo Antônio.
Vila Rica
Na Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula, em Vila Rica, são ofertadas 230 vagas, tanto no Ensino Fundamental – 7º, 8º e 9º ano –, como para o Ensino Médio.
As inscrições também devem ser feitas de forma presencial, na própria unidade.
Confresa
Na Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura, em Confresa, são 250 vagas para o Ensino Fundamental e Médio. As inscrições também são de forma presencial, na secretaria da unidade escolar.
Sorriso
A Escola Estadual Militar Tirantes CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral, em Sorriso, já divulgou o edital para o processo seletivo mas, nesta unidade, as inscrições serão feitas do dia 27 de setembro a 1º de outubros. A unidade vai oferecer 100 vagas para o Ensino Fundamental, sendo 75 para o 7º ano e 25 para o 8º ano. Para o 9º ano e Ensino Médio – 1º e 2º ano – haverá cadastro de reserva.
Confira os editais já publicados, por unidade
Cuiabá – Escola Estadual Militar Tiradentes
Nova Mutum – Escola Estadual Militar Tiradentes Cel PM Celso Henrique Souza Barbosa
Barra do Garças – Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho
Vila Rica – Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula
Confresa – Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura
Sorriso – Escola Estadual Militar Tirantes CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral

Educação
Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Escolas vão apresentar projetos sobre justiça climática; 18 estudantes representarão MT na fase nacional em Brasília

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14), a lista das 50 escolas estaduais selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento tem como foco a educação e a justiça climática, com protagonismo de crianças e adolescentes na busca por soluções ambientais.
A seleção ocorreu entre 7 e 11 de junho, durante conferências municipais que reuniram estudantes e professores em debates e atividades sobre mudanças climáticas e ações transformadoras nos territórios escolares. Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca engajar a comunidade escolar em práticas sustentáveis e reflexões críticas sobre o meio ambiente.
A etapa estadual será realizada de 5 a 7 de agosto, em Cuiabá, reunindo cerca de 50 estudantes e 50 professores, responsáveis por apresentar os projetos escolhidos nas conferências municipais. Ao final dessa etapa, 18 estudantes e um projeto serão selecionados para representar Mato Grosso na etapa nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com delegações de todo o país.
A conferência contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, assegurando diversidade e inclusão no processo de construção de propostas ambientais.
“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.
Os projetos são desenvolvidos a partir de atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva, com eleição de delegados e delegadas que representarão as propostas nas próximas fases. A conferência também oferece formação e intercâmbio de experiências com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.
O processo é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e valoriza o envolvimento direto das comunidades escolares na construção de soluções para os desafios ambientais locais e globais.
Confira abaixo a relação das escolas selecionadas.
Escolas Selecionadas para a Etapa Estadual MT VI CNIJMA (1).xlsx
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Judiciário7 dias atrás
Vigilante é condenado a 12 anos de prisão por tentar matar flanelinha em Cuiabá
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Cidades7 dias atrás
Nota MT sorteia R$ 900 mil e premia consumidores de 10 cidades
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais