VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação & Ciência

Estudantes da rede estadual levam 22 projetos para etapa estadual da MECTI

Mostra acontece de 22 a 24 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal. Ao todo, 13 escolas de nove cidades foram classificadas

Publicado em

Educação

Crédito: Sebrae/Reprodução

Estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso tiveram 22 projetos selecionados para a etapa estadual da 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). A seleção rolou durante a fase regional do evento, que reúne iniciativas escolares voltadas à pesquisa e inovação. A próxima etapa será realizada de 22 a 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Ao todo, 13 escolas estaduais se destacaram nas regionais classificatórias, garantindo vagas com propostas criativas e soluções voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. As unidades vencedoras representam nove cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Alta Floresta, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Colíder e Tangará da Serra.

Sobre a Mostra

As etapas regionais aconteceram entre 18 e 22 de agosto, em cinco regiões de Mato Grosso, reunindo centenas de estudantes e professores orientadores. Em cada regional, 18 projetos foram selecionados, sendo os primeiros e segundos colocados por nível de ensino (Fundamental, Médio e Técnico) e por categoria: Ciências, Engenharias e Economia Criativa.

A Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como objetivo estimular o pensamento científico e o protagonismo estudantil, aproximando os jovens da pesquisa e da experimentação. A iniciativa também valoriza a inclusão, a diversidade e a formação cidadã, incentivando a busca por soluções que dialoguem com os desafios da sociedade e com as demandas do mundo do trabalho.

A etapa estadual faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação científica do país. Durante os três dias de atividades, o público vai poder acompanhar a Mostra de Projetos, participar de Oficinas Tecnológicas Maker, assistir a apresentações e premiações, além de conferir competições interativas que unem ciência, arte e inovação.

Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação acontece das 8h às 17h, em formato híbrido, com apresentações online e presenciais no Centro de Eventos do Pantanal. A expectativa é reunir estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e visitantes interessados em conhecer o que há de mais inovador na produção científica escolar de Mato Grosso.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Alunos de Cuiabá vence concurso literário nacional sobre combate ao trabalho infantil

A comissão julgadora foi composta pelas servidoras Laís Hoshino Kobayashi e Ingrid Luize Bonadiman Arakaki

Publicados

em

Crédito: Prefeitura de Cuiabá

Ministério Público do Trabalho (MPT) premiou a estudante Clara Fernandes de Campos, do 5º ano A da Escola Maria Dimpina Lobo Duarte, em Cuiabá, pela melhor poesia na etapa estadual do concurso literário sobre o combate ao trabalho infantil. A jovem foi destaque entre alunos de escolas públicas do ensino fundamental.

Também aluno da mesma escola, Nicolas Antônio Moura de Souza, do 5º ano B, conquistou o primeiro lugar na avaliação interna promovida por assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com outra poesia sobre o mesmo tema.

Clara contou que decidiu participar do concurso após incentivo dos professores.

“Gosto muito de ler e escrever. Estou lendo atualmente o livro O Diário de uma garota nada popular. Meus professores gostaram dos meus textos nas avaliações de Língua Portuguesa e me informaram dessa oportunidade. Estou muito feliz pela conquista”, disse.

A mãe da estudante, a professora Meire Santos, destacou a dedicação da filha.

“Ela é muito dedicada no que faz. Nós a ajudamos a ler, escrever e desenvolver melhor as pesquisas para a elaboração da poesia.”

Já o pai, Welton Santos, ressaltou a importância do incentivo diário.

“Sempre conversamos que a leitura e a matemática são fundamentais nesta fase de aprendizagem.”

Nicolas também teve apoio familiar na criação da poesia.

“Eu gosto muito de ler crônicas. Levei uma tarde para escrever, com o apoio da minha mãe e da minha prima. Pretendo estudar e ler mais a cada dia”, contou.

A mãe do estudante, a professora Meirilene Moura, comemorou a conquista:

“É sempre bom abrir os olhos para além do universo infantil. Ter uma criança desenvolvendo uma visão sobre os problemas sociais é uma contribuição para o mundo.”

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, elogiou o desempenho dos alunos:

“É uma honra ver alunos de Cuiabá demonstrando talento por meio da arte. Isso engrandece a educação pública e mostra o comprometimento de professores e pais.”

A diretora da escola, Fernanda Rosa, também celebrou o resultado:

“Esses estudantes são orgulho da nossa escola. A poesia tem um poder incrível de transformar e inspirar.”

 Sobre o concurso

O projeto MPT nas Escolas é desenvolvido em parceria com a SME e busca incluir temas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na rotina pedagógica. A etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025 selecionou as melhores produções artísticas em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.

O Grupo I reuniu alunos do 4º e 5º anos, com o tema “Trabalho Infantil”. O Grupo II, formado por estudantes do 6º e 7º anos, trabalhou “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional”.

A comissão julgadora foi composta pelas servidoras Laís Hoshino Kobayashi e Ingrid Luize Bonadiman Arakaki, além do estudante Vitor Hugo da Silva Polita, vencedor estadual em 2023.

Poema vencedor “Criança e Brincar”, de Clara Fernandes de Campos

Eu vejo o sol pela janela
Criança não foi feita
Pra viver só de dever
Tem direito a brincar
Aprender a crescer.
[…]
Eu sou criança, não ferramenta
Eu só quero crescer.

Poesia premiada na SME — “Bem Longe da Exploração”, de Nicolas Antônio Moura de Souza

Eu ainda sou criança, mas uma coisa sei dizer,
Tenho direito de brincar, estudar e aprender.
[…]
Seu lugar é na escola, bem longe da exploração.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA