Educação & Ciência
Estudantes da rede estadual levam 22 projetos para etapa estadual da MECTI
Mostra acontece de 22 a 24 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal. Ao todo, 13 escolas de nove cidades foram classificadas
Educação

Estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso tiveram 22 projetos selecionados para a etapa estadual da 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). A seleção rolou durante a fase regional do evento, que reúne iniciativas escolares voltadas à pesquisa e inovação. A próxima etapa será realizada de 22 a 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Ao todo, 13 escolas estaduais se destacaram nas regionais classificatórias, garantindo vagas com propostas criativas e soluções voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. As unidades vencedoras representam nove cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Alta Floresta, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Colíder e Tangará da Serra.
Sobre a Mostra
As etapas regionais aconteceram entre 18 e 22 de agosto, em cinco regiões de Mato Grosso, reunindo centenas de estudantes e professores orientadores. Em cada regional, 18 projetos foram selecionados, sendo os primeiros e segundos colocados por nível de ensino (Fundamental, Médio e Técnico) e por categoria: Ciências, Engenharias e Economia Criativa.
A Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como objetivo estimular o pensamento científico e o protagonismo estudantil, aproximando os jovens da pesquisa e da experimentação. A iniciativa também valoriza a inclusão, a diversidade e a formação cidadã, incentivando a busca por soluções que dialoguem com os desafios da sociedade e com as demandas do mundo do trabalho.
A etapa estadual faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de divulgação científica do país. Durante os três dias de atividades, o público vai poder acompanhar a Mostra de Projetos, participar de Oficinas Tecnológicas Maker, assistir a apresentações e premiações, além de conferir competições interativas que unem ciência, arte e inovação.
Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação acontece das 8h às 17h, em formato híbrido, com apresentações online e presenciais no Centro de Eventos do Pantanal. A expectativa é reunir estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e visitantes interessados em conhecer o que há de mais inovador na produção científica escolar de Mato Grosso.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Educação
Alunos de Cuiabá vence concurso literário nacional sobre combate ao trabalho infantil
A comissão julgadora foi composta pelas servidoras Laís Hoshino Kobayashi e Ingrid Luize Bonadiman Arakaki

Ministério Público do Trabalho (MPT) premiou a estudante Clara Fernandes de Campos, do 5º ano A da Escola Maria Dimpina Lobo Duarte, em Cuiabá, pela melhor poesia na etapa estadual do concurso literário sobre o combate ao trabalho infantil. A jovem foi destaque entre alunos de escolas públicas do ensino fundamental.
Também aluno da mesma escola, Nicolas Antônio Moura de Souza, do 5º ano B, conquistou o primeiro lugar na avaliação interna promovida por assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com outra poesia sobre o mesmo tema.
Clara contou que decidiu participar do concurso após incentivo dos professores.
“Gosto muito de ler e escrever. Estou lendo atualmente o livro O Diário de uma garota nada popular. Meus professores gostaram dos meus textos nas avaliações de Língua Portuguesa e me informaram dessa oportunidade. Estou muito feliz pela conquista”, disse.
A mãe da estudante, a professora Meire Santos, destacou a dedicação da filha.
“Ela é muito dedicada no que faz. Nós a ajudamos a ler, escrever e desenvolver melhor as pesquisas para a elaboração da poesia.”
Já o pai, Welton Santos, ressaltou a importância do incentivo diário.
“Sempre conversamos que a leitura e a matemática são fundamentais nesta fase de aprendizagem.”
Nicolas também teve apoio familiar na criação da poesia.
“Eu gosto muito de ler crônicas. Levei uma tarde para escrever, com o apoio da minha mãe e da minha prima. Pretendo estudar e ler mais a cada dia”, contou.
A mãe do estudante, a professora Meirilene Moura, comemorou a conquista:
“É sempre bom abrir os olhos para além do universo infantil. Ter uma criança desenvolvendo uma visão sobre os problemas sociais é uma contribuição para o mundo.”
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, elogiou o desempenho dos alunos:
“É uma honra ver alunos de Cuiabá demonstrando talento por meio da arte. Isso engrandece a educação pública e mostra o comprometimento de professores e pais.”
A diretora da escola, Fernanda Rosa, também celebrou o resultado:
“Esses estudantes são orgulho da nossa escola. A poesia tem um poder incrível de transformar e inspirar.”
Sobre o concurso
O projeto MPT nas Escolas é desenvolvido em parceria com a SME e busca incluir temas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na rotina pedagógica. A etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025 selecionou as melhores produções artísticas em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.
O Grupo I reuniu alunos do 4º e 5º anos, com o tema “Trabalho Infantil”. O Grupo II, formado por estudantes do 6º e 7º anos, trabalhou “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional”.
A comissão julgadora foi composta pelas servidoras Laís Hoshino Kobayashi e Ingrid Luize Bonadiman Arakaki, além do estudante Vitor Hugo da Silva Polita, vencedor estadual em 2023.
Poema vencedor “Criança e Brincar”, de Clara Fernandes de Campos
Eu vejo o sol pela janela
Criança não foi feita
Pra viver só de dever
Tem direito a brincar
Aprender a crescer.
[…]
Eu sou criança, não ferramenta
Eu só quero crescer.
Poesia premiada na SME — “Bem Longe da Exploração”, de Nicolas Antônio Moura de Souza
Eu ainda sou criança, mas uma coisa sei dizer,
Tenho direito de brincar, estudar e aprender.
[…]
Seu lugar é na escola, bem longe da exploração.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Educação6 dias atrás
Mais de 15 mil estudantes fazem prova para escolas militares de MT neste domingo
-
Judiciário6 dias atrás
MP alerta bares e restaurantes de MT sobre bebidas adulteradas
-
Política7 dias atrás
Deputado Dr. João cobra melhorias da Energisa em audiência da ALMT em Tangará
-
Polícia4 dias atrás
Mulher é baleada na cabeça dentro de condomínio em Várzea Grande
-
Polícia2 dias atrás
Homem é atropelado por motociclista e morre na Avenida da FEB, em VG
-
Claro e Escuro3 dias atrás
Um ano sem investimentos será um ano sem água em Várzea Grande?
-
Política6 dias atrás
Mendes diz que declarações sobre delegacia da mulher foram mal interpretadas
-
Economia4 dias atrás
Dia das Crianças deve movimentar R$ 331 milhões no comércio de MT