CENSO ESCOLAR 2024
ESCOLAS TERÃO ATÉ 16 DE OUTUBRO PARA CONFIRMAREM DADOS DE MATRÍCULAS NO SISTEMA EDUCACENSO
Informações devem ser registradas com precisão por escolas federais, estaduais e municipais, além da rede privada
Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu a plataforma do Sistema Educenso para que as escolas públicas e privadas confirmem ou retifiquem dados declarados, em maio deste ano, ao Censo Escolar 2024.
O prazo, que busca garantir que as escolas possam ajustar suas informações para refletir a realidade de seus estudantes, professores e da gestão escolar, vai até o dia 16 de outubro. O Censo Escolar é a ferramenta que permite conhecer a educação em todo o País.
O coordenador do Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rodrigo Jacob, alerta que a importância da retificação e confirmação dos dados não pode ser subestimada, já que a divisão dos recursos para a educação é calculada com base no número de matrículas coletadas.
“As informações coletadas têm um caráter declaratório e devem ser registradas com precisão. Qualquer erro pode comprometer a distribuição de recursos federais, como aqueles destinados a livros didáticos, transporte e alimentação escolar”, explica Rodrigo.
Rodrigo Jacob destaca também que esses dados são fundamentais para a formulação de políticas públicas que buscam melhorar a educação e enfatiza que é vital que as instituições apresentarem seus dados de forma exata e atualizada, uma vez que isso influenciará diretamente as verbas recebidas.
Além disso, a análise dos dados do censo impacta na autorização para a realização de cursos e a administração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dependem da coleta e análise dessas informações para que sejam elaborados programas que atendam às demandas educacionais contemporâneas.
Todas as informações contemplam as modalidades da educação básica e profissional, abordando o Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e os cursos técnicos e de qualificação profissional. Neste ano, uma novidade da pesquisa é a coleta do campo da Educação Ambiental, que reflete a crescente importância dessa temática nas práticas educacionais.

Educação
Estudantes da Escola Militar Dom Pedro II tomam posse como deputados no Parlamento Jovem de Mato Grosso
A conquista dos estudantes da escola militar reafirma o protagonismo do CBMMT no incentivo à formação de líderes

Dois estudantes da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici, localizada em Cuiabá, foram empossados como deputados jovens da 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A cerimônia de posse foi realizada na quinta-feira (24.4), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na sede da ALMT.
Maria Júlia Arjona Wansch e Danilo Henrique Pedroso da Silva, estudantes do 9º ano, agora integram o grupo de 24 alunos das redes pública e privada de ensino eleitos para o biênio 2025/2027. Nesta legislatura, foram escolhidos 13 meninos e 11 meninas, representando 20 diferentes escolas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
A eleição contou com a participação expressiva de mais de 2,3 mil votantes, que registraram seus votos por meio do site oficial da ALMT. A conquista dos estudantes da escola militar Dom Pedro II, em meio a tantos candidatos, reafirma o protagonismo da instituição no incentivo à cidadania e à formação de jovens líderes comprometidos com a sociedade, de acordo com o coronel BM Sandro dos Santos Caillava, diretor da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici.
“Esse projeto é incrível porque coloca os alunos no lugar do legislador. Eles vivenciam a diplomação, a posse e até simulam o trabalho de um deputado. Aprender sobre democracia, debate e cidadania na prática é algo que vai marcar a formação deles. E, claro, reforça o compromisso da nossa escola em formar não só bons estudantes, mas cidadãos conscientes e líderes. É uma vitória não só deles, mas de toda a comunidade escolar. Estamos torcendo para que aproveitem essa experiência ao máximo e levem esse aprendizado para a vida”, afirmou o coronel.
Durante os dois anos de mandato, os jovens deputados poderão participar de sessões plenárias, acompanhar o trabalho de parlamentares, visitar órgãos públicos estaduais e apresentar propostas de projetos de lei. O programa também prevê uma visita à capital federal, Brasília, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para a estudante Maria Júlia é uma alegria participar dessa iniciativa que fortalece a formação cidadã e política dos estudantes, incentivando o protagonismo juvenil. “O Parlamento Jovem é um ótimo projeto, pois dá voz aos alunos que muitas vezes não têm a oportunidade de se expressar”, afirmou.
Já Danilo Henrique destacou que o programa é uma experiência única para vivenciar o processo democrático e compreender melhor o funcionamento do Poder Legislativo. “Acho o Parlamento Jovem excelente, pois dá voz aos jovens e aborda temas importantes como sociedade, cultura, educação e saúde”, afirmou.
E a experiência de Danilo como legislador promete ser ainda mais completa, já que ele foi eleito para compor a Mesa Diretora do Parlamento Jovem, assumindo o cargo de 4º secretário. A eleição da Mesa ocorreu logo após a cerimônia de posse dos 24 estudantes. Ao todo, três chapas foram inscritas para a disputa, sendo eleita a chapa “Voz Ativa”, da qual Danilo faz parte.
A Mesa Diretora ficou composta por: Yasmin Vitória Souza Dias (presidente), Melissa Monaski Conceição (1ª vice-presidente), Ana Júlia de Almeida Neponoceno (2ª vice-presidente), Daniel Piter Rodrigues Wolinger (1º secretário), Alfredo Augusto Pontin (2º secretário), Jhully Cristine Ferreira Fernandes de Morais (3ª secretária) e Danilo Henrique Pedroso da Silva (4º secretário).
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE