VÁRZEA GRANDE

UNIVERSIDADE

Escola de Governo se fortalece como Instituição de Ensino Superior

Colegiado de Ensino aprova Projeto Pedagógico e Plano de Desenvolvimento institucionais

Publicado em

Educação

O Colegiado de Ensino da Escola de Governo, unidade ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), aprovou esta semana o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ambos com vigência entre 2021 e 2025. A aprovação dos documentos fortalece o órgão como Instituição de Ensino Superior (IES).

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, quem ganha com isso é a população. “Este fortalecimento da Escola de Governo trará benefícios diretos à população, pois com a melhoria da qualificação de nossos servidores, consequentemente quem ganha é a sociedade com a prestação de serviços públicos de excelência”.

Segundo a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, os instrumentos aprovados fazem parte de várias ações da Escola de Governo para fortalecê-la enquanto Instituição de Ensino Superior. “A atuação do Colegiado de Ensino fortalece, democratiza e torna transparente as ações da Escola de Governo, permitindo assim uma resposta mais adequada à formação dos servidores e à sociedade em geral”.

Divulgação Secom MT

Os dois são importantes instrumentos político, pedagógico, de gestão e de planejamento. O PPI serve para projetar o futuro da instituição, estabelecendo diretrizes que levem ao seu avanço contínuo. Já o PDI trata sobre as normativas do Conselho Estadual de Educação que versam sobre estruturação, articulação com os instrumentos de planejamento, ampliação da oferta de cursos e de inovação.

O PDI é composto pelo perfil institucional (identificação da IES, histórico, missão, objetivos, metas com foco nos objetivos gerais); planejamento e gestão institucional (objetivos e metas do planejamento e gestão, organização acadêmica e administrativa, planejamento e organização pedagógica, oferta de cursos e programas, infraestrutura física e acadêmica, aspectos financeiros e orçamentários); e avaliação e acompanhamento do desempenho institucional (objetivos e metas para a avaliação e acompanhamento, projetos de acompanhamento e avaliação).

A Seplag também tem estruturado a Escola de Governo com o objetivo de oferecer meios que auxiliem na melhoria do desempenho do serviço público aprimorando e valorizando os servidores pela qualificação profissional, pautada pela eficiência, eficácia e efetividade.

Para tanto incluiu em sua estrutura o Colegiado de Ensino, a Comissão Própria de Avaliação, e os núcleos docentes estruturantes de cursos, pós-graduação e editorial da Revista da Escola de Governo do Estado de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Exército reforça combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso
Propaganda

Educação

Cuiabá: evento da Educação registra mais de 4 mil visualizações

O Seminário Educação Básica foi aberto na manhã desta segunda-feira e prossegue até amanhã (27)

Publicados

em

Foto: Jorge Pinho

Cerca de 4.650 pessoas visualizaram esta manhã, a abertura do V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes. O evento acontece totalmente online e pode ser acompanhado no @portaldaescolacuiabana, no YouTube. O Seminário marca o início do segundo semestre na rede pública municipal de Ensino e foi aberto pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado e pela secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, que falaram para mais de 3 mil profissionais inscritos.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu o empenho de todos os profissionais na realização da quinta edição do evento. Em sua fala destacou a importância do Seminário Educação Básica no processo de formação continuada dos profissionais, e as ações da gestão municipal, na Educação.  

“Quero agradecer o empenho de todos os técnicos que em meio a pandemia, desenvolveram as ações necessárias para que a Educação em Cuiabá não parasse nesses um ano e quatro meses. A Educação foi desafiada e estamos superando esse desafio da melhor maneira possível”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

A gestora ressaltou algumas ações que fizeram e estão fazendo com que Cuiabá seja considerada uma referência na Educação como a implementação dos Programas de Alfabetização Cuiabana (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (Promp), a Prova Cuiabá, a entrega dos Kits Uniforme e de Material Escolar e, de 217 613 kits do Programa de Alimentação Escolar, em 2020/até julho de 2021, para estudantes beneficiários do programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social, os investimentos da gestão na formação continuada dos profissionais, e na melhoria da infraestrutura das unidades educacionais e, mesmo durante a pandemia, foram inaugurados dois novos Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) e a primeira Escola Cívico Militar da rede.

Edilene Machado anunciou a inauguração, ainda neste semestre, do maior Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede, com capacidade para atender 396 alunos da Educação Infantil, no bairro Aroeira e a entrega de mesas tabletes para as salas multifuncionais e reforçou o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de que as atividades presenciais na rede pública municipal de Educação sejam retomadas com segurança para estudantes e toda a comunidade escolar.

“As pessoas desconsideram o trabalho dos profissionais ao avaliarem a Educação. Não podemos ignorar o contexto de uma pandemia e os esforços dos profissionais, dos estudantes e suas famílias. Nesse processo, todos aprendemos e o ensino aprendizagem dos nossos estudantes não parou”, destacou.

Palestras

O V Seminário Educação Básica acontece nesta segunda e terça-feira (26 e 27). Na primeira palestra do dia, a Profª Dra. Katia Morosov Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fala sobre as tecnologias digitais e o trabalho e formação dos profissionais da Educação na contemporaneidade, com a mediação da Profª Ma. Zileide Lucinda dos Santos, coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

As 10h, o tema é o letramento e a alfabetização na 2ª Infância que envolve as crianças pequenas de 4 e 5 anos. A palestrante será a Profª. Ma. Gilvanira Maria Xavier de Freitas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Operação Silo de Areia cumpre 24 mandados
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA